Foto de Clovis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura, entretenimento e do conteúdo social produzido e publicado pelo O POVO. Sua coluna trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, Brasil e no mundo.

Clovis Holanda comportamento

Diante de tudo isso, se pelos menos tivéssemos o Carnaval...

Tipo Opinião
Giovanni Savio, da Planet Smart City, destaque na Forbes Itália (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Giovanni Savio, da Planet Smart City, destaque na Forbes Itália

Fuga e fantasia

Ontem foi o dia do poeta, andei lendo umas coisas, e é interessante como poemas, crônicas e composições musicais gostam de evocar em suas letras o mar como um ponto de fuga.

Diante da "selva de pedra" urbana foge-se pelas águas, "nos braços de Iemanjá", com o destemor de um marinheiro e por aí vai...

Quando vou a cidades sem litoral sinto um pouco essa falta de escape. Aqui ou no Rio de Janeiro a gente pode limpar a mente e a vista de toda a "sujeira" que a vida real impõe olhando para a água infinita, mas e em São Paulo?

Traçando um paralelo banhado na desesperança, o Carnaval para o Brasil tem também essa função social e mental de escapatória. É a saída de emergência cultural a tudo o que sobrecarrega e abala nossa unidade como povo mediante os desmandos dos poderosos e a repercussão disso na vida prática.

Aqueles dias de fantasia têm uma ação terapêutica frente à complexidade da existência brasileira depois da quarta-feira de Cinzas. Eu creio e sinto.

Por mais que se chore escondido no banheiro, como revelou que faz até o "imbroxável", nada é mais aliviante do que "soltar as feras" num grito de Carnaval. Qualquer cachacinha barata e uma caixa de som resolve o problema do aperto - no peito. Pular como se não houvesse amanhã. Pular para o nada e por nada.

Imagina poder colocar para fora a tristeza de ver carne sendo vendida com lacre de segurança, carcaça de peixe e vísceras de frango virarem novos "cortes" do açougue, o combustível passar a ser um item deluxe de fazer lacrimejar protegido pelos vidros fumês...

Como fez falta a festa este ano, será que em 2022 arlequim e colombina soltarão o grito preso na garganta?

A folia momina não é só sobre lazer, distensionamento laboral ou desejos carnais, tem a ver também com sede por se libertar, nem que seja por alguns dias, de onde estamos para onde sonhamos chegar... E essa distância talvez, no Brasil, seja a maior de todas ou até inalcançável para a maioria das pessoas. Daí talvez se explique a grandeza e a força do nosso Carnaval...

Dito isto, vamos às flores...

Toquinho e a brisa do mar

Muitos nomes de evidência foram ao Porto das Dunas Praia Hotel, noite do último sábado, para assistir a show do cantor Toquinho. Atuou como anfitriã da concorrida noite a empresária Luisla Bottino, à frente do novo point de relax, gastronomia e charme naquele litoral. Seguem registros... Mais fotos em @pauseopovo no Instagram e cobertura completa na coluna de domingo.

abrir

Mercado e tals...

Giovanni Savio, co-fundador da Planet Smart City, empresa que idealizou e construiu três cidades inteligentes e inclusivas no Brasil, uma delas a Smart City Laguna (São Gonçalo do Amarante), foi destaque na Forbes Italiana como um dos 100 empresários e gerentes italianos que estão liderando seus negócios com a visão de grandes líderes, levando em conta o momento delicado pelo qual a sociedade atravessa.

Academia AYO Beira-Mar, de Sasha Reeves, terá fachada verde, será sem muros e funcionamento focado em sustentabilidade. Inauguração em março de 2022.

Presidente Fernando Hélio Martins Brito recebe hoje associados do Sindgrafica-CE para a primeira edição do Happy Gráfica, às 18h, no Carbone Steakhouse.

Empresário Paulo Sérgio Quesado instalou bonita placa sinalizando localização do seu Sítio Multi Névoa e, também, o nome da rodovia que homenageia saudoso jornalista e ex-presidente do O POVO, Demócrito Dummar.

Lara Matos e Caio Freire oficializando os convites para seu casamento, um dos mais esperados enlaces do ano.

Da Espanha, Ravi Macedo e Bruna cuidam dos detalhes de sua união religiosa e festa, em julho de 2022 na casa dos pais dele em Paracuru. Roberto Alves no cerimonial e Dito Machado na decoração.

Idézio Rolim e Maryana partiram a dois para a Cidade Luz.

Abrem novo ciclo hoje: Magaly Porto, Juliana Capelo, Paula Brasil, Érico Romcy, José Hugo Machado e Teresa Ribeiro. Saúde!

Cidadania

Muito prestigiada, noite da última terça-feira, a solenidade de entrega, na Câmara Municipal, do Título de Cidadã Fortalezense à primeira-dama do Estado e psicopedagoga Onélia Leite Santana. Iniciativa foi do vereador Leo Couto. Seguem registros...

abrir

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais