Logo O POVO+
Sociedade pandêmica: novos termos para a loucura cotidiana...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Sociedade pandêmica: novos termos para a loucura cotidiana...

Sociedade pandêmica: novos termos para velhos transtornos mentais (Foto: reprodução)
Foto: reprodução Sociedade pandêmica: novos termos para velhos transtornos mentais

Sinais dos tempos

Bateria social: disponibilidade de estar em convívio com outras pessoas. Muita gente tem se queixado da baixa energia para interações. 

Cérebro pandêmico: cansaço constante e falta de foco para praticamente todas as atividades. O excesso de preocupações e incertezas com o futuro dificulta a prática consciente e a conclusão de tarefas. Exercícios físicos, autoconhecimento e a busca de ajuda profissional estão dentre as soluções. 

Otimismo realista: nem positividade tóxica, nem negatividade latente, a proposta é olhar a vida com equilíbrio, entendendo que há sempre pontos bons e ruins, mas alimentando a crença de um futuro melhor. 

Limpeza mental: técnicas e estratégias multidisciplinares a fim de reduzir a ansiedade e a depressão, como meditação, detox digital (passar um tempo sem acessar as redes sociais e as notícias), contato com a natureza. 

Escrita terapêutica: todos os dias, reservar um tempo para escrever sobre o passado, o presente e o futuro, reavaliando constantemente como o tempo tem sido gasto a fim de decidir que atividades merecem continuidade e reforço ou aquelas que devem ser abandonadas ou reduzidas. Termo criado Ryder Carroll no livro "O Método Bullet Journal" e em alta na busca contemporânea por bem estar mental. 

Vinhos e rotas 

Marcelo Arrais e Adriana(Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Marcelo Arrais e Adriana

Marcelo Arrais e Adriana aproveitaram o feriadão visitando as vinícolas da Serra Catarinense, com hospedagem em São Joaquim, conhecida como a cidade mais fria do País. Esticaram para Floripa e Jurerê Internacional. 

Bodas de Porcelana

Victor Melo e Germana: Bodas de Porcelana(Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Victor Melo e Germana: Bodas de Porcelana

Germana e Victor Melo escolheram Donostia/San Sebastián, cidade espanhola localizada no País Basco espanhol, para viagem a dois marcando os 20 anos de união do casal. Cidade mescla construções históricas e a beleza natural da Baía da Concha como cenários. 

Visita

Fábio de Melo e Solange Almeida(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Fábio de Melo e Solange Almeida

Padre Fábio de Melo e Solange Almeida em dia de diversão no Beach Park. Religioso veio à Cidade a convite da Diamond Design, que promoveu show de canções e orações para clientes e amigas da marca.

Tour

Bianca Cipolla e Meire Torquato(Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Bianca Cipolla e Meire Torquato

Bianca Cipolla e Meire Torquato em registro no Giardini della Biennale, onde anualmente ocorre a Bienal de Arte de Veneza. Tour começou pela Alemanha, onde participaram do casamento de Candice Caracas com Berndt Gangelmayer. 

Trend  

Giuliana Botelho: modelo do vestido é trend na cena fashion  (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Giuliana Botelho: modelo do vestido é trend na cena fashion

...E ainda dos 15 anos de Natália Queirós, recebeu muitos elogios a influenciadora digital Giuliana Botelho, com seu modelo Vitor Zerbinato para a The Closet. Vestido, em vermelho e rosa, tem cauda assimétrica, design proposto tempos atrás pela Prada e que desponta como a tendência da temporada, podendo vir à frente ou na lateral da roupa. Red carpets já adotaram a proposta. 

Celebrar 

Requisitada produtora de eventos, Lilian Porto reuniu amigas no Moleskine Gastrobar para brinde pelo seu novo ciclo. Seguem registros... 

abrir

Novo confreiro 

Gustavo Porto e Carmilse: novo confreiro de Amis Et Vins(Foto: arquivo pessoal )
Foto: arquivo pessoal Gustavo Porto e Carmilse: novo confreiro de Amis Et Vins

Confraria Amis Et Vins, sob comando do médico Weiber Xavier, realiza no dia 18 seu jantar de agosto, dando boas-vindas ao seu novo integrante, o executivo Gustavo Porto, na foto com esposa Karmilse. 

Boa semana. 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?