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Mundo paralelo: mercado deluxe batendo recordes em 2021
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É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

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Mundo paralelo: mercado deluxe batendo recordes em 2021

Tipo Opinião
Raphael Filippo, um dos diretores da Cartier no Brasil: expectativa de um 2021 histórico para a grife (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Raphael Filippo, um dos diretores da Cartier no Brasil: expectativa de um 2021 histórico para a grife

Luxo: mercado em alta

Executivo Raphael Filippo, do time de diretores da Cartier no Brasil, veio a Fortaleza para o tradicional brinde de Natal da grife com os cearenses. Noite foi anfitrionada por Tânia Leitão e família, representante exclusiva da marca para o Norte e Nordeste mediante sua rede de joalherias Tânia Joias.

Confirmando todos os indicativos do mercado de luxo, a Cartier deve fechar 2021 como o melhor de sua história de quase 45 anos de Brasil. Ano passado já havia sido recorde em vendas, mas o segundo ano de pandemia já bateu o primeiro e deve ainda superar muito mais, já que a marca considera o ano pelo período fiscal, entre 1º de abril a 31 de março do calendário seguinte.

Os motivos para esta corrida às joias e relógios de alto padrão vão desde o câmbio, passando pela impossibilidade de viajar, até questões comportamentais e de tendências.

Segundo Raphael, aumentou o interesse deste nicho de mercado por viagens de experiências, em paraísos naturais, históricos e exóticos, bem longe de destinos com forte apelo ao consumo como New York e Paris. Daí que as compras se voltam para as lojas de luxo no Brasil.

Soma-se a isso a disposição por realizar investimentos em bens duráveis, a vontade de "se presentear" após períodos de ansiedade e restrições, e uma busca por mais informação e conteúdo a respeito do que está sendo adquirido.

Em se tratando de uma empresa criada na Paris de 1847, para o neo-público não basta saber os predicados de valor material de uma peça, mas as histórias, lendas e personagens icônicos que cercam uma peça. Com foco neste aspecto, a empresa aposta no seu atendimento "taylor made", ou seja, cada vez mais personalizado e exclusivo.

Isso ficou bem evidente na noite da quarta-feira em Fortaleza. Os circulantes demonstravam encanto com as narrativas envolventes do "gentleman" Raphael sobre os relógios expostos.

Líder de vendas no Brasil: modelo Balon Bleu, que acaba de completar 15 anos desde o lançamento. Peça-revelação é o relógio Panthere, um clássico relançado em 2017 e que casou perfeitamente, explica Raphael Filippo, com a moda do mix de pulseiras.

A festa, no entanto, apresentava um terceiro sucesso da grife, a coleção Pasha, criada originalmente em 1985 em homenagem a um pasha de Marrakesh e relançada em novas versões ano passado. Muitas histórias...

Ana Letícia, Alexandre Leitão, Raphael Filippo, Tânia, Danielle e Ailton Leitão(Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Ana Letícia, Alexandre Leitão, Raphael Filippo, Tânia, Danielle e Ailton Leitão

Na cabeceira...

Recém-lançado livro "Caso Henry: Morte Anunciada" (Editora Máquina de Livros), da jornalista Paolla Serra. Obra é fruto de oito meses de investigação, com bastidores das oitivas e dos diálogos entre envolvidos no triste episódio.

Voltando ao mundo do luxo e seguindo no do crime, filas nos cinemas para assistir "House of Gucci", longa que reconta o chocante homicídio de Maurizio Gucci, neto e herdeiro do fundador do conglomerado de moda italiano. Estreia com ares de vencedor do Oscar.

Implicam com a repetição da camisa branca do governador Camilo. Digo e repito: é a única forma de nunca errar, especialmente em se tratando de figuras públicas. Se for momento mais festivo e noturno, troca-se pela azul-marinho ou preta. Cor de camisa não indicada para eles: bege. Expressa melancolia e derrota. Na calça pode.

Sobremesa mais simpática em novembro e dezembro: panetones bem recheados, passando antes 30 segundos no microondas, harmonizando com vinho do porto, seguido de café no repeteco.

Sobre o assunto, alguns serviços de catering estão dando um show de estilo e elegância com suas equipes de salão. Quimonos, batas, chemises de linho com uma pegada indiana, coletes, peças atuais, bem distantes daqueles bicos e babados do Brasil colônia - ainda em uso.

Cimento Apodi recebeu o Selo IEP de Sustentabilidade, categoria Prata, durante a realização do 14º Fórum de IEP de Sustentabilidade, do Instituto de Educação Portal. Supervisora de Recursos Humanos, Adriana Câmara representou o Grupo.

Feliz aniversário hoje para: Selma Cabral, Juliana Magalhães, Miriam Almada, Mariana Lazar, Jhonathan Magalhães, e para minha querida colega do O POVO, jornalista Lêda Maria.

É do Ceará!

Num cenário de lanchonetes e botecos brasileiros, com suas mesas de plásticos e engradados de cerveja, o estilista Airon Martin apresentou a coleção "Fuxico Lanches", da marca Misci. No casting de modelos, além de Sasha Meneghel, a cearense do mundo Danielle Pontes (foto). Jacquard com franjas em algodão orgânico, matelassê com a marca em alto-relevo e fuxico manual enaltecem a potencialidade e qualidade da indústria da moda e do handmade nacional.

Cearense Danielle Pontes para a Misci, no SPFW
Foto: Ze Takahashi/ Agência Fotosite
Cearense Danielle Pontes para a Misci, no SPFW

Celebrar

Sempre disposto a celebrar os bons momentos da vida, empresário Ronaldo Otoch reuniu, no último sábado, amigos e família, em seu endereço no Mansão Macêdo, para brindar a nova idade. Festa teve muitos nomes de evidência dentre as presenças...

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Até amanhã.

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