Logo O POVO+
Na "confra" da empresa, vá no mediano: nem menos, nem mais
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Na "confra" da empresa, vá no mediano: nem menos, nem mais

.
Espumante  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Espumante

Falei na rádio durante meu quadro, às quartas-feiras, 10h20min, na O POVO CBN e, dada a repercussão, resolvi trazer para nosso papo aqui na coluna. O âncora Jocélio Leal me perguntava sobre a etiqueta nas confraternizações de fim de ano das empresas.

Eu lembrava aos ouvintes que, em toda e qualquer atividade no mundo corporativo, seja ela laboral ou celebrativa, as pessoas estão sendo observadas e analisadas por seus superiores e parceiros da empresa presentes ao evento.

Sendo assim, muito antes de ser mais uma chance de beber, comer e dançar de forma desmedida, é mais uma oportunidade estratégica de apresentar uma imagem equilibrada, madura e apta a galgar maiores e melhores funções dentro do organograma. 

- Vista-se como se fosse trabalhar, com um leve toque festivo, como uma cor mais viva de uma camisa, no casos dos homens, ou um acessório mais arrojado, no caso das mulheres. Não é momento para sensualizar, ostentar e nem para mostrar fashionismos. 

- Em caso de amigos secretos, escolha presentes mais neutros, sem demonstrações de intimidade, por exemplo: o livro da vez no mundo business, uma gravata em tom discreto, um kit de cerveja artesanal ou um vinho. Nada de trajes de banho, lingerie, peças marcantes. 

- Na hora de citar as características do amigo secreto, nada de citar aspectos físicos (mesmo positivos, não convém), de estilo (por exemplo, chamar de patricinha ou de hippie da empresa), fragilidades pessoais (introspecção, espírito explosivo, dispersão) ou detalhes pessoais delicados (questões relacionadas a saúde mental, família, religião, identidade sexual, raça, perda de um parente recente ou a dedicação a um filho com deficiência).

- Revele seu amigo secreto a partir de aspectos profissionais positivos como assertividade, capacidade de liderança, bom humor diário, objetividade para resolver emergências, sensibilidade para entender e ajudar em questões delicadas com pessoas da equipe, organização, espírito agregador. Indo por esse caminho, além de evitar constrangimentos e exposições desnecessárias, você vai demonstrar sua capacidade de observação e análise dos perfis profissionais dos colegas, uma expertise importante para gestores. 

- Mesmo que a comida e a bebida estejam excelentes, que a empresa tenha caprichado no menu, nada de excessos! Não é o momento de comer além da conta e muito menos de encher a cara. Se for em restaurantes, nada de pedir os itens mais caros do cardápio. Alguns drinks para brindar e uma refeição normal são sempre a melhor opção. 

- À mesa, nada de falar mal dos colegas e dos superiores. De um jeito ou de outro, esses comentários acabam vazando pelos corredores depois. Líderes e profissionais que se veem como gestores no futuro não têm tempo sobrando para fofocas. É hora de relembrar momentos bons do ano, desafios superados e, saindo desta seara, aposte em temas gerais, como o novo filme da Netflix, uma nova receita, uma cantora que lhe chamou atenção, questões do cotidiano, futebol, tudo ameno, suave, sem pesar o clima.

- Se a festa evoluir para danças, siga na mesma toada. Pode ser alegre, cantar refrões, fazer selfies na pista, mas nada de exageros. Mesmo que a música peça para descer até o chão ou na boca da garrafa, fique "dançando e rodando", como diria Silvio Santos em seu programa de auditório.

Hoje em dia, mais do que no passado, as pessoas são avaliadas no ambiente corporativo para muito além de seus potenciais técnicos e diploma. Momentos descontraídos e com oferta de comida e álcool são uma ótima oportunidade para demonstrar educação, inteligência emocional, capacidade de relacionamento interpessoal com um grande número de colaboradores e com diferentes perfis, equilíbrio e maturidade. 

Lembre-se, você está sendo observado e um dia, quem sabe, pode estar sentado na cabeceira da mesa! 

Boas festas! 

Medalha da Ordem Alencarina

Durval Maia, Abelardo Benevides, Elmano de Freitas e Gardel Rolim(Foto: JOÃO FILHO TAVARES)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES Durval Maia, Abelardo Benevides, Elmano de Freitas e Gardel Rolim

Logo mais às 17h, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) realiza a solenidade de outorga da Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, quando serão agraciadas 42 personalidades que se destacaram no Direito do Trabalho ou que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Nos jardins da sede, na Avenida santos Dumont, cerimônia acontece a cada dois anos, sendo os homenageados indicados pelos desembargadores do Tribunal, membros do Conselho da Ordem. Na foto, presidente da Corte, desembargador Durval Maia com três dos homenageados: Abelardo Benevides, Elmano de Freitas e Gardel Rolim.

Zoom 

Rachel Teixeira(Foto: joão filho tavares)
Foto: joão filho tavares Rachel Teixeira

...Ainda pelo festão de 30 anos da Tallis Joias, zoom na presença da odontóloga Rachel Teixeira, que comanda o Pele Atelier, clínica onde executa sua expertise em harmonizações facial e outros protocolos para a beleza, o rejuvenescimento e a correção de formas indesejáveis ou disfuncionais. Com o médico cirurgião plástico Paulo Régis Teixeira forma um dos casais mais distintos e requisitados nas rodas da Cidade. 

Presenças 

Auricélia Queirós e Patriciana Queirós Rodrigues (Foto: lide/ divulgação )
Foto: lide/ divulgação Auricélia Queirós e Patriciana Queirós Rodrigues

No Natal do Bem, leilão filantrópico promovido anualmente pelo Lide Ceará, Auricélia Queirós e Patriciana Rodrigues, na plateia para aplaudir Deusmar Queirós, empresário homenageado pela entidade em virtude das ações de cunho social desenvolvidas pelo Grupo Pague Menos. Cobertura completa na coluna do domingo. 

Reconhecimento 

Juíza do Trabalho atuando há mais de dez anos em Baturité, Lena Marcílio foi homenageada pela Câmara Municipal daquele município com o titulo de Cidadã Baturiteense. Além da família e do prefeito da cidade, Herberlh Mota, parlamentares e personalidades da região prestigiaram o momento, seguido de brunch no Casarão Ouro Preto. Registros...

abrir

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?