
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
"Hey, Mr. DJ!"
...Sextou e queria mesmo era uma auxílio Euro Summer. Sei lá, deixar de lado um pouco essa paranoia coletiva chamada Eleições Brasil 2022. Vestir uma camisa branca de linho charmosamente amassada e aberta até o terceiro botão, bermuda surfista e Havaianas pretas. Entregar-me ao transbordo de gim e champs, ao som de "Cold Heart", na versão remix de Elton Jhon e Dua Lipa, hit que segue em alta nas areias gregas.
Cheeeeeeeio de pulseira hippie no braço e um terço de Nossa Sra. de Fátima, comprado "in loco", no pescoço. Bronzeado como Álvaro Garnero. Free!
Saindo do transe...
...E voltando aqui para o computador - este sim meu beach club privê, exclusive, gold, prime -, fiquei pensando em como faz falta ao Bolsonaro uma chefe de cerimonial nos moldes da competente Cláudia Matarazzo ou um assessor de imprensa com visão global dos fatos. Gente com termômetro para a realidade, capaz de preparar uma autoridade para seu papel, nem que seja com técnicas de teatro.
Vendo as cenas da posse no TSE e o visível constrangimento demonstrado pelo candidato, me pergunto se o mandatário imaginava que aquele momento seria diferente do ocorrido.
É fato que a participação massiva de chefes de todos os poderes, governadores, enfim, da elite institucional e política no País, somada às palmas efusivas e de pé para o discurso de Alexandre de Moraes, formam uma demonstração clara de defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro. Mas mesmo que não tivesse ocorrido com tal ênfase, ainda assim o assunto ali não seria o último jogo do Palmeiras...
Qualquer evento formal ou minimamente fora da máxima intimidade pressupõe uma preparação e uma performance. E não falo só dos trajes. Trata-se do papel social que cada um cumpre naquele ritual.
Danuza Leão (em memória) lembrava sempre em seus escritos que as pessoas não são convidadas para uma festa no intuito de serem alimentadas pelos anfitriões. Elas eram chamadas a agregar, com presença de espírito, com sorrisos, com energia. Não está disposto? Invente uma desculpa e fique em casa.
Nas liturgias institucionais é mais óbvio ainda que o quórum não está ali para tomar um chope com pastelzinho de carne. As falas, as mãos, o semblante, tudo comunica. O que é possível traduzir de um presidente que vai, mas não integra, em gestos, palavras e simbolicamente o sentido daquele ato? Bom, a mão do peito durante o hino nacional pegou super bem entre seus adictos, mas ficou só nisso.
É tudo dúbio, sublimado, uma marca da comunicação bolsonarista para assuntos relevantes de fato, mesmo antes de 2018... Isso pelo menos para o grande público, já nos grupos privês de WhatsApp... quem leu a série de reportagens do Metrópoles pôde ver nos prints o que vinha sendo desenhado no "real lifestyle club"...
Tive uma ideia, vou pedir ao garçom que leve um bilhete ao DJ, enquanto traz mais uma garrafa à mesa...
- "Hey Mr. Dj, can you please play "Voyage, Voyage" by Desireless?"
Câmara Municipal de Maracanaú realizou, na última quarta-feira, a entrega da Medalha Ivens Dias Branco, comenda que reconhece a atuação de empresários em prol do desenvolvimento, do crescimento e da geração de empregos naquele município. Foram contemplados com a honraria este ano o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, a presidente da Cerbras, Ana Lúcia Bastos Mota, e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Amílcar Silveira, representado pelo filho, o médico José Everardo Silveira Neto. Seguem registros...
É grande a expectativa para a estreia, ainda este ano, da série "Wandinha", uma releitura do clássico "A Família Addams" a partir das vivências de sua primogênita. No papel-título, a atriz Jenna Ortega, que aceitou do diretor Tim Burton o convite apontado como a grande oportunidade de sua carreira. Catherine Zeta-Jones será Morticia Addams, Luis Guzmán vem como Gómez Addams e Isaac Ordonez será o Feioso Addams. Fãs do clã fantasmagórico ansiosos pelo anúncio de datas pela Netflix. Na foto, protagonista apostando no "power pink", tendência de moda da temporada.
Jenna Ortega
Presidente do Sinduscon, empresário Patriolino Dias reuniu amigos no endereço de sua mãe, Graça Dias, para comemorar seu aniversário em descontraído fim de tarde. Ao lado da esposa Renata, recebeu nomes de expressão do Legislativo, Executivo e Judiciário, além de expoentes da cena empresarial, com destaque para a área da construção civil, seu métier. Seguem registros...
Cônsul honorário do México no Ceará, João Soares Neto manteve contato com a nova Embaixadora do México no Brasil, a escritora Laura Beatriz Esquivel, autora do best seller "Como Água para Chocolate", traduzido em mais de 30 idiomas. Deixou o convite para que a diplomata venha ao Estado proferir palestra no Palácio da Luz.
Já garantiram mesa para a festa "Dancing Night by Mano Albuquerque", dia 2 de setembro, no La Casa Lounge: Fábio Campos e Cybele, Josmário Cordeiro e Patrícia Studart, Adolfo Oliveira e Andréa Guilherme, Anastácio Marinho e Christine, Daniel Moura e Alessandra.
Também estarão na balada Tom Prado e Roberta, Luís Eugênio Pequeno e Lara, Marcelo Cidrão e Camile, Nestor Santiago e Andreia.
Bom fim de semana.
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.