
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Em busca de poesia...
Sábado chuvoso, no estilo "Colonial", casa de amigos, chegou à mesa uma cachaça chamada "Primeiro Beijo", especial.
Para além da capacidade indiscutível dos mineiros em produzir as melhores "branquinhas" do País, fiquei viajando na inspiração de quem deu o nome ao rótulo. De fato, quem esquecerá o sabor do primeiro beijo? Dá para ser poético em apenas duas palavras, fato.
Daí que fui deixando o álcool ocupar devidamente seu lugar no pensamento, naquela barroada de sensações, até que tive a péssima ideia de sair do meu detox virtual para ir ver o que estava acontecendo...
Da tentativa de censura a manifestações políticas em festival de rock, passando por textões apoiando ou criticando o sucesso estrondoso de Anitta com uma música em espanhol e balançando o derrière, até o relógio Piaget (avaliado em mais de R$ 70 mil) do pré-candidato Lula, ufa! Quanta confusão!
Traz a tangerina, vou tomar mais duas... É tanto auê (hard), que o Ministério paralelo dos pastores já soa last season, embora mais do que atual.
Domingo foi de água, água, água, até que vêm à tona os vídeos do vereador Gabriel Monteiro, terceiro mais votado do Rio de Janeiro, que forja cenas de heroísmo fajuto e fake para animar seus mais de 20 milhões de seguidores nas redes do esgoto. Alguma semelhança na política cearense? Várias... Estão votando em blogueiros, dá nisso...
Chocolate, água, vai dar certo, mentaliza...
Oscar, vamos fechar o fim de semana com o brilho e o glamour hollywoodianos, o Olimpo da perfeição, ainda mais que, conforme noticiou minha colega Lêda Maria, havia casal cearense na plateia: Jório da Escóssia e Graça, que chiques!
Eis que o humorista Chris Rock faz uma piada completamente inapropriada com a atriz Jada Pinkett Smith, envolvendo sua alopécia e o fato de ser careca. Não se brinca com aparência, nunca. Marido Will Smith sobe ao palco e desfere um tapa corretivo. A violência nunca é a saída, mas...
Antes de deitar, já bastante desanimado, li uma pessoa, que tenho na conta dos inteligentes e de visão ampliada, estimulando que procuremos candidatos jovens, gente ainda não contaminada pelas ratazanas. Não achei estes nomes, alguém viu?
Se considerarmos que o futuro do Brasil está nas mãos de um "Yin-yang" que desde as décadas de 80-90 foi enraizado no sistema, com todas as suas liturgias nada ortodoxas, fica difícil esperar o novo, o diferente...
Enfim.... Segunda-feira chegou com sua água com limão em jejum e o que ainda há de nos reerguer: a riqueza cultural e a força do povo brasileiro. Vem de Maria Bethânia, portanto, a nova versão do tema de abertura do remake da novela "Pantanal", estreada ontem à noite na rede Globo.
Composição de Marcus Viana, canção percorre poeticamente as profundezas da biodiversidade e finaliza esperançando as futuras gerações: "Lutar com unhas e dentes pra termos direito ao depois/ Fim do milênio, resgate da vida, do sonho, do bem/ A Terra tão verde e azul/ Os filhos dos filhos dos filhos dos nossos filhos verão...".
Gente é para brilhar!
No festão pelos 40 anos do cantor Xand Avião, última sexta-feira no La Maison, encontro de amigas e tendência de moda: strass, não só nos maxi brincos, mas pode onde a imaginação permitir. Nicole Pinheiro e Mariana Mota. Ainda sobre o evento, teve como uma das muitas atrações musicais o cantor Bell Marques, lembrando que em julho tem Fortal.
Atriz Jessica Chastain e sua estatueta de Melhor Atriz por "Os Olhos de Tammy Faye", desbancando Olivia Colman, por "A Filha Perdida"; Penélope Cruz, por "Mães Paralelas"; Nicole Kidman, por "Apresentando os Ricardos"; e Kristen Stewart, por "Spencer", concorrentes e produções de muito peso. No discurso de agradecimento, um alerta e um apelo sobre os índices de violência no mundo, sobretudo envolvendo a população LGBT. Na foto, ela na chegada à badalada festa pós-cerimônia realizada todos os anos pela "Vanity Fair".
Jessica Chastain venceu a estatueta de Melhor Atriz no Oscar 2022
Palco rústico contemporâneo, clean. Para os convidados, água. Com dinheiro público é o correto.
Autoridades sentadas à frente. Mais atrás formou-se um corredor. À medida que os "importantes" iam chegando, turma do confete ia disputar um aperto de mão.
Singela a entrada de Cid Gomes e Maria Célia Habib Gomes com a bebê Maria Carolina no braço.
Primeira-dama Onélia Santana e secretária Socorro França, uma das homenageadas, as mais evidentes, com vestidos em richelieu. Izolda Cela correta e discreta.
Piegas: a voz embargada de Camilo Santana ao se referir a Cid, um dos homenageados, em seu discurso. Momentos. Acontece.
Atos falhos: teve gente que se referiu ao governador como senador, cargo ao qual o petista-FG pretende se candidatar.
É inspiradora a energia vital de Socorro França.
Preto Zezé emocionou ao falar do coração e dedicar sua medalha ao advogado André Costa, que milita há décadas contra o racismo.
A presença física de Amandinha e Tom Cavalcante teria dado um plus. Ainda esperei uma chegada surpresa João Canabrava. Já pensou?
Do nada, um cachorro atravessou o palco, obviamente sem ser a perfumada Marrion.
Plateia ovacionou o médico Marcelo Alcantara, ali representando todos os responsáveis pelo Capacete Elmo. Justíssima homenagem.
O resto meus colegas da cobertura Política já contaram. Ao longo da semana trago mais...
Até amanhã.
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.