Logo O POVO+
Bom dia Verônica 2: choque metafórico da realidade
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Bom dia Verônica 2: choque metafórico da realidade

Tipo Opinião
Bom dia Verônica: fenômenos dos nossos dias embolados em trama envolvente (Foto: Divulgação Netflix)
Foto: Divulgação Netflix Bom dia Verônica: fenômenos dos nossos dias embolados em trama envolvente

Paralelos

Escândalo vai, escândalo vem... e fica cada vez mais difícil confiar e seguir as orientações de líderes espirituais e afins, independente do credo ou religião. Isso sem falar naqueles que, por alguma razão que a Ciência e os céus desconhecem, vendem fórmulas fáceis - e caras - para as questões da vida.

Oriundo deste segundo grupo, o coach Pablo Marçal, aqueeele da turma de alunos posta em risco durante vendaval no topo de uma montanha, quase teve sua candidatura à presidência atropelada no embalo da briga pelo comando do Pros. Venceu na Justiça, mas disputa que segue... Lembrei-me dele e de alguns dos personagens da cena pública ao ver a recém-estreada segunda temporada da série de sucesso "Bom Dia Verônica" (Netflix).

Reynaldo Gianecchini interpreta uma espécie de mentor espiritual e de vida golpista que, quase sob uma lente de aumento da própria realidade brasileira, reúne em si alguns dos expedientes (potencialmente criminosos) dessa turma: exploração financeira da fé alheia, assédio sexual e estupros de fiéis, influência política desvirtuada e esquemas de lavagem de dinheiro.

Assistam. Toda regra tem exceções, mas o paralelo com os escândalos nacionais é inevitável.

Inauguração

Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará, recebe hoje para inauguração de novo hospital(Foto: Alex Ferreira/ Divulgação)
Foto: Alex Ferreira/ Divulgação Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará, recebe hoje para inauguração de novo hospital

Presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel conduz hoje a inauguração, início às 16h, da nova estrutura da operadora de planos de saúde. Fica onde funcionava o IBEU-CE, na Nogueira Acioli, e vai abrigar profissionais que atuam na telessaúde e no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS). Investimento celebra os 37 anos da empresa.

O futuro chegou

Fiec Summit: Joaquim Leite (ministro do Meio Ambiente), governadora Izolda Cela, presidente Ricardo Cavalcante (Fiec), prefeito José Sarto(Foto: Marília Camelo/ Divulgação Fiec)
Foto: Marília Camelo/ Divulgação Fiec Fiec Summit: Joaquim Leite (ministro do Meio Ambiente), governadora Izolda Cela, presidente Ricardo Cavalcante (Fiec), prefeito José Sarto

Presidente da Fiec, industrial Ricardo Cavalcante demarcou mais um capítulo de êxito, em sua trajetória como liderança empresarial, com a realização do I Fiec Summit, megaevento com foco no HuB de Hidrogêneo Verde no Ceará. E mais: para além dos interesses do setor produtivo, a presença e o conteúdo trazidos por nomes de referência nacional e internacional em fontes energéticas, atualizaram toda a cadeia de atuação no segmento e situa o Estado como expoente na área. Bravo! No registro da cerimônia de abertura, ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, governadora Izolda Cela, Ricardo Cavalcante e prefeito José Sarto.

Cult

Nestor Santiago: exposição de Francisco de Almeida em BH(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Nestor Santiago: exposição de Francisco de Almeida em BH

Requisitado criminalista e professor Nestor Santiago, momento em que visitava a exposição "Brasilidade Pós-Modernismo", no Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte, terra natal do advogado, há anos radicado no CE. Na imagem, posa em pavilhão tomado pela arte sacra-surrealista do cearense Francisco de Almeida, natural de Crateús. Mostra também conta com obras de Luiz Hermano (Cascavel) e Luzia Simons (Quixadá).

Arraiá e afins...

Sábado no Sítio Ipiranga, em Pernambuqinho, família Pinheiro recebe para o seu tradicional e bienal arraiá junino. Irmãos Fábio Pinheiro, Denise Pinheiro, Ellen Benevides e Silvana Carvalho convidam.

Para a festa, Renê Freire e Ânia recebem em sua bela casa da serra os casais Breno Melo e Juliana, Elinaldo Diniz e Lêda, Germano Albuquerque e Micheline.

Grupo Alchymist ajuda a realizar o sonho de Nicole Oliveira, a Nicolinha, astrônoma amadora mais jovem do mundo, alagoana radicada no Ceará. Vai arcar com parte dos custos da viagem dela e família a Dubai, onde recebe o prêmio Global Child Prodigy Awards 2022, como uma das 100 crianças prodígio de todo o planeta. Outras empresas podem e devem ajudar. Ela merece.

Associação Cearense de Imprensa (ACI) convida para a posse festiva do jornalista Helly Ellery como novo presidente da entidade, em atuação há 97 anos.

Arquiteto Daniel Arruda lotou plateia, em São Paulo, para ouvi-lo durante o Adit Arq 22 - Seminário de Arquitetura, Design e Projetos. Apresentou as joias de sua prancheta no CE, SP e, em breve, no Exterior.

Energia

Fim de tarde deste sábado, Ticiana Rolim Queirós recebe família e amigos, nos jardins de sua residência, brindando seus 40.1. Coerente com sua atuação como empreendedora, articuladora e palestrante sobre ações de impacto social, sugere que os presentes sejam em forma de apoio a um projeto de construção de moradias dignas para a população baixa renda. Na foto, dias atrás, quando deu pausa na intensa agenda para curtir a alegria do Fortal via Camarote Mucuripe, com direito a momento tiete no camarim de Ivete Sangalo. A ela, saúde e muitas felicidades!

Ticiana Rolim Queirós: 40.1 com fôlego renovado para suas ações de impacto social
Foto: João Filho Tavares/O POVO
Ticiana Rolim Queirós: 40.1 com fôlego renovado para suas ações de impacto social

Férias no Ceará

Guga Kuerten e família no Carmel Taíba(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Guga Kuerten e família no Carmel Taíba

Guga Kuerten com a mulher Mariana Soncini, os filhos Luiz Felipe - de nove anos- e Maria Augusta - de dez anos -, além da afilhada e do sobrinho, no charmoso pic nic do Carmel Taíba Resort. Ex-tenista escolheu o Ceará para dias de férias.

Mercado

Guilherme Benchimol e Rodrigo Barroso(Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Guilherme Benchimol e Rodrigo Barroso

Maior evento sobre investimentos no mundo, o Expert XP levou esta semana muitos nomes do Ceará a São Paulo. Um dos sócios da M7 investimentos, Rodrigo Barroso foi um dos participantes. Na foto, com Guilherme Benchimol.

Entre amigos

Marcos André Borges,  Ronaldo Parente, Machidovel Trigueiro e Magno Nogueira
Foto: Arquivo Pessoal
Marcos André Borges, Ronaldo Parente, Machidovel Trigueiro e Magno Nogueira

Marcos André Borges, Ronaldo Parente, Machidovel Trigueiro e Magno Nogueira: happy hour de despedida de Ronaldo, que retornou à sua reconhecida carreira acadêmica nos EUA, pós-férias na Cidade.

Bom fim de semana!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?