Logo O POVO+
Tenho para mim que, se morto voltasse, Gugu estaria por aí...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Tenho para mim que, se morto voltasse, Gugu estaria por aí...

.
Tipo Opinião
Herança de Gugu Liberato será dividida para os filhos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Herança de Gugu Liberato será dividida para os filhos

Gugu, corre aqui!

Tenho uma amiga que se diz sensitiva, vê pessoas mortas, sente a presença de espíritos. Trabalhamos alguns anos juntos e, a depender dos locais que visitávamos profissionalmente, ela costumava relatar o movimento de penumbras, ventos estranhos, suspiros no ouvido. Ui!

Certa vez, fomos percorrer o Theatro José de Alencar para planejar um evento que faríamos semanas depois. Ao entrar na nave central em direção ao palco, sem ninguém além de nós e com pouca luminosidade, ela teve um mal estar súbito e precisou sair de supetão para pegar um vento na Praça, sem conseguir mais retornar.

Queda de pressão? Tontura? Pânico? Nada disso.

Segundo seu relato posterior ao piripaque, o prédio histórico reúne um grande número de espíritos que, no passado, frequentaram o teatro e aquela região do centro da Cidade.

Nossa entrada teria despertado, sobre ela, um excesso de manifestações sobrenaturais, deixando-a energeticamente sufocada, com o rosto avermelhado, coração descompassado.

Tais almas, explicou, por inúmeros motivos estariam orbitando o espaço que tanto prezaram durante a vida terrena, algumas vezes em busca de contato.

É óbvio que, depois disso, nunca mais consegui entrar no TJA da mesma forma... Embora cético, sempre dou uma olhada se, por detrás dos casais alinhados que sentam nos camarotes, não vislumbro qualquer aparição.

É impossível sentar naquelas cadeiras de palhinha sem imaginar que, ali do lado, pode estar Haroldo Serra, Antonieta Noronha, Gasparina Germano, José Carlos Matos e tantos outros nomes que narram, com seus talentos, os mais de 100 anos da nossa joia citadina.

Interessante que as cadeiras originais, em palhinha, são conectadas umas às outras, de forma que, ao sentar num dos assentos, o impacto do quadril acaba mexendo com toda a estrutura e fazendo ecoar rangidos ao longo da fileira. E lá se vai eu devanear acerca dos amigos do além que estariam dividindo comigo a plateia.

Minha avó sempre dizia: não fale de quem já morreu, pois ele pode vir puxar seu pé enquanto você dorme. Quer saber? Se morto voltasse para cobrar injustiças e passar a limpo o que foi feito em vida, Gugu Liberato já estava era enviando mensagens subliminares e bilhetes, desaforados, a quem não permite o devido descanso do criador do bordão "Viva a noite, viva, viva, viva!".

São tantos relacionamentos, filhos, desavenças e conchavos vindo à tona - levianamente - após a passagem do apresentador que, penso eu, tendo a possibilidade de vir das uns cascudos em quem merece ele não se privaria dessa lavagem de roupas holística.

Sobre os artistas que já se foram, seria maravilhoso se pudessem voltar para dar uns toques de inspiração na turma que ficou, especialmente no âmbito da música, que tem perdido nomes de grande expressão, repertório e legado, num cenário atual de inúmeras produções efêmeras e descartáveis.

Vou indo... prefiro seguir o conselho da minha avó e deixar os "fantasminhas" em paz. Mas se Rita Lee, Gal Costa, Morais Moreira, Erasmo Carlos e Tina Turner quiserem dar um alô, estamos por aqui...

Flores... brancas.

Negócios dos ventos

Mariana Bokel, diretora de Comunicação; Julio Capua, CEO do Grupo; e Maria Eduarda Migliori, diretora de Impacto, sócios do Carnauba Wind House(Foto: André Ligeiro/Divulgação)
Foto: André Ligeiro/Divulgação Mariana Bokel, diretora de Comunicação; Julio Capua, CEO do Grupo; e Maria Eduarda Migliori, diretora de Impacto, sócios do Carnauba Wind House

Jantar nesta quinta-feira, em São Paulo, apresentou ao mercado o Carnaúba Wind House, um dos empreendimentos sustentáveis do Grupo Carnaúba no Preá, região cearense mundialmente reconhecida como um dos destinos mais procurados por praticantes de kitesurf.

O anfitrião da noite, cheia de nomes expressivos do Sudeste, foi o CEO do Grupo Carnaúba, Julio Capua, ex-sócio e cofundador da XP, ao lado da sua mulher, Gabriela, e dos sócios Bruno Paoli, Eduardo Juaçaba, Frederico Ferreira, Maria Eduarda Migliori e Mariana Bokel.

O Carnaúba Wind House é um clube com hospedagem, onde os sócios terão direito a cotas para passarem até dois meses em diárias no local a cada ano, uma opção imobiliária que promete o conforto de uma casa de férias com a estrutura para home office e os amenities de hotel e clube. A construção começa no segundo semestre e fica pronto em 2024.

Zoom

...Ainda pelo casamento de Tiago Pelúcio e Lívia Pessoa, zoom na presença da influenciadora digital e modelo Bruna Massaglia, esposa do vereador Pedro França. Trajou autenticidade no longo da estilista Neyanny Ximenes (Amitie Couture). Na intimidade da família, curte o filho Pedro Massaglia França, que comemorou 8 meses em clima de arraiá.

Bruna Massaglia: presença nas bodas de Tiago Pelúcio e Lívia Pessoa
Foto: João Filho Tavares/O POVO
Bruna Massaglia: presença nas bodas de Tiago Pelúcio e Lívia Pessoa

Farra e tradição

Finalizado o mês de junho, município de Maracanaú se consolida, cada vez com maior projeção nacional, como o maior festejo junino do Ceará e um dos maiores do Nordeste, conseguindo unir a tradição regional, em gastronomia, cultura e cancioneiro popular, aos atrativos de massa, como os nomes de grande apelo da música que subiram ao palco. Noite das mais concorridas foi a da apresentação do DJ Alok, que brincou no palco mesclando Luiz Gonzaga com as batidas das carrapetas. Seguem algumas das presenças na festança...

abrir

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?