É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
E no balanço das ondas, eu vou...
Amanhã, 19, seria o Carnaval da Saudade no Náutico, festa que eu até cheguei a noticiar por aqui antes do furacão de baixo astral chamado Ômicron.
Diante do cancelamento deste e de tantos outros bailes e blocos, leitor atento andou me questionando por um certo desânimo nas linhas esta semana. Resposta simples: o Brasil sem Carnaval é muito chato!
Um detalhe, contudo...
Por questões justas de saúde pública, não haverá a expressão popular máxima, em que dançam do abastado ao pedinte, mas um festival de pulseiras vips-prime-exclusive-gold está prestes a eclodir.
Os grandes destinos dessa época, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, estão com agenda lotada de megashows, festivais e atrações nacionais. Ou seja, Momo passou a ser um camarote exclusivo.
Lembrei dos muitos carnavais que passei onde, apesar dos lounges open bar com camisa customizada (nada contra, também frequento), a festa era coletiva.
A mesma música que Marina Ruy Barbosa dançava em cima do trio de Ivete Sangalo na Bahia, quando estreou o hoje supracopiado cropped de plumas (foto abaixo), embalava a massa delirante, suada, molhada de cerveja a R$ 1,99. Outros tempos...
E em Olinda, na rua 085, eu já atuando como jornalista, a gente cruzava com nomes conhecidos daqui, até autoridades, em busca de "abrir as asas e soltar as feras".
Todo mundo com seu chifre de capeta ou chapéu de palhaço, comendo o pratinho duvidoso do seu "Zé Ninguém", sorridente dançando frevo. O lance era se misturar, sem copo Stanley, sem pulseira VIP, sem look do dia, sem remorso...
Antes do último Carnaval, estava até virando moda nomes famosos e importantes saírem fantasiados com o rosto coberto, brincar ao léu e depois postar a riqueza que existe na liberdade das ruas inexplicavelmente felizes do Brasil folião - "Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!". Era terapia compartilhada.
Já pensou quantos amigos e familiares, distantes por conta de polarização política, poderiam voltar a se falar na emoção de uma marchinha do tempo da vovó?
Cruzando assuntos, andei pensando...
Uma mente triste e movida a ódio, rancor, vingança, não consegue produzir nada bonito, pra cima, colorido, alegre, verdadeiro, solidário.
Lendo e relendo o que é postado e comentado nas redes sociais, sobretudo de grandes jornais e de figuras públicas com mandato, percebo que a eleição de outubro não vai ser movida pela força da construção e da esperança. Mas acontecerá, em boa parcela, condicionada ao pesado ranço da negatividade.
Se fosse no futebol, diria que o eleitor vai para "secar" seu opositor e não para depositar nas urnas uma confiança verdadeira de um futuro melhor. Exceções, sempre...
Nesse sentido, o Carnaval poderia atuar, agora, como um filtro emocional. A gente deixaria que confetes, serpentinas, máscaras, penas e paetês nos reconectassem como povo, como brasileiros, limpassem as tristezas dos últimos dois anos de pandemia e dos tantos desafios políticos, econômicos e sociais que temos à frente.
Esse ano, porém, vai ser igual aquele que passou. Eu não brinquei e você também não brincou... Um dia, talvez, nos reencontremos na grande passarela do samba chamada Brasil.
No Carnaval de 2020, Marina Ruy Barbosa foi presença de destaque na capital baiana. Trajou três peças que, depois desta aparição, seguem até hoje em alta: o short jeans godê, os megabrincos de strass e o cropped tomara que caia de plumas.
Eliardo Martins foi reeleito para presidir o Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará para o quadriênio 2022/2026.
Cearense Renato Thomaz, um dos cabeças da Água de Coco, mais uma vez requisitado como stylist de Cláudia Leitte. Assina o visual da cantora para campanha da L`Óreal.
Depois dos tintos e do espumante "Bolsonaro Il Mito", faz sucesso em grupos bolsonaristas o novo rótulo da série político-enófila em homenagem ao PR. Chama-se "Michelle Bolsonaro Il Mito"
o lançamento, um rosé pensado para elas.
A brincadeira, entre amigos, é calcular se a bebida, de tão boa, não causa nenhuma ressaca ou se, de tão ruim, causa uma ressaca de quatro a oito anos. Depende de quem bebe...
Mais um detalhe, apesar de os produtores tratarem os clientes pelo jargão "Oi, patriotas", no site de vendas e nos materiais de divulgação, as uvas que compõem as versões tinto e rosé dos rótulos são cultivadas no Chile.
No mesmo assunto: Geppos Italiano, Geppos Praia, Misaki e Cabaña Del Primo estão com promoção de 50% em mais de 400 rótulos de vinhos.
Romanticamente a dois, noite de sábado, Nestor Santiago e Andréa Coelho jantavam no Zelig.
Gaída Dias e Flávio Furtado celebraram os 11 meses do bebê Miguel Neto, já em clima pelo festão de um aninho.
Refeições do ministro Tarcísio de Freitas em sua passagem por Fortaleza foram assinadas pelo Casal Gourmet.
Ex-primeira-dama do Município, Natália Herculano foi nomeada como presidente da Comissão de Diversidade e Liberdade Sexual do Instituto Brasileiro de Direito de Família - CE.
Pingos nos is... Publiquei semana passada que o creme BeBrasil Bumbum era um produto da rede de academias Smart Fit. Na verdade, trata-se apenas de uma parceria promocional entre as marcas.
Feliz aniversário hoje para Vera Félix, Camily Viana, Gerardo Bastos Filho, Thyane Dantas.
Toma posse na tarde desta sexta-feira, como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a juíza Joriza Magalhães Pinheiro. Solenidade inicia às 16h, na Escola Superior da Magistratura do Estado. Com 28 anos de atuação na Justiça de 1º Grau, ela será a 16ª mulher a assumir o cargo. Na foto, magistrada em contemplação da natureza, click exclusivo para a coluna.
No badalado Casana Hotel, na praia do Preá, o colorido e as belezas de Manoela Pimenta, Caroline Ribeiro, Mariana Borges, Mariana Pimenta, Fernanda Levy Macêdo, Nicole Pinheiro Bayde.
Em giro de relax e boa gastronomia pela Cidade Maravilhosa, Gyna Pessoa Machado e a filha Lyna Machado.
Bom fim de semana!
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.