Logo O POVO+
Pense num povo corajoso, querer educar filho em casa...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Pense num povo corajoso, querer educar filho em casa...

Tipo Opinião
George Martins, Ricardo Cavalcante e Igor Pinheiro   (Foto: JOÃO FILHO TAVARES)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES George Martins, Ricardo Cavalcante e Igor Pinheiro

Olha aí...

Já estão aparecendo os "Tebeters", entusiastas da pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República, que a veem como "mulher de posturas firmes" e "histórico ilibado" - traço raríssimo em se tratando de política nacional.

A advogada e professora do Mato Grosso traz consigo, destacam os adeptos, a tal da "política na veia", herança do pai, ex-senador Ramez Tebet, uma das vozes respeitadas do Senado nos anos 90.

Professor, advogado, promotor de justiça e sociólogo, tinha o que mais falta hoje no "Congresso dos Youtubers": conhecimento, bagagem, estudo, visão.

Ademais, e essa parte coloco na minha conta: mulher é colo! E qual brasileiro não está precisando de um afago no juízo?

Este é um ponto subjetivo - forte - na jogada, o mesmo vale para Izolda Cela... Quantos vagamente católicos ou pretensos ateus guardam, no cantinho da carteira ou na cabeceira da cama, uma pequena imagem de Nossa Sra. de Fátima? Tem sempre um pouco disso também...

Falando em acúmulo de conhecimentos....

Andei lendo sobre um curso para quem quer se "endireitar", aprender a defender as pautas da extrema direita. Só fiquei impressionado com o "quadro docente", o primeiro quesito a ser observado na contratação de qualquer tipo de formação...

O que um ex-ator de baixo clero, sem repertório relevante e que usou o corpo e os olhos azuis para conseguir espaço em papéis secundários, tem a ensinar sobre as grandes questões mundiais?

Ponto 2: caso o não debatido projeto "Homeschooling" avance no País, desde já digo que são corajosíssimos os pais que bancarem a educação dos filhos em casa. Especialmente depois das experiências frustrantes do isolamento social. 

Penso não só do ponto de vista pedagógico, ciência universal que capacita pessoas no ofício de transmitir conhecimentos formais, mas também pelo aspecto da exclusão da criança do riquíssimo ambiente escolar. Sem falar na concorrência que a pessoa vai enfrentar na fase adulta, caso precise disputar vagas no mercado ou enfrentar concursos.

Se os genitores adeptos da prática caseira forem do Ceará, mais impressionante ainda, tendo em vista o absoluto sucesso dos grupos escolares locais, sempre alcançado ótimas posições em vestibulares e outras provas que definem o futuro do candidato.

Como eternizou o grande pedagogo norte-americano John Dewey: "A educação não é a preparação para a vida; a educação é a própria vida".  

Por fim, leitor assíduo pediu que eu não escrevesse mais sobre o "PR" e o "ex-presidiário". Sei que é desconfortável, querido, e às vezes até afronta nossa cidadania, mas é o prato do dia...

Flores, flores... 

Lançamento

Idealizador da Restaurant Week, executivo Fernando Reis veio a Fortaleza, noite da última terça-feira, para o lançamento de mais uma edição do evento na Capital. Bem cuidado jantar, no L`Ô, deu início oficial ao festival gastronômico, que segue até 19 de junho em cerca de 30 restaurantes. No Ceará, a ação tem como parceiro O POVO. No registro, Fernando entre as gestoras de Marketing, Sarah Dummar e Natércia Melo, e com Gerlaine Lino, do setor Comercial do Grupo. 

Biografia 

Eleito seis vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e recordista do prêmio Bola de Ouro, Lionel Messi tem sua vida contada, desde a infância ao estrelato, no recém-lançado livro "Messi, o gênio completo", publicado no Brasil pela Editora Hábito.

A partir de 68 entrevistas com personalidades próximas ao capitão do time argentino, o jornalista esportivo argentino Ariel Senosiain detalhada e atualiza toda a jornada do atacante em 12 capítulos apresentados em ordem cronológica.

Dentre as fontes escutadas para a composição da obra, destaque para três conversas inéditas: o relato do próprio pai do jogador, Jorge Horacio Messi, o treinador Alejandro Sabella e o ex-presidente da FIFA Sepp Blatter. 

AJE: sucessão

Engenheiro civil à frente da Construtora e Imobiliária Martins Araujo, George Martins tomou posse, noite do último dia 18, como novo coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, sucedendo Igor Pinheiro na função. Solenidade na Fiec demarcou nova etapa. Seguem presenças... 

Celebrar 

Chega aos 65 anos hoje o secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior. Filiado ao PSDB, integra o grupo dos quadros técnicos cobiçados por diversas gestões e partidos. Saúde para ele e também para o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, nascido na mesma data.

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?