Logo O POVO+
Da desnutrição infantil ao escândalo das merendas escolares
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Da desnutrição infantil ao escândalo das merendas escolares

Gyna e André Jucá em congresso internacional de oftalmologia nos EUA (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Gyna e André Jucá em congresso internacional de oftalmologia nos EUA

Desnutrição e sobrepeso I

No Brasil, uma a cada três crianças com menos de 5 anos - cerca de 250 milhões - está desnutrida ou com sobrepeso. Além disso, quase duas em cada três crianças entre 6 meses e 2 anos de idade não recebem alimentos capazes de sustentar o crescimento rápido de seu corpo e cérebro. Os dados são do relatório "Situação Mundial da Infância 2019: Crianças, alimentação e nutrição", produzido pelo Unicef e divulgado segunda-feira, 14.

Desnutrição e sobrepeso II

Diante desta realidade, deputado estadual Renato Roseno (PSol) apresentou dois projetos de lei enfrentando a questão dos alimentos ultraprocessados e da falta de orientação nutricional nas escolas. As propostas foram elaboradas em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região e têm como foco a difusão de informações na comunidade escolar sobre alimentos saudáveis e o combate aos alimentos ultraprocessados e açucarados do cardápio das merendas escolares.

Desnutrição e sobrepeso III

Lendo sobre o assunto foi impossível não lembrar do escândalo da merenda escolar na época da gestão do então prefeito Juraci Magalhães. A novidade é que Sérgio Benevides, que teve seu mandato de deputado estadual cassado, à época, por indícios de desvio das verbas da alimentação nas escolas públicas, acaba de ser aposentado pela Assembleia Legislativa com 80% do valor atual recebido pelos parlamentares na ativa, ou seja, mais de R$ 25 mil. Cabe ao TCE confirmar a decisão da Mesa da Diretora daquela Casa. Aguardemos.

Solidariedade I

Bonita a atitude de empresários da gastronomia, como Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu, e comerciantes do Imprensa Food Square que, diante da tragédia do desabamento do prédio no Dionísio Torres, enviaram comida pronta para desabrigados e equipes de trabalho. Sem falar na população que, como mostrou reportagem do O POVO, se mobilizou para ajudar.

Solidariedade II

Ainda sobre o tema, empresário Alexandre Magno, visionário da marca masculina DLT, cancelou a festa de inauguração do GQ DLT, espaço multiuso com lounge e rooftop. Balada seria hoje, mas em respeito às vítimas ele preferiu adiar. Coerente.

Oftalmologia cearense dentre as melhores do mundo

Gyna e André Jucá em congresso internacional de oftalmologia nos EUA
Gyna e André Jucá em congresso internacional de oftalmologia nos EUA

Gyna e André Machado em São Francisco (EUA), onde participam, juntos com os maiores especialistas internacionais, do congresso anual da Academia Americana de Oftalmologia. Trazem na mala de volta a Fortaleza as últimas inovações, avanços e tratamentos dos olhos para o CLDO e CCO.

Advogados em missão internacional

André Xerez, Tiago Asfor Rocha, embaixador Luís Fernando Serra e Andrei Aguiar
André Xerez, Tiago Asfor Rocha, embaixador Luís Fernando Serra e Andrei Aguiar

Advogados cearenses Andrei Aguiar, Tiago Asfor e André Xerez momento em que eram recebidos pelo embaixador do Brasil em Paris, Luis Fernando Serra, juntamente com comitiva de advogados representantes de escritórios associados ao Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa/CE).

O encontro foi para tratar de possibilidades e oportunidades diante das inovações legislativas para fomento do mercado entre a França e o Brasil. Esta é a segunda missão internacional do Cesa/CE, cuja agenda incluiu ainda visita a escritórios de advocacia, à Presidente da Ordem dos Advogados de Paris, além do Conselho Constitucional. No registro, André Xerez, Tiago Asfor Rocha, embaixador Luís Fernando Serra e Andrei Aguiar.

Indústria farmacêutica

Hernani Sério, diretor-presidente da Fresenius no Brasil, vem a Fortaleza para inauguração em Aquiraz
Hernani Sério, diretor-presidente da Fresenius no Brasil, vem a Fortaleza para inauguração em Aquiraz

Hernani Sério, diretor-presidente da Fresenius no Brasil, vem a Fortaleza para inauguração, nesta sexta, da nova ala da Fresenius Kabi, indústria farmacêutica de origem alemã e com unidade fabril em Aquiraz. Estão confirmadas as presenças do governador Camilo Santana, do prefeito de Aquiraz Edson Sá, entre outras autoridades, empresários convidados e parceiros. A unidade fabril cearense recebeu investimento de quase R$ 100 milhões e passa a ser uma das fábricas de soluções injetáveis mais avançadas em termos de tecnologia do mundo.

Referência internacional na Unifor 

Filósofo francês Gilles Lipovetsky é o palestrante de hoje da Unifor
Filósofo francês Gilles Lipovetsky é o palestrante de hoje da Unifor

Francês Gilles Lipovetsky, filósofo reconhecido mundialmente por suas visões acerca do consumo, hedonismo, moda e individualismo contemporâneo é o palestrante de hoje na programação do Mundo Unifor 2019. Vai ser às 17h30min na Praça Central da Universidade. Promete!

Thaís e Fernando

Noivos Fernando Dutra e Thaís Baião
Noivos Fernando Dutra e Thaís Baião

Fim de tarde do último sábado foi momento para Fernando Dutra e Thais Baião selarem sua união. Enlace, comandando por Flávio Lifemann, aconteceu no La Maison Terrasse, decorado por Branca Mourão. Ana Pinheiro comandou o cerimonial. Segue registro do belo casal. Mais fotos em pause.opovo.com.br, plataforma digital da coluna, e domingo no caderno Pause.

Tour a dois

Leandro Vasques e Aline em viagem a dois
Leandro Vasques e Aline em viagem a dois

Sempre equilibrando os deveres do ofício e momentos com a família, requisitado advogado Leandro Vasques acaba de regressar de viagem pelos países bálticos e escandinavos com esposa Aline. Percorreram as belezas da Letônia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, encerrando a viagem pela Rússia.

Homenagem

Secretário Artur Bruno recebeu o certificado das mãos de Francisco Lindolfo Cordeiro Júnior, Mestre Instalado da Loja Maçônica Deus e Fraternidade No 4.
Secretário Artur Bruno recebeu o certificado das mãos de Francisco Lindolfo Cordeiro Júnior, Mestre Instalado da Loja Maçônica Deus e Fraternidade No 4.

Secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, ao receber, noite desta terça, Certificado Amigo da Loja Deus e Fraternidade nº 4. Trata-se de comenda da Maçonaria em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Na foto, Bruno e o Mestre Francisco Lindolfo Cordeiro Júnior. 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?