É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.
A Pague Menos e a Extrafarma anunciaram ao mercado, na tarde dessa segunda-feira, 4 o início de um processo de transição no cargo de diretor-presidente. O executivo cearense Jonas Marques, com ampla bagagem em grandes grupos da indústria farmacêutica pelo mundo, assume a diretoria-executiva da companhia, sucedendo Mário Queirós.
Com mais de 30 anos no segmento, Jonas liderou áreas estratégicas em multinacionais como Bayer, Roche e Stiefel Laboratories (companhia pertencente à GSK). Até recentemente, ocupava o cargo de presidente da divisão de Consumer Health da Bayer para os mercados da Austrália e Nova Zelândia – função também exercida por ele no Brasil e na Itália.
"O final do processo de transição marcará o encerramento de um ciclo de oito anos do executivo Mário Queirós como CEO da companhia. Nesse período, ele foi responsável por conduzir uma relevante transformação na empresa, que saiu de um faturamento aproximado de R$ 5 bilhões em 2015 para R$ 12 bilhões nos últimos 12 meses, com importantes marcos alcançados, como a entrada da General Atlantic como investidor em 2016, a abertura de capital em 2020 e a aquisição da Extrafarma em 2022", diz o comunicado.
“Foi uma alegria e uma honra liderar a empresa nestes oito anos, contribuindo para o processo de crescimento, estruturação e profissionalização do negócio. Deixamos a Pague Menos e Extrafarma com mais de 1.600 lojas e 25.000 colaboradores, atendendo 20 milhões de clientes em todo o país” afirma Mário Queirós também em comunicado da empresa.
“O processo de escolha do novo CEO e contratação de Jonas foram feitos com muito cuidado. Acompanhamos sua carreira há mais de 10 anos e temos confiança na sua escolha. A transição foi muito bem desenhada e tenho convicção no sucesso de Jonas à frente da companhia”, conclui.
Ainda sobre Jonas Marques, teve a oportunidade de atender diretamente as principais redes de farmácia nos mercados em que atuou, com experiência importante em áreas diversas e complementares como comercial, logística, abastecimento e precificação.
O executivo teve ainda passagem pela presidência da Acessa, antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição). Além de sua experiência e capacidade técnica, Jonas tem um perfil motivacional importante, tornando ainda mais forte sua identificação com Pague Menos e Extrafarma em todas as suas áreas.
“Estou muito feliz e honrado com o convite da Pague Menos para este grande desafio. A partir de minha ampla experiência profissional no setor farmacêutico e com um compromisso em execução que equilibre crescimento e rentabilidade, espero contribuir para o contínuo sucesso da empresa e para sua missão diária de entregar saúde para todos os brasileiros. É uma honra suceder a Mario Queirós após a sua exitosa liderança na companhia e trabalharemos juntos para uma transição efetiva”, declara Jonas no mesmo comunicado enviado ao mercado.
Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Pague Menos e Extrafarma, acredita que a chegada de Jonas dará início a um novo capítulo na história da empresa. “Acreditamos firmemente que sua visão estratégica, larga experiência e comprovada capacidade de liderança irão conduzir a companhia a um protagonismo cada vez maior dentro do ecossistema de saúde brasileiro. Estamos muito entusiasmados com a sua contribuição para o futuro da Pague Menos e Extrafarma. Aproveitamos para agradecer também a Mário pela excelente condução da empresa nos últimos 8 anos, com transformações importantes no negócio executadas com sucesso.”
Deusmar Queirós, fundador e principal acionista da Pague Menos e Extrafarma, olha com entusiasmo o contínuo processo de profissionalização da companhia e a chegada de Jonas ao cargo de CEO. “Trata-se de um executivo com carreira muito sólida e global no setor farmacêutico, com uma excelente reputação na gestão e que é natural do Ceará, assim como a Pague Menos”, afirma Deusmar. “Temos plena confiança que seus próximos passos serão alinhados aos valores de nossa empresa, com foco no crescimento com rentabilidade e democratização do acesso à saúde”, completa.
Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.