Logo O POVO+
Atravessamos 2021 e chegamos em 2020.3...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Atravessamos 2021 e chegamos em 2020.3...

Tipo Opinião
Fila para testagem da covid no Centro de Fortaleza (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Fila para testagem da covid no Centro de Fortaleza

Déjà vu...

...E depois dos brindes, dos desejos de um ano maravilhoso, pleno de saúde, eis que estamos na mesma espiral.

É uma sensação de filme reprisado. Até os vídeos do presidente da Unimed, médico Elias Leite, voltaram a circular nos grupos de WhatsApp... E os adesivos #VaiDarCerto, que já estavam desbotando?

- Alô, é da gráfica? Queria pedir uma faixa...

Tirando o fato de que agora os vacinados não desenvolvem as complicações de outrora, tem umas novidades...

Além da covid, pode ser a influenza, a H1N1, a dengue, a H3N2, a chikungunya ou tudo junto, a Flurona, a "gripona"...

Um amigo me ligou dizendo que estava "gogo", resumiu o quadro clínico cearensemente falando...

Um estudo nos EUA revelou que 1/3 dos cervos cauda branca de Ohio estão contaminados pelo "corona" com evidências de que foram os humanos a espalhar o vírus para os animais. Ou seja, "Bamby is sick", repeat with me...

Fiquei pensando...

Será que a provável chegada do vírus aos pets não pode ser um bom gatilho para os "pais" de bichinhos negacionistas se sensibilizarem com a causa saúde humana?

Se uma parte desta turma ainda não encarou as conclusões da Ciência mundial por consciência, cidadania, senso crítico ou espírito cristão, talvez a força da petmania consiga abrir olhos e amolecer corações...

O clima de reprise é tão intenso, que até a supracitada Lei Rouanet ainda é o argumento preferido para rebater qualquer crítica de artistas ao atual cenário nacional.

Neste contexto todo, bateu forte o questionamento deixado pelo médico e ex-secretário da Saúde do Estado, doutor Cabeto, em artigo publicado no O POVO de ontem:

"O que desejamos após enfrentarmos tantas dificuldades e incertezas? Somente a sensação de estarmos sobreviventes é suficiente para acreditar na superação das contradições em que vivemos?"

Filosofia contemporânea pura. Pensemos, pois...

Dito isto, seguem as flores...

Na posse, um detalhe...

Presidente reeleito da OAB Ceará, Erinaldo Dantas foi empossado pela presidente em exercício, Vládia Feitosa, para o triênio 2022-2024, em cerimônia na última segunda-feira. Na ocasião também foram empossados a vice-presidente Christiane do Vale Leitão, secretários e demais dirigentes.

Um aspecto do discurso vale ressaltar. Erinaldo conclamou seus pares à intransigente defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito, premissa básica para os operadores do Direito. E exortou a todos sobre a importância de manter a Ordem distante do ambiente político contaminado pela polarização.

A fala do líder da advocacia acontece no mesmo momento em que a Polícia Militar de São Paulo, no intuito de preservar a corporação, restringiu o uso das redes sociais por parte de seus agentes, proibindo quaisquer publicações onde apareçam brasões, fardamentos, logomarcas, viaturas, armas. Também vetou expressões político-partidárias e alertou sobre a difusão de notícias falsas na web.

Em outras palavras e para os dois casos: políticos passam, instituições ficam...

abrir

Beleza

De volta do Miss Universo, a atual Miss Brasil, cearense Teresa Santos, escolheu a paradisíaca e badalada Patachó, no litoral alagoano, para a virada do ano. Beldade iniciou 2022 em outro point, Trancoso (BA), por onde circula trajando evidentes criações de estilistas nacionais. Stylist Luiz Plínio é quem cuida dos looks.

Miss Brasil Teresa Santos: badalado fim de ano
Foto: divulgação
Miss Brasil Teresa Santos: badalado fim de ano

O POVO 94'

Grupo de Comunicação mais longevo do Ceará, O POVO chega nesta sexta-feira, 7, aos seus 94 anos de história. O tempo não tirou o brio de um jornalismo ético, profissional, comprometido com a coletividade e de espírito sempre vanguardista. Pelo contrário, do impresso a todas as outras mídias que ocupa, O POVO segue apontando caminhos, ampliando vozes, humanizando as narrativas, expondo as verdades do cotidiano. A data ganha festa de cores aqui no Vida&Arte. Caderno especial aglutina as obras dos 15 artistas que compuseram a ação "Meu Papel é Arte", presenteando com criatividade e ousadia, portanto, os convidados para a festa: nossos leitores!

Noivado

Maria Teresa Bezerra e Bruno Pedrosa(Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Maria Teresa Bezerra e Bruno Pedrosa

Durante férias de fim de ano pela Europa, deputado estadual Bruno Pedrosa surpreendeu a namorada, a modelo Maria Tereza Bezerra, com pedido surpresa de noivado. O local escolhido pelo parlamentar para o "sim" foi o Santuário de Fátima (Portugal), expressando a religiosidade e romantismo do casal.

Virada

Daniel Arruda e Veruska
Foto: arquivo pessoal
Daniel Arruda e Veruska

Daniel Arruda e Veruska no Réveillon do SLS Cancun Hotel. Arquiteto dos grandes empreendimentos do Ceará, ele retorna à Cidade com ideias renovadas para novos projetos. Com eles me despeço. Até sábado!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?