É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Até a próxima temporada...
Estou saindo de férias e volto com a coluna em 3 de janeiro. Peço licença para começar do final e já ir me despedindo, ao mesmo tempo em que compartilho algumas sensações dos últimos dias...
O reconhecido neurologista Rodrigo do Carmo Carvalho, cearense radicado em São Paulo e da equipe médica do Sírio Libanês, vem se debruçando sobre as reações do cérebro de quem dedica horas aos famosos seriados disponíveis no streaming.
Para além do tempo diante da TV, ele entende que a cabeça se envolve de tal forma com as tramas que, nos intervalos entre um episódio e outro, ou no vácuo entre uma temporada e a próxima, a mente involuntariamente segue aguardando a próxima cena, o próximo capítulo, a continuidade...
Esta incompletude atuaria como gatilhos de dispersão no cotidiano, cansaço para a atividade laboral, ondas inexplicáveis de ansiedade, exaustão e, em último caso, vício. Alguém se identifica?
Em uma sociedade cada vez mais adepta desta modalidade de entretenimento (audiências massivas comprovam), eu diria que estamos diante de uma nova síndrome da já tão complexa contemporaneidade.
Cruzando conceitos...
Fim de ano sou daqueles adeptos de um balanço pessoal, vocês fazem?
Não precisa de papel e caneta com uma barra no meio dividindo as conquistas das derrotas. Também não prometo mais que deixarei de lado o refrigerante zero, desisti dessa parte ou, como diria um amigo, a vida pressupõe venenos cotidianos, cada um que cuide dos seus...
Mas paro e penso: onde estou e para onde quero ir? Na hora dos fogos, agora silenciosos, meu maior desejo é por uma vida equilibrada, sem maiores sobressaltos e ansiedades, como se os segundos não fossem na espera do que virá no próximo capítulo da série melodramática chamada Brasil.
Vou deixando que caprichosos e garantidos do mundo político briguem sem me atingir. Também sigo indiferente ao fato de que uma tal Farofa da Gkay e similares sejam capazes de parar todas as classes sociais de um país faminto. Vou entendendo que jogadores de futebol são (ou deveriam ser) especialistas em gols e não em transformar a realidade do universo com posts no Twitter e cabelos platinados.
Também não estou planejando grandes metas retiradas da tabela de um coach. Sabe aquele círculo da vida? Usado em dinâmicas para medir como andam os setores da "empresa" ser humano? Ele nunca será um círculo perfeito, assim como a existência não é...
Preencham suas tabelas, sem pesar demais na mão. Na hora da alegria, nada de ficar sentado: pé na jaca! Lembremos sempre que, na tristeza e na decepção, fica mais difícil controlar os litros de lágrimas, os quilos de mágoa...
Se escrevo e você me lê, somos sobreviventes, até o dia que der certo o "acordo" com o Criador. Só não vale se deixar levar pelas neuroses do nosso tempo... Sorry, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Elon Musk, mas fico com Guimarães Rosa: "felicidade se acha é em horinhas de descuido".
Boas festas. Esperança. Até janeiro!
Família Dias Branco comemorou, em cerimônia íntima, os 30 anos do Moinho Dias Branco. Data chega envolta a muitas conquistas da marca cearense, consolidada como maior empresa brasileira de massas e biscoitos. Recentemente, teve seu rating ESG (Environmental, Social and Governance) elevado de A para AA, de acordo com avaliação da MSCI. Com isso, Grupo passa a integrar o seleto hall de companhias globais do segmento de alimentos com nota próxima à máxima (AAA) do ranking, observado por investidores de todo o mundo para avaliar riscos e oportunidades ligados à governança social e ambiental. No registro, Cláudio Dias Branco momento em que homenageava a matriarca Consuêlo Dias Branco durante a solenidade.
CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira foi homenageado, última quarta, por ocasião da solenidade "5G Brasil - o Legado de um País Conectado", promovida pelo Ministério das Comunicações. O empreendedor, junto de outras lideranças nacionais no segmento, recebeu o troféu das mãos do ministro das Comunicações, Fábio Faria, em reconhecimento às suas contribuições para o avanço da tecnologia móvel 5G no Brasil. A Brisanet está em processo de infraestrutura do 5G no Nordeste e Centro-Oeste e deve começar a fornecer a tecnologia nos próximos meses.
Dinâmica médica reumatologista, Niedja Bezerra também é reconhecida, entre as amigas, por seu pé no fashionismo. No festão pelos 50 de Cláudia Majela, apostou em duas trendies da temporada: brilho e plumas. Arrancou elogios.
Mundo jurídico em peso, fim de tarde da última quinta-feira, presente à solenidade de posse do desembargador Durval César de Vasconcelos Maia como novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. Desembargadores Maria Roseli Mendes Alencar assumiu a vice-presidência e Clóvis Valença Alves Filho a corregedoria-regional. Dentre juízes e advogados de expressão, destaque para as presenças do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e da colega de Corte, ministra Kátia Arruda. Registros...
Luciana Marinho, em nome de sua Davvero Distribuidora, recebeu nomes da gastronomia e mercado, no EAT Massas, apresentando os rótulos que traz a Fortaleza, oriundos de regiões pouco exploradas no Sul da Itália, representado no evento pelo importador Vicenzo Grasso. Sommeliére Karime Loureiro conduziu harmonização e articulou as presenças. Cenas...
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.