É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Entre plumas e penas: um keds
...E nem as camisas em tom azul celeste, devidamente engomadas na água de passar de verbena, aguentaram a difícil missão que sempre foi - e será - a construção democrática. Estou falando das prévias do PSDB...
Além do problema técnico com o aplicativo, o clima geral, o desfecho e o imbróglio revelaram um partido ainda pouco acostumado com a igualdade de opiniões e decisões - quem nunca?
No campo das frivolidades, via-se de longe, no palanque, o tênis modelo "keds azul bic" moderninho de Eduardo Leite. Sua voz mansa (seria fake?) de Samantha Marques com testosterona, no entanto, também não conseguiu realinhar a revoada dos tucanos. Penas e plumas pelos ares... Alô bateria, é a Portela na avenida!
Lembrei-me de anos e anos atrás, quando ainda repórter de Política aqui no O POVO, cobria as definições eleitorais. Nessa época, o caciquismo era o modus operandi da maioria das siglas, nada de lavar roupa suja em público.
Ficávamos horas na porta de gabinetes ou nas sedes dos diretórios aguardando a fumaça branca. O presidente da legenda ou o maior quadro político com mandato saía de supetão e anunciava a decisão. Os demais participantes deixavam a sala sem nada para falar, só confetes... Quando dava errado, abriam o "bico" com o famoso: "Eu avisei".
O PT e os demais campos da esquerda foram os primeiros a desenhar formatos de prévias, delegados, plaquinhas, cédulas de votação, bate boca em auditório, café, bolacha cream cracker e por aí vai. O quebra pau vocês já conhecem. Fogo amigo generalizado. Era e continua sendo ótimo noticiar, sempre rende manchetes atraentes ao leitor.
Com o tempo, os partidos de todas as matizes foram criando seus mecanismos semelhantes e o resultado assistimos agora. Apesar de qualquer crítica, neste aspecto as agremiações merecem aplausos, todos eles.
Quanto mais publicizadas, transparentes e democráticas forem essas discussões e definições, mais ganha o eleitor, que pode acompanhar o processo e já ir formando sua opinião. É aquela história do namoro e noivado antes de casar...
Só lamento o seguinte....
Regra geral, o que está na mesa quase nunca são projetos, visões de governo, futuro, seja do município, do Estado ou do País. Nossa economia, por exemplo, é citada "en passant". Haja vista a própria negociação do PR para ser abrigado numa nova legenda. Ou seja, até mesmo as mudanças de siglas são movidas por campos de poder, nada sintonizadas com as demandas da vida real dos eleitores. O depois vem depois.
Talvez esta concatenação entre o sujeito que se propõe candidato, os fundamentos políticos de sustentação dos partidos políticos e a realidade da população brasileira se cruzem um dia, desde as prévias indo até o voto e o pós-eleição. Construções...
A preço de hoje, o esforço para relacionar tais interesses, dando um sentido legítimo e basal a este desenho democrático, anda bem desligado, zero estresse, sem intuito de promover verdadeiras mudanças estruturais... Bem no "mood" do já citado keds juvenil pisando em plumas e penas neste grande carro alegórico chamado Brasil...
John Drops, Cléo Pires e Cauã Reymond em noite de lançamento da nova cerveja da Petrópolis, Itaipava 100% Malte. O colunista foi a Salvador, a convite do Grupo, conhecer a bebida, que chega ao mercado em dezembro. Festa teve show de Thiaguinho e do caririense Jonas Esticado. Na plateia, deputado federal cearense AJ Albuquerque.
Olga Melissa Prado: cearense que brilha no mercado financeiro internacional. Acaba de ser anunciada como vice-presidente do Iberia Bank, com sede em Memphis.
Filha de Nanzinha e José Prado, executiva fala cinco idiomas fluentemente e tem dois filhos, Davi Prado, médico, e Érika Prado, que segue os passos da mãe e atua como executiva da Ernest Young, em NY.
Sobre o Iberia, é um dos gigantes das finanças da América, tendo recebido reforço após fusão com o First Horizon Bank. Sucesso!
Retornando de Recife, onde inaugurou no shopping RioMar a primeira loja da Tânia Joias fora do Ceará, empresário Alexandre Leitão anfitriona hoje, ao lado da mãe Tânia Leitão e dos irmãos, o tradicional brinde de Natal da Cartier com os cearenses. Vai ser na Tânia Joias Maison, com menu assinado pelo chef Rafael Sudatti. Na foto, Ana Letícia Leitão e Alexandre na filial pernambucana da rede de joalherias.
Feliz aniversário hoje para a empresária Luiziane Cavalcante e para o advogado Marcus Queiroz.
Sindquímica Ceará realiza, nesta sexta-feira, na Fiec, o seu Encontro Anual das Indústrias Químicas, assim como a entrega do Troféu 4 Elementos. Comenda homenageia empresas do setor químico, instituições e personalidades em atuação ou parceiras do segmento.
Nesta edição o encontro, em formato híbrido, comemora os 35 anos de atuação da entidade e a efeméride motiva a homenagem a 35 parceiros e clientes de relevância econômica para os segmentos envolvidos. O Grupo de Comunicação O POVO é uma das instituições reverenciadas.
Na foto, Paulo Gurgel (atual presidente do Sindquímica), Marcos Soares e Ricardo Cavalcante.
Diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Lucas Fiuza (foto) realiza na Capital, nesta quinta-feira, a inauguração de Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com o Centro Internacional de Negócios do Ceará via convênio firmado com a Fiec até julho de 2023. O Núcleo tem sede em Fortaleza e o objetivo é qualificar 100 empresas para que passem a comercializar seus produtos em outros países. Em suas duas últimas edições, o programa atendeu 1.338 empresas.
Recebeu sua Primeira Eucaristia, na manhã do último sábado, Anik Fujita, filha de Layla e Guilherme Fujita. Após cerimônia religiosa, casal recebeu a família em seu endereço. Bênçãos sobre eles e nós. Até amanhã.
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.