É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
O ser humano é uma graça. Parece que a gente está sempre esperando que as pessoas ajam diferente da "vida como ela é", parafraseando o baluarte da anti-hipocrisia, Nelson Rodrigues.
Por esses dias, a família real britânica divulgou a foto de Charles III, agora como rei, e da mulher dele, Camilla, como rainha consorte. Na imagem, também aparecem o herdeiro do trono, William, príncipe de Gales, e a esposa Kate, princesa de Gales, ocupando o posto da eterna Lady Di no organograma palaciano.
As opiniões se dividiram entre quem aproveitou para mais uma vez elogiar a perfeição do Olimpo contemporâneo, e aqueles que se sentiram chocados pela proximidade entre a glamourosa imagem, com todos sorrindo, e a passagem recente da rainha Elizabeth II.
Nunca ouviram o ditado "rei posto, rei morto"?
Essa expressão é tão antiga, que uma das explicações vem de uma clássica história da mitologia grega, aquela conto que narra a vitória do herói Teseu sobre o Minotauro e Minos, o rei de Creta, herdando não apenas o trono, mas também o amor da viúva e a idolatria dos súditos.
Lembrei-me do aforismo ao ver, pelas redes sociais, a repercussão e os brindes pós-vitória de Elmano de Freitas ao Governo do Estado. O poder é mesmo um ímã imperativo, quase avassalador, como uma paixão fulminante de elevador, dessas de acabar casamento.
O sujeito pode ter feito meses de campanha, ter circulado com adesivo no peito até onde não caberia, mas a "convicção" política se transmuta tão rápido quanto a velocidade aplaudível do TSE em contabilizar e anunciar o resultado das urnas.
Daí que nos grupos de WhatsApp ficam circulando os prints com o futuro governador Elmano de Freitas e seu sorriso meio ainda sem acreditar na surpreendente vitória, abraçado com cada figura, incluindo bolsonaristas daqueles de camisa oficial da Seleção...
Tem gente, desavisada, sem entender a versatilidade ideológica, sobretudo no Ceará e com o casamento desfeito e super mal resolvido entre ferreiragomistas e petistas, incluindo quem fez o combo Elmano Bolsonaro no dia 2...
Também é interessante o deslocamento de figuras públicas ou do nosso convívio mesmo, que nunca foram de frequentar igreja nenhuma e, do nada, até para postagem de foto na praia encontram um "gancho" para citar as mensagens deixadas por Cristo, que acabou se tornando uma das bandeiras do momento. E aquele amigo que passou a usar o boné hype do MST sem nunca nem ter pisado sequer numa feira de orgânico em shopping?
Daí a gente faz o que? Observa, finalizando com café e mais uma do "autor maldito":
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos".
Vamos às flores, elas sempre chegam para suavizar, desde que o mundo é mundo...
Sustentabilidade
...E depois do recorde mundial com mais de 800 kitesurfistas ao mesmo tempo no mar, o Cumbuco tem nova boa notícia: a praia se tornou uma das 29 do País a receber o selo Bandeira Azul, que reconhece a qualidade na gestão ambiental de zonas litorâneas e marinas espalhadas por todo o mundo. O distintivo foi criado pela Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.
No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis - SC. No Nordeste, só outras três praias detêm o reconhecimento: Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador, Praia de Guarajuba, em Camaçari (BA) e Praia de Itacimirim, também em Camaçari.
No registro, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que celebra a chancela recebida, junto com o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, durante o recente Winds For Future, quando o Cumbuco recebeu atletas do mundo inteiro numa imersão de esporte e conteúdo sobre sustentabilidade.
Revelações
Deborah Secco foi uma das estrelas da grande festa de aniversário da Arezzo, que comemorou com baile estrelado, no Copacabana Palace, seus 50 anos de mercado. Dias após a bela aparição, atriz foi notícia ao se declarar bissexual em entrevista ao jornal carioca Extra. Casada com o ator e diretor Hugo Moura, ela comentou que já havia tido relações com mulheres. "Tenho uma inclinação maior a me interessar por homens, mas já namorei algumas mulheres. Eu sou livre, gosto de pessoas".
Homenagem
Requisitado advogado trabalhista, há mais de 25 anos em atuação, Fernando Férrer foi homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza com a Medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha, comenda que destaca o mérito de cidadãos ou entidades no campo do Direito. Iniciativa foi do edil Márcio Martins e coube ao advogado e reitor da UFC Cândido Albuquerque, juntamente com Priscila Férrer e Adriana Miranda a entrega do reconhecimento. Seguem registros...
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.