
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
A galinha com farofa...
Anos atrás, fiz uma viagem a convite de uma famosa marca de perfumes, período em que esse movimento todo de blogueiras e influenciadores digitais ainda estava se consolidando.
Pois bem, com exceção de mim, jornalista, todos os demais eram "profissionais da web", gente que vende seu "dia a dia" e sua própria imagem nas redes sociais. Foi ali que, intimamente, o encanto da tal "influência" se quebrou.
Convivendo alguns dias com eles, alguns inclusive cearenses, entendi que até o momento mais natural, a poça de lama que "sem querer" o salto escorregou, compõem o pacote do que se chama hoje de "conteúdo digital".
Ok, existe gente mais espontânea, extrovertida, casual, sem papas na língua ou medo do ridículo, mas o âmago do produto é criar uma história para as telinhas, seja em qual área esteja se querendo ganhar evidência, reconhecimento e dinheiro.
Estou lembrando disso porque ainda vejo, hoje em dia, quem se choca ao perceber que a cena do presidente Bolsonaro comendo frango e farofa com as mãos foi, na verdade, algo montado pela sua equipe de marketing sob o comando do filho Carlos Bolsonaro.
Bastidor é "broxante" para usar o palavreado do chefe da Nação. Uma diva do cinema não deve ser vista comendo cachorro-quente no set de filmagem, quebra a magia, a fantasia... Imagine o que seria das noivas se pudéssemos acompanhar o longo dia de estica e puxa até chegar ao altar... Cadê o impacto do momento?
Quem ainda acredita nessa figura mítica de um homem popular, simples, sem amor histórico ao dinheiro público e nem ao cartão corporativo, pode ter se remexido com o vídeo vazado, revelando o toldo para a filmagem, as câmeras, os objetos da cena, a galinha, a farofa, a equipe de apoio e, sobretudo, Carlos, com seu olhar milimétrico, de um verdadeiro diretor de fotografia, conduzindo a dissimulação.
Não estamos conversando sobre política, estamos pensando, juntos, sobre fantasia e realidade... Cai quem quer.
Nesse contexto todo, uma gigante do varejo fez uma escolha ousada, talvez buscando essa essência meio em falta nos rostinhos do mercado...
Duas figuras que sempre expuseram suas vidas - sem filtro - são as garotas-propaganda da coleção de Carnaval: a cantora Gretchen e a socialite, como se chamava antigamente, Narcisa Tamborideguy (vide foto).
Apesar de ser uma ação comercial, as duas, com suas idades, imperfeições, memes críticos, histórias e dramas de vida, talvez ainda consigam expressar, mesmo que nas entrelinhas, um elemento cada vez mais escasso nos ultramidiáticos dias de hoje: autenticidade.
Não vai ter escolas de sambas, nem grandes bailes, mas o Carnaval de 2022 não será tão parado quanto o do ano passado. Nesse clima, rede fast-fashion lança sua coleção, tendo como garotas-propaganda a cantora Gretchen e a socialite, como se escrevia antigamente, Narcisa Tamborideguy. Uma escolha que expõe nuances de um tempo, tratadas no texto de abertura da coluna.
Quem curte o mundo dos bons rótulos pode seguir o perfil @entrevinhosamigos, no Instagram, em que Marcelo Arraes compartilha suas descobertas como enófilo e pesquisador deste universo. No registro, empresário cearense em brinde com Rogério Valduga, enólogo e proprietário da vinícola Torcello, em Bento Gonçalves (RS).
Médico Weiber Xavier reúne esta noite, no Coco Bambu Iguatemi, amigos confreiros para o jantar de fevereiro do grupo Amis Et Vins. Empresário e sócio da rede de restaurantes, Idézio Rolim oferece degustação dos rótulos da casa. Amante dos vinhos, advogado Nestor Santiago assina a harmonização do menu de cinco etapas. No mais, a alegria da amizade e das boas conversas. O colunista confirma presença.
No concorrido sunset do Illa Mare, Luiziane Cavalcante, Marinha e George Assunção, Wilfridy Mendonça, Freitas Jr., Kathia Falcão, Rafael Pinto e Letícia Studart Ximenes. Motivo do brinde era o aniversário de Letícia Studart, que hoje recebe amigas também por conta da data.
De seu apê de South Beach, em Miami, Beto Studart gravou vídeo com a corretora cearense de imóveis de luxo Glice Parente, esposa de Ronaldo Parente. Presidente da BSpar exaltou o profissionalismo dela no segmento. Amigos e conterrâneos, Beto Studart e Ana foram ainda recebidos em jantar na residência do casal, hoje radicado nos EUA.
Em passagem pela Cidade, empresário André Skaff (CEO BeBrasil) e esposa Adriana foram recebidos para animado jantar a convite de Ticiana Rolim Queiroz e Edson Queiroz Neto. Cantor Marcos Lessa apresentou pocket show, com participações de anfitrião ao piano e ao microfone. Patriolino Dias e Renata, Eduardo Diogo e Melaine, Dráuzio Barros Leal e Isabela, Pedro Fiúza e Lara, dentre as presenças.
Estão em Salvador para as comemorações em torno do Dia de Iemanjá, ontem, 2 de fevereiro, Gil Santos e Denise Bezerra, André Albuquerque, André Campos e Leá, Juliana Freitas e Natalie Picanço, Roberta Bezerra, Simone Bellin. Embora não vá acontecer a grande manifestação de todos os anos, no Rio Vermelho, grupo cearense realizou momento para ritual de devoção ao orixá, além das animadas privês festivas no endereço de Gil e Denise. Axé. Seguem registros...
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.