Logo O POVO+
Por gentileza, dois bilhetes só de ida para Ratanabá
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Por gentileza, dois bilhetes só de ida para Ratanabá

Tipo Opinião
Ministro Mário Frias recebe em audiência Urandir Oliveira, defensor da tese fala sobre uma cidade escondida na Amazônia chamada Ratanabá (Foto: Reprodução/Twitter Mário Frias)
Foto: Reprodução/Twitter Mário Frias Ministro Mário Frias recebe em audiência Urandir Oliveira, defensor da tese fala sobre uma cidade escondida na Amazônia chamada Ratanabá

Durante 14 anos, tempos atrás, atuei como assessor de comunicação no Legislativo. Todo ano eleitoral era a mesma situação. Chegava perto do pleito e uma legião de vendedores de gráficas nos procurava a fim de fechar serviços de impressão dos adesivos de campanha.

As regras eleitorais foram mudando, novas medidas, mas, ao mesmo tempo, o eleitor também foi se desinteressando por essa manifestação pública de voto. Fazia-se de tudo para distribuir o material. Adesivagem por delivery, drive thru... Mas às vezes nem a tia querida dos candidatos topavam. Sobrava.

Lembrei disso ao cruzar, num semáforo, com um carro absolutamente coberto de adesivos em defesa de um dos candidatos da polarização. Misturava desde o apoio ao sujeito a frases ideológicas com prints dessas tretas que circulam nas redes sociais. Nesta altura do campeonato, já passados na casca do alho, o que ainda move um cidadão a travestir, com tamanho empenho, o projeto pessoal de um "salvador" da Pátria?

Bem que merecia, este senhor que avistei e muita gente por aí, receber mais um choque de realidade, para entender que o buraco é bem mais profundo... É confortável demais criminalizar apenas os políticos opositores, sem verticalizar a discussão sobre o ciclo da corrupção.

Quem tiver dúvidas de onde se encontra no organograma tupiniquim, pode escutar o último episódio do podcast "Cenários", com a jornalista Sonia Racy, no perfil do Estadão das plataformas de áudio.

Ela conseguiu a primeira entrevista da vida com o empresário Carlos Pires Oliveira Dias, 70 anos, ex-integrante do Conselho de Administração da Camargo Corrêa (funções hoje delegadas a sucessores da família) e acionista da Raia Drogasil.

Com a sutileza dos diálogos polidos para falar de temas podres, ele lamenta o que enxerga como uma quebradeira causada pela Operação Lava Jato sobre os maiores grupos da construção civil do país, colocando em xeque, como cita, o próprio knowhow nacional para obras de infraestrutura contratadas pelo poder público.

Vivendo há dez anos no Exterior (sorry periferia), ele praticamente sugere que não há mais interesse nas empreitadas. Tudo assim sem constrangimentos, sem mea culpa.

Certo momento, reconhece que ganharam, todos, muito dinheiro com o formato exposto em cadeia nacional, mas tudo dito numa leveza de chá da tarde entre senhoras, bem perfumado. Conversinha amena.

Em que pesem os erros processuais da Operação e os planos pessoais e políticos de seus cabeças, a ação lavajatista esgaçou o que todo mundo sabia, mas ninguém havia mostrado com tanta clareza. O esquema trazido ainda pelas caravelas era reinante e super sofisticado. Pelo tom do diálogo com minha colega Racy, diria que as intenções seguem vivas...

O que fazer? Fugir para Ratanabá, a civilização perdida na Amazônia, há milhões e milhões de anos, uma fantasia dos que se nutrem de mentiras, de delírios.

O "sumiço" criminoso do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips trouxe à tona essa lenda, já desmentida inúmeras vezes pela Ciência.

Ministro Mário Frias chegou a receber, em audiência, Urandir Fernandes de Oliveira, presidente do Instituto Dakila, defensor da ideia da existência da tal cidade perdida. Com direito a foto e postagem.

Até ontem, havia quem imaginasse que os desaparecidos estariam bebendo o mel de abelhas gigantes, no leito do rio encantado da civilização milenar, desfrutando dos carinhos de indígenas virgens. Fizeram inclusive uma fogueira para assar peixes frescos, sem espinhos, ao lado de Chico Mendes, Zé Maria de Tomé, irmã Dorothy... Porque não basta ser o país da fome, da desumanidade e do desemprego, tem ainda de ser a Nação da loucura, do transe coletivo.

Flores, flores...

Presenças

Diretor de Negócios da Apex Brasil, cearense Lucas Fiuza recebeu, em São Paulo, empresários do Estado para o Fórum de Investimentos Brasil 2022. Evento reuniu CEOs de vários países para intercâmbio de experiências e prospecção business. No registro, Irapuã Dantas, Irineu Guimarães, Roberto Rocha, Lucas Fiúza, Tomás Figueiredo e Jorge Otoch.

Irapuã Dantas, Irineu Guimarães, Roberto Rocha, Lucas Fiúza, Tomás Figueiredo e Jorge Otoch
Foto: Divulgação
Irapuã Dantas, Irineu Guimarães, Roberto Rocha, Lucas Fiúza, Tomás Figueiredo e Jorge Otoch

Zoom

...ainda pelo São João de Mileide Mihaile, segunda-feira última no Marina Park Hotel, ponto de beleza e charme: Kerline Cardoso, influenciadora digital e ex-Big Brother Brasil.

Kerline Cardoso: presença no São João de Mileide Mihaile
Foto: João Filho Tavares/O POVO
Kerline Cardoso: presença no São João de Mileide Mihaile

Beatriz Otoch: 18 anos

Empresário Ronaldo Otoch reuniu família e amigos, em seu endereço, para festa em clima de baladinha para a filha Maria Beatriz, que chega aos 18 anos. Banqueteira Lia Freire assinou o elogiado menu e o evidente bolo foi de Marilza Pessoa. Seguem fotos. Cobertura completa na coluna do domingo.

abrir

Últimas...

Em entrevista para o programa "Mosaico", conduzido por Totonho Laprovitera, colega Lúcio Brasileiro e o apresentador citaram com carinho e respeito meu trabalho na conversa. Grato.

Ciro Gomes iniciou a série de entrevistas que a jornalista Renata Lo Prete fará no podcast do G1 com os presidenciáveis. Os bacanas da polarização ainda não confirmaram a sabatina, ao vivo, por 1h30min.

Escola do Bolshoi apresenta, hoje no TJA, espetáculo de sua turnê pelo Nordeste. Variações de balés clássicos como "Don Quixote", "O Lago dos Cisnes" e "Quebra-Nozes" em cena.

Feliz aniversário para Ticiana Brígido, Martinha Assunção, Luciana Lobo, Nicole Fiúza. Saúde!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?