Logo O POVO+
Sinais dos tempos
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Sinais dos tempos

Tipo Opinião
Jório da Escóssia e Graça: tour pelo Japão  (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Jório da Escóssia e Graça: tour pelo Japão

Nova expressão do mundo conectado: "intrusão algorítmica". Diz respeito ao fato de que, cada vez menos, temos domínio sobre o conteúdo que consumimos nas redes sociais.

Diretrizes destas empresas, como a opção do Instagram por vídeos em detrimento das fotos, somadas ao excesso de publicidade, deixam o usuário mentalmente refém, mas com a falsa sensação de protagonismo e liberdade.

Nesse embalo, do ser ou não ser, tem a turma que agora se autointitula "CEO da própria vida", enaltecendo o fato de ser autônomo ou empreendedor, contudo esquecendo-se, como bem lembra Pablo Neruda: "você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências".

Ainda sobre nós...

Pesquisa promovida pela agência de comunicação Dojo mergulhou a fundo nas bolhas de diálogo via redes sociais. Levantamento revela o que já sentimos na prática: 69% dos brasileiros têm amigos com posicionamentos iguais ou muito semelhantes ao próprio. Em outras palavras, há no ar uma falta de interesse pelo debate de ideias com pessoas que pensam diferente.

O estudo se deteve ao ambiente digital, mas na vida real as "varandas" e as "calçadas" já obedecem a esta lógica, sobretudo neste período de grande efervescência política, confere?

Por fim, jornalista João Batista Júnior (Revista Piauí) publicou reportagem sobre o que ele chama de "notícias do andar de cima". Foi vendida pela primeira vez no Brasil, na loja da Hermès de São Paulo, uma bolsa do modelo Birkin Imalaya Niloticus Crocodile Diamond. Valor: R$ 2 milhões.

E quem quiser adquirir um Rolex, como o de modelo Oyster Perpetual Datejust (R$ 102.377,00), à venda na joalheria Dryzun, do Pátio Higienópolis, vai precisar entrar na fila de espera... dentre outros exemplos mostrando que o mercado deluxe tupiniquim está em plena ebulição...

Direito: intercâmbio na Itália

Advogados integrantes do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados no Ceará (CESA/CE) estão em missão internacional em Roma, na Itália. Grupo participa do curso "Os Desafios do Constitucionalismo Digital Contemporâneo", na Universidade Sapienza de Roma, na Itália, além de visitas à Suprema Corte de Cassação, Ordem dos Advogados de Roma, Conselho Nacional Forense, Tribunal do Vaticano e Embaixada do Brasil na Itália.

Ao lado dos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso (STF), o presidente da OAB-CE Erinaldo Dantas participou da abertura do curso, a convite do CESA-CE.

Missão foi organizada por Tiago Asfor, atual presidente do Centro. Participam da programação os diretores Andrei Aguiar, Adriano Costa, Leonardo Vasconcelos, Alexandre Goiana e Imaculada Gordiano. E também os advogados Juvêncio Vasconcelos, Ricardo Wagner, Cássio Pacheco, Cíntia Goiana, Euclides Gomes, André Xerez, Hélio Parente, Erinaldo Dantas, Waldyr Xavier e Parahyba Neto. Registros...

abrir

Evidência

De influenciadora digital e ex-BBB a estrela de novela em horário nobre, Jade Picon é daqueles casos em que o sucesso chegou como um cometa. Na recém-estreada novela "Travessia" (Globo), de Glória Peres, vive a personagem Chiara, que embora não seja a protagonista da trama, já demonstrou que vai dominar boa parte do folhetim. De quebra, vem sendo "flagrada" por paparazzi em trajes sumários nas praias do Rio, levando-a a detalhar seu treino intenso e os 250 abdominais diários para os que desejam alcançar o shape tanquinho.

Jade Picon
Foto: VICTOR POLLAK/ Divulgação
Jade Picon

Bons sonhos

Marcela Turbay Carvalho e as filhas Victoria, Olivia e Eva com a nova coleção de pijamas da Lenita
Foto: Divulgação
Marcela Turbay Carvalho e as filhas Victoria, Olivia e Eva com a nova coleção de pijamas da Lenita

Pensando no Dia das Crianças, a Lenita lançou uma coleção exclusiva chamada "Lenitinha Sleepwear". São pijamas pensados para mães e filhas, em tecidos confortáveis e coloridos. Arquiteta Marcela Turbay Carvalho e as filhas Victoria, Olivia e Eva já entraram no clima.

Conexão Japão

Jório da Escóssia e Graça: tour pelo Japão(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Jório da Escóssia e Graça: tour pelo Japão

Requisitado odontólogo Jório da Escóssia e a esposa Graça Dias Branco da Escóssia percorrem as belezas de Tokyo, de onde seguem para tour asiático.

Mercado

Francisco Holanda e Alberto Pereira(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Francisco Holanda e Alberto Pereira

Francisco Holanda e Alberto Pereira, cubano, com um pé na Flórida, com quem firmou exitosa parceria na cena imobiliária.

Últimas

Espaço de Gastronomia Edil Costa, do chef Edilberto Costa, um dos colunistas de gastronomia do O POVO, venceu o prêmio Top of Mind, do Instituto Nacional de Pesquisas de Qualidade, na categoria "Melhor Escola de Gastronomia" de Fortaleza.

Prisco Bezerra recebeu, por ocasião de seus 50 anos, certificado da Benção Apostólica, assinada pelo papa Francisco.

Industrial Cândido Quinderé pondo em prática desejo antigo: produzir queijos artesanais na fazenda de Quixeramobim. Conta com o olhar precioso da filha Lia, chef egressa da Le Cordon Bleu.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?