
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Foi bonito de ver, na chegada, o Palácio da Luz com suas fachadas bem pintadas e iluminadas. Era noite de festa. Lúcio Alcântara transmitiria a presidência da Academia Cearense de Letras ao educador Tales de Sá Cavalcante.
Cerimônias assim sempre são concorridas, mas dessa vez foi diferente. Para além dos já aguardados nomes de expressão na intelectualidade, literatura e cultura em geral do Estado, os salões do palacete, sede do Governo do Estado de 1808 a 1960, foram tomados por lista de peso em vários campos. Foi plural.
Empresários, juízes, desembargadores, educadores disputavam assentos com reitores de universidades públicas e privadas, políticos, médicos, economistas, advogados, jornalistas, presidentes de entidades, secretários do Estado e Município, executivos, deu de tudo, inclusive a ala "arroz de festa" e o que se chamava, no passado, de socialites. Alegorias...
Último presidente, Lúcio Alcântara passou o cargo após longo e detalhado discurso, onde enfatizou a relevância da instituição, primeira Academia do País, antecedendo, em três anos, a própria Academia Brasileira de Letras.
Falando na ABL, instituição estava representada na mesa da sessão pela presença do imortal Antonio Torres, ali levando as congratulações em nome do jornalista Merval Pereira, atual presidente da entidade.
"Estou feliz de estar aqui, sobretudo porque acabo de presenciar um ato democrático, quando um presidente sai e passa a faixa ao sucessor. Isso é democracia", disse o acadêmico, abrindo sua nostálgica fala, cheia de memórias envolvendo colegas da Literatura presentes e ausentes.
Homem de muitas leituras, bom trânsito e articulação em vários meios da sociedade, além da ampla visão de mundo, Tales tentou abarcar seu amplo universo de trajetória e vivências num discurso entrecortado por citações que foram de Sócrates a mensagem enviada pelo confreiro Artur Bruno às vésperas do Natal. Mas essa tarefa, caro novo presidente, é impossível, fica para a biografia.
Olhando para a plateia, estava evidente a riqueza da jornada abraçada pelo educador, para muito além dos muros de suas reconhecidas instituições de ensino que formam o Grupo FB.
Um piano de cauda com doce voz feminina deu o tom do coquetel, que transcorreu sob chuva torrencial. Essa mescla de gente ficou "ilhada" no palácio, ouvindo "New York, New York" e "La Vie En Rose", com uma taça de Cartuxa nas mãos e degustando, dentre tantas delícias, um canudinho folheado de quatro queijos com presunto de parma que me fez perder a compostura.
No mais, aquele zunzum das personas, também interagindo no pátio externo do prédio, sob grande toldo. Além dos respingos nos ternos e vestidos, os presentes levaram para casa as lembranças de uma ode à história, à memória e à cultura do Ceará, com olhos para o futuro. Viva o novo presidente e a Academia Cearense de Letras!
Primeiras cenas...
Depois publico mais.
Nesta sexta-feira, 27, chega às plataformas digitais de música o álbum "Andar com Gil", produzido e gravado a quatro mãos pela cantora e pianista Delia Fischer e o cantor e multi-instrumentista Ricardo Bacelar (foto). Álbum homenageia Gilberto Gil e privilegia canções que falam de espiritualidade. O próprio compositor baiano participou nos vocais da nova versão de "Prece", e traçou elogios ao projeto. Os bastidores deste encontro dos três virou videoclipe também disponível, a partir de amanhã, no YouTube.
Ricardo Bacelar: álbum homenageia Gilberto Gil
Secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes segue hoje a Brasília, onde participa de reunião do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Consefaz) sobre a proposta de reforma tributária.
Novo gestor julga "imprescindível" uma simplificação das relações entre Estado e contribuintes, melhorando o ambiente de negócios e aliviando a carga tributária dos que têm menor capacidade contributiva.
Ao mesmo tempo, defende uma análise minuciosa dos impactos para que os entes federados não tenham perda de arrecadação, sob pena de inviabilizar políticas públicas fundamentais, um cálculo difícil de ser fechado.
No CE, tem como desafio manter a sustentabilidade fiscal do Estado em um cenário econômico de incertezas. O orçamento deste ano, vale lembrar, já nasce com R$ 2 bilhões a menos, em razão de mudanças na legislação do ICMS aprovadas pelo Congresso Nacional no ano passado, ou seja, executivo precisará se desdobrar em busca de novas estratégias e saídas.
Le'Loyn Parfums realiza, nesta sexta, experiência sensorial com perfumes de luxo. Quem conduz é o consultor Luiz Junior, treinador oficial de marcas como Hermés e Mont Blanc. Influenciadoras Paulinha Sampaio e Karla Alexandrina atuam como embaixadoras da ação.
André Bichucher comemora: seu Mangue Azul foi eleito o melhor em Experiência Gastronômica de Fortaleza pelo prêmio Melhores Sabores da Cidade, promoção da jornalista Izakeline Ribeiro.
Professores Manassés Claudino Fonteles e Sofia Lerche Vieira, da Uece, foram recentemente contemplados com Bolsa Sênior do CNPq, sendo 54 para todo o País e apenas seis no Nordeste.
Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante recebeu a visita de Bernardo Fialho, Assessor para Assuntos Econômicos e Temas Globais do Consulado da Alemanha (Recife), e Sven Richard, diretor presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha do Ceará. Em pauta: possibilidades de parcerias.
Márcio Rodrigo Gutierrez Rocha toma posse, dia 31, como novo Delegado Geral da Polícia Civil, sucedendo Sérgio Pereira dos Santos no cargo.
Idealizador do DFB Festival, Cláudio Silveira decola para o Rio de Janeiro e promove segunda edição do festival multicultural ID:Rio.
Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.