É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
Não sei vocês...
Das últimas vezes em que recebi turistas na Capital, ao ser indagado sobre a tradicional "Peixada Cearense", aquela no caldo, com ovos cozidos e legumes boiando, acompanhada de arroz e do pirão fumegante, tive muita dificuldade em visualizar onde ainda estaria sendo servido o prato que, por décadas, foi um dos maiores símbolos da nossa culinária.
Sem saudosismos vazios e muito menos críticas à internacionalização e à gourmetização da cena gastronômica local, que tem nos rendido uma praça diversificada de sabores e de alta qualidade no serviço. Mas em que momento nós mesmos, cearenses, deixamos que as tradicionais peixadas da Beira Mar, da Varjota e de outros pontos da Cidade perdessem valor e interesse ao ponto de fecharem as portas?
Nunca se viu tantos locais dedicados à comida asiática, italiana tradicional e contemporânea, portuguesa, grega, peruana e afins.... Até o churrasco, antes servido com baião de dois e farofa, passou por uma ressignificação e, atualmente, apresenta-se como corte nobre "disso e daquilo" acompanhado de batatas à moda argentina, chilena, uruguaia e por aí vai.
Ao mesmo tempo em que assistimos a essa desconstrução permanente da histórica cultura alimentar cearense, gastrônomos e pesquisadores dedicam-se cada vez mais ao tema nas universidades, um verdadeiro paradoxo entre conceito e mercado.
Há cerca de 20 anos, os chefs Élcio Nagano, Bernard Twardy e Fernando Barroso (em memória) se uniram formando um projeto voltado à pesquisa, preservação, catalogação e memória da riqueza e diversidade da cultura alimentar.
A iniciativa virou o livro "Ceará à Mesa - Sabores, Histórias e Receitas", um mergulho editorial nos insumos, produtores, práticas e narrativas por trás de produtos como o caju, caranguejo, queijo coalho, lagosta, camarão, tilápia, atum, vegetais, carne-de-sol, cabrito, porco e capote.
Obra tem lançamento hoje à noite, às 19 horas, no Senac Aldeota, demarcando um documento de múltipla importância para a salvaguarda dos nossos costumes à mesa, antes que tudo se transforme em hambúrguer gourmet.
Flores...
Fortaleza está entre um grupo seleto de cidades mundiais com experiências relevantes e inovadoras na área da gestão pública. Entre os dias 13 e 17 de agosto, a Universidade de Harvard, em Nova York, sediou um encontro que reuniu líderes municipais de 39 prefeituras ao redor do mundo com esse perfil. O vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, e o secretário de Governo, Renato Lima, integraram a sétima turma do curso, que propõe inovações para fortalecer as prefeituras, a fim de resolver os principais desafios da comunidade e melhorar a vida das pessoas.
Na foto, Élcio com Michael Bloomberg, empresário, político e filantropo norte-americano, fundador da Bloomberg L.P., empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro e, portanto, promotor do congresso.
Muito querida em vários meios, a empresária Cláudia Quental brindou sua nova idade reunindo turma do coração, no Sótão, do Moleskine, durante animada noite de champs & delícias. Registros...
Da turma que não canta, não dança, não pinta, não interpreta, mas faz um sucesso absurdo, Sasha Meneghel é estrela da coleção Essential, da joalheia Vivara. Nas fotos, que ilustram a campanha, a famosa usa peças que vão ao encontro da tendência "effortless chic", ou chique sem esforço -, variando entre anéis, piercings e brincos em prata 925 e em prata com banho de ouro amarelo, cravejados com pedras. Essa é a terceira linha Vivara lançada com fotos de Sasha, que já foi rosto das coleções Galaxy e Nature. Brilha!
Duda Dubeux, diretora Comercial, Marketing e CX da Moura Dubeux, em registro com o restaurateur André Bichucher, chef e sócio-proprietário do Mangue Azul, momento em que ele recebia a executiva em seu badalado restaurante, aplaudido pela criatividade e qualidade do menu executado pelo craque Ivan Prado.
Aberta no Centro Cultural Unifor, em prestigiada vernissage, a 22ª edição da mostra Unifor Plástica. Neste ano, o salão recebe a curadoria de Denise Mattar, com o conceito "Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante", reunindo mais de 60 obras de 31 artistas. Seguem presenças...
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.