Logo O POVO+
Num futuro não tão distante, sombras do passado...
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Num futuro não tão distante, sombras do passado...

.
No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global (Foto: )
Foto: No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global

Eu não ia nem falar

...mas as críticas recorrentes às atuações institucionais e políticas das primeiras-damas, esquentadas no último fim de semana com a participação de Janja Lula nas sessões de negociações do G20, deixam claro que esse papel, alegórico, espontâneo e informal em tese, mas estratégico e cheio de intenções eleitorais futuras na prática, demonstra a necessidade de uma regulamentação legal.   

Na cúpula, fechada ao público e à imprensa, Janja era a única esposa participante, dentre todos os chefes de estado com assento no grupo. Daí que entusiastas aplaudem o engajamento da socióloga e opositores ao atual mandatário publicam textões, esquecendo-se de que, há poucos meses, era a mulher do Capitão quem fazia as vezes de "first lady" nas andanças do agora inelegível ex-PR.  

O assunto aqui não é sobe machismo, preparo acadêmico, capacidade de interlocução, espectro ideológico e nem as contribuições que estas mulheres podem - ou não - dar ao marido eleito democraticamente, mas acerca dos limites desses expedientes, que se dão com o erário público, mesmo que não haja objetivamente uma remuneração. E desde já, o mesmo vale para maridos de mulheres eleitas. 

Basta fazer um pequeno restrospecto do Brasil recente, incluindo estados e capitais, para perceber que o "primeirodamismo", cada vez mais, representa para as ocupantes verdadeiras plataformas de projeção política, garantindo boas colocações no organograma das instâncias governamentais após o fim dos mandatos dos cônjuges. 

Na iniciativa privada, onde as gestões primam pela excelência e o esforço na busca por clareza das metas, dos orçamentos e dos planos, empresários, consultores organizacionais e corpo diretor vêm numa escalada de depuração das relações baseadas em outros parâmetros que não o profissionalismo. Já no mundo bancado pelos contribuintes... 

Dentre a dama que incentiva os artesãos e faz trabalhos com crianças à militante partidária com poder de voz nos palácios, não é a respeito de um modelo correto a discussão. O que está posto é uma falta de parâmetros objetivos, abrindo ampla margem para o usufruto político da relação conjugal. Não tem como a sociedade esperar que todas sigam a sobriedade de Ruth Cardoso em seu afã permanente, durante os dois mandatos de FHC, no sentido de não misturar as estações.  

...E olhe que estou no campo do oficial, nem entrei nos lances escusos que percorrem gabinetes no Brasil afora, daqueles que se dão apenas dentre quatro paredes, mas com os vencimentos pingando, mês a mês, às nossas custas...

Por fim, aos que lutam por maior protagonismo feminino nos espaços de poder, creio que este não seja o caminho mais legítimo e transformador das estruturas. Pelo contrário, é a perpetuação autorizada e valorizada do establishment de uma sombra do passado...

Flores...  

CasaCor Ceará

PORTAS ABERTAS 

Em prestigiado coquetel, noite do último sábado, Neuma Figueiredo e equipe inauguraram a edição 2023 da CasaCor Ceará, maior mostra de arquitetura, decoração, arte, design e artesanato do Estado. Presidente do Grupo Três Corações, Pedro Lima; e a empresária e empreendedora social (Somos Um Ceará) Ticiana Rolim Queiroz são os homenageados desse ano pelo evento. Seguem presenças... 

abrir

 

Num futuro não tão distante... 

 

abrir

Quem assistiu o desenho animado "Os Jetsons" deve lembrar da estética dos ambientes e das múltiplas opções tecnológicas que o futuro traria. Aquela proposta não se materializou na velocidade com que imaginávamos, mas tem suas expressões no presente. Foi esse contexto que inspirou o arquiteto Rodrigo Maia ao compor o living da CasaCor Ceará 2023.

O espaço possui 75m² e se resume em uma grande sala de estar central com um móvel bar ao fundo, desenho do arquiteto. O ponto central é uma parede curva metalizada, que abriga acervo de obras de arte e o aparador côncavo desenhado por Arthur Casas.

Piso em granito álamo navona bruto faz contraponto ao desenho futurista do mobiliário, tudo arrematado por iluminação indireta, escolha fundamental para conferir dramaticidade ao espaço e emoldurar os grandes arcos existentes no imóvel. É de encher os olhos!

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?