Logo O POVO+
Dança das cadeiras no PT e na OAB, até rimou...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Dança das cadeiras no PT e na OAB, até rimou...

Tipo Opinião
Presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas (Foto: Bárbara Moira )
Foto: Bárbara Moira Presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas

Cenas dos próximos capítulos....

Escrevi meses atrás, numa coluna de sábado, que o governador Camilo Santana havia criado capital político próprio, para além do PT e dos Ferreira Gomes, fator que lhe daria, portanto, a liberdade de decidir seu próprio futuro na seara eleitoral.

Na época, eu explicava que sua forma de condução das ações de combate à pandemia, a comunicação sempre clara e assertiva, baseada em dados e não em achismos, e o poder de articulação haviam elevado seu poder pessoal.

Vendo hoje a "onda" de filiações ao PT, jogo encampado pelo chefe do Executivo e José Guimarães, percebe-se que a leitura estava correta. Como estão chamando meus colegas analistas da área, Camilo agora tem um PT para chamar de seu... Se é vermelho puro ou se mistura com a cor do PDT, formando uma amarelo-queimado, essa é outra conversa...

Quase na mesma rota...

O fim de semana vai ser de especulações, no uisquinho das varandas, acerca dos advogados que entrarão no páreo pelas duas vagas de desembargador no Tribunal de Justiça.

Tem gente na categoria de nariz virado frente à decisão da Ordem de não realizar a consulta aberta com a categoria. Mesmo diante da alegação do momento de surto gripal e "covidal", defendem que a eleição poderia se dar de forma virtual.

Grupo formado, até o momento, por Edson Santana, Deodato Ramalho e Xavier Torres promete ingressar com ação na Justiça Federal questionando o formato do pleito.

Sem entrar nesse imbróglio, o fato é que alguns nomes já são apontados como os candidatos com estofo e influência para figurar nas duas listas sêxtuplas.

André Costa e Juvêncio Viana, estes dois vistos como os "queridinhos" de Camilo no passo seguinte, quando da apresentação da lista tríplice pelo Executivo.

Nas listas informais constam ainda Willerson Matias, Rogério Feitosa, José Inácio, Everardo Lucena, Hélio Leitão (que teria de abrir mão da cadeira no Conselho Federal da Ordem caso entre na disputa), Kamila Castro, Tiago Asfor, dentre outros a serem formalizados no ringue...

Só mais um detalhe....

Em breve será aberta uma vaga para o Quinto Constitucional da Advocacia no TRF 5ª Região. Caso o desembargador federal Cid Marconi ascenda para o STJ, posto para o qual desponta dentre os mais fortes candidatos, seriam duas cadeiras a serem preenchidas.

Haja uísque e varanda, o ano da advocacia promete...

Celebrar

Vice-prefeito Élcio Batista com a enteada Marina, a companheira de vida, Luciana, e a cadelinha Shanti(Foto: beatriz bley/ divulgação)
Foto: beatriz bley/ divulgação Vice-prefeito Élcio Batista com a enteada Marina, a companheira de vida, Luciana, e a cadelinha Shanti

Aniversariante deste domingo é o vice-prefeito Élcio Batista, na foto com a enteada Marina, a companheira Luciana e a cadela samoieda Shanti, mascote da família.

No Executivo Municipal, o sociólogo agrega, sobretudo, o olhar contemporâneo sobre a urbanidade, para além dos desafios em áreas centrais da gestão.

À frente da chancela "Fortaleza Cidade Criativa em Design da Unesco", braço cultural da ONU, trabalha para manter a Capital na rede mundial de 295 criativas do planeta.

Também superintendente do Iplanfor, Élcio lança em fevereiro a Plataforma do Capital Humano, que vai disponibilizar um panorama dinâmico sobre o ensino profissional, técnico e tecnológico e de nível superior na cidade, a fim de monitorar e confrontar o cenário atual frente às perspectivas econômicas de Fortaleza. O olhar é para o futuro.

Mercado

Empreendedor que desbrava potenciais da Região Metropolitana, empresário Tasso Pacheco anuncia o patrocínio master da sua TGR Engenharia ao Caucaia Esporte Clube. Investir em marcas locais e em ações que evoquem pertencimento e identificação da comunidade é tendência forte na comunicação com o público e gera simpatia. Um golaço.

Consumo

A manufatura Suíça de Alta Relojoaria Audemars Piguet, grife querida dos cearenses que investem em peças do mundo deluxe, anuncia o DJ, compositor e produtor musical britânico-americano Mark Ronson como novo embaixador da marca. A escolha injeta frescor e vanguarda aos produtos confeccionados por talentosos artesãos no Vallée de Joux desde 1875.

abrir

Pedra fundamental

A Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), presidida pelo advogado Lucas Asfor, reuniu nomes de expressão da advocacia para solenidade de lançamento da pedra fundamental da sua nova sede. O prédio será construído ao lado da OAB Ceará. Seguem registros...

abrir

Para pensar...

Do midiático historiador Leandro Karnal para a famosa psicanalista Maria Homem:

— Como eu sei que eu amo alguém?

— Se você se faz essa pergunta, é porque a resposta é não. Você não está amando e pode seguir sua vida.

Bom fim de semana!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?