
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Sobre hoje...
Publiquei umas brincadeirinhas, dias atrás, com a forma como as mulheres desejariam viver o 8 de março, se cercadas por flores e uma visão romântica da data ou com o reforço de suas bandeiras de luta por igualdade de oportunidades e salários com os homens.
Enquanto essas diferentes e legítimas abordagens do novo papel feminino motivam debates entre elas e na opinião pública, há empresas compreendendo que, para avançar na pauta da equidade laboral entre os gêneros, é preciso quebrar paradigmas.
Chegamos num momento no qual não basta só oferecer condições para que as funcionárias possam exercer cargos de liderança e crescer nas carreiras. É preciso romper com premissas históricas, que dividiam e mantinham a sociedade entre o homem da rua e a mulher do lar.
Li na Forbes Brasil que a petrolífera Shell, a farmacêutica Haleon, a JTI, do mercado de tabaco, e o banco JP Morgan estão dentre as grandes corporações que aumentaram, voluntariamente, a licença-paternidade.
Na Haleon, por exemplo, a licença passou a ser de seis meses. Na Shell saiu de 20 para 56 dias corridos. Em todos os casos, o benefício é válido para adoções e casais homoafetivos e o foco é justamente permitir que cônjuges possam se apoiar nestes momentos, retornando depois, com mais equilíbrio na divisão de tarefas, aos postos de trabalho.
O mundo da gestão e recursos humanos há décadas brada: o investimento em pessoas demanda um custo, mas retorna em aumento de produtividade, engajamento, envolvimento e entrega final das equipes, impactando, positivamente, os resultados das organizações.
Nesta data de múltiplas camadas, um abraço às leitoras que preferem as flores e nas que vão estar com as mãos e as mentes ocupadas com bandeiras de luta. Que elas possam viver a efeméride da maneira que lhes convier, mas tendo como cenário uma sociedade mais compreensiva e aberta ao papel da mulher contemporânea.
Trouxe estas novidades do mundo do trabalho e das questões entre gêneros só para deixá-los informados sobre o que acontece e se discute por aí, mas olhando para nosso quintal, o Dia da Mulher no Ceará tem uma causa imperativa: o combate à violência e ao feminicídio.
Yanny Brena, paz e luz a você e às demais habitantes no céu das assassinadas!
Uma por todas, todas por uma
Juntas na foto e na luta contra o machismo, a violência, a desigualdade de gênero e por oportunidades de trabalho para as mulheres: Annette de Castro, líder no Ceará do Grupo Mulheres do Brasil, mantém agenda permanente envolvendo as diversas demandas da população feminina, em vários segmentos sociais. Ticiana Rolim Queiroz, presidente da Somos Um e investidora de impacto social, fomenta iniciativas nas periferias garantindo renda, formação e oportunidades para mulheres carentes. Dora Andrade, fundadora da Edisca, acolhe meninas em situação de vulnerabilidade e suas famílias transformando, pela arte, trajetórias de vida antes fadadas ao descaso. Feliz Dia da Mulher!
Na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, um imóvel da Dasart Engenharia, com 5 mil metros quadrados abrigará, de 12 de setembro e 9 de outubro, a 25ª Edição da CasaCor Ceará. O tema deste ano é "Corpo & Morada", baseado o Manifesto 2023, que aborda tendências de comportamento que estão impactando o estilo de vida atual. No registro, Vitor Frota, CEO Dasart Engenharia, e Neuma Figueiredo, diretora da CasaCor Ceará, momento em que selaram a parceria. Promete!
Top model norte-americana Kristen McMenamy (58 anos) protagonizou, desfilando para a grife Valentino na Semana de Alta Costura de Paris, o conhecido refrão do samba de Paulo Emilio Vanzolini: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Tropeçou com os saltos e caiu de bumbum no chão na passarela. Com seu ar fashion-impáfia, levantou-se, jogou o scarpin fora do seu caminho e refez sua passagem descalça para os aplausos de quem assistia a apresentação.
Mota Machado oficializou, em evento com o mercado, parceria com a marca Biosphere by C. Reymond. Marcus Araújo, CEO da Datastore, maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado do setor imobiliário, e também curador do conceito Biosphere, conduziu o momento.
Projeto com a empresa cearense marca o primeiro negócio corporativo de Cauã Reymond no mercado imobiliário. A ideia da marca é criar condomínios que entreguem experiências de contato com a natureza, mobilidade urbana e vida saudável, baseados no lifestyle do artista. A Biosphere by C. Reymond pretende espalhar a ideia dos condomínios em todo o Brasil, iniciando por Fortaleza.
No registro, Marcus Araujo, CEO da DataStore e curador do conceito Biosphere; Wallace Soares, diretor comercial Mota Machado; Rafaela Machado, diretora de marketing Mota Machado; e Claudio Barreira, diretor de engenharia Mota Machado.
Diretora de marketing do Grupo AGP, Camila Melo recebeu a empresária e presidente do LIDE Ceará, Emília Buarque, para preparativos de uma ação relativa ao Mês da Mulher na Extrema Jaguar Land Rover. Momento exclusivo para convidadas promete reunir nomes de peso do mundo executivo feminino.
No dia 27 de março terá início o curso online da professora e filósofa política Catarina Rochamonte, voltado a destrinchar o pensamento de Hannah Arendt, Simone Weil e Edith Stein. Abordando temas complexos de modo simples e didático, o curso propõe uma iniciação aos conceitos filosóficos de Fenomenologia, Mística e Política a partir dessas três pensadoras. Para maiores informações acessar o site.
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.