Logo O POVO+
Diante de tudo isso, se pelos menos tivéssemos o Carnaval...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Diante de tudo isso, se pelos menos tivéssemos o Carnaval...

Tipo Opinião
Giovanni Savio, da Planet Smart City, destaque na Forbes Itália (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Giovanni Savio, da Planet Smart City, destaque na Forbes Itália

Fuga e fantasia

Ontem foi o dia do poeta, andei lendo umas coisas, e é interessante como poemas, crônicas e composições musicais gostam de evocar em suas letras o mar como um ponto de fuga.

Diante da "selva de pedra" urbana foge-se pelas águas, "nos braços de Iemanjá", com o destemor de um marinheiro e por aí vai...

Quando vou a cidades sem litoral sinto um pouco essa falta de escape. Aqui ou no Rio de Janeiro a gente pode limpar a mente e a vista de toda a "sujeira" que a vida real impõe olhando para a água infinita, mas e em São Paulo?

Traçando um paralelo banhado na desesperança, o Carnaval para o Brasil tem também essa função social e mental de escapatória. É a saída de emergência cultural a tudo o que sobrecarrega e abala nossa unidade como povo mediante os desmandos dos poderosos e a repercussão disso na vida prática.

Aqueles dias de fantasia têm uma ação terapêutica frente à complexidade da existência brasileira depois da quarta-feira de Cinzas. Eu creio e sinto.

Por mais que se chore escondido no banheiro, como revelou que faz até o "imbroxável", nada é mais aliviante do que "soltar as feras" num grito de Carnaval. Qualquer cachacinha barata e uma caixa de som resolve o problema do aperto - no peito. Pular como se não houvesse amanhã. Pular para o nada e por nada.

Imagina poder colocar para fora a tristeza de ver carne sendo vendida com lacre de segurança, carcaça de peixe e vísceras de frango virarem novos "cortes" do açougue, o combustível passar a ser um item deluxe de fazer lacrimejar protegido pelos vidros fumês...

Como fez falta a festa este ano, será que em 2022 arlequim e colombina soltarão o grito preso na garganta?

A folia momina não é só sobre lazer, distensionamento laboral ou desejos carnais, tem a ver também com sede por se libertar, nem que seja por alguns dias, de onde estamos para onde sonhamos chegar... E essa distância talvez, no Brasil, seja a maior de todas ou até inalcançável para a maioria das pessoas. Daí talvez se explique a grandeza e a força do nosso Carnaval...

Dito isto, vamos às flores...

Toquinho e a brisa do mar

Muitos nomes de evidência foram ao Porto das Dunas Praia Hotel, noite do último sábado, para assistir a show do cantor Toquinho. Atuou como anfitriã da concorrida noite a empresária Luisla Bottino, à frente do novo point de relax, gastronomia e charme naquele litoral. Seguem registros... Mais fotos em @pauseopovo no Instagram e cobertura completa na coluna de domingo.

abrir

Mercado e tals...

Giovanni Savio, co-fundador da Planet Smart City, empresa que idealizou e construiu três cidades inteligentes e inclusivas no Brasil, uma delas a Smart City Laguna (São Gonçalo do Amarante), foi destaque na Forbes Italiana como um dos 100 empresários e gerentes italianos que estão liderando seus negócios com a visão de grandes líderes, levando em conta o momento delicado pelo qual a sociedade atravessa.

Academia AYO Beira-Mar, de Sasha Reeves, terá fachada verde, será sem muros e funcionamento focado em sustentabilidade. Inauguração em março de 2022.

Presidente Fernando Hélio Martins Brito recebe hoje associados do Sindgrafica-CE para a primeira edição do Happy Gráfica, às 18h, no Carbone Steakhouse.

Empresário Paulo Sérgio Quesado instalou bonita placa sinalizando localização do seu Sítio Multi Névoa e, também, o nome da rodovia que homenageia saudoso jornalista e ex-presidente do O POVO, Demócrito Dummar.

Lara Matos e Caio Freire oficializando os convites para seu casamento, um dos mais esperados enlaces do ano.

Da Espanha, Ravi Macedo e Bruna cuidam dos detalhes de sua união religiosa e festa, em julho de 2022 na casa dos pais dele em Paracuru. Roberto Alves no cerimonial e Dito Machado na decoração.

Idézio Rolim e Maryana partiram a dois para a Cidade Luz.

Abrem novo ciclo hoje: Magaly Porto, Juliana Capelo, Paula Brasil, Érico Romcy, José Hugo Machado e Teresa Ribeiro. Saúde!

Cidadania

Muito prestigiada, noite da última terça-feira, a solenidade de entrega, na Câmara Municipal, do Título de Cidadã Fortalezense à primeira-dama do Estado e psicopedagoga Onélia Leite Santana. Iniciativa foi do vereador Leo Couto. Seguem registros...

abrir

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?