Logo O POVO+
Empreendedorismo: livro da vez ganha versão em áudio
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Empreendedorismo: livro da vez ganha versão em áudio

Guilherme Benchimol
Guilherme Benchimol

Best-seller na versão impressa, o livro Na Raça: Como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro, acaba de chegar ao formato audiobook pela plataforma Auti Books. A obra, de Maria Luíza Filgueiras (Editora Instrínseca), é livro de cabeceira de muitos empreendedores neste início de ano e narra os bastidores da trajetória de sucesso do fundador e CEO da XP.

Danielle Machado, editora executiva da Intrínseca, conta que o livro nasceu de uma matéria sobre Benchimol produzida pela autora Maria Luiza Filgueiras, à época para a revista Exame. “Na raça é um trabalho impecável de reportagem da Maria Luiza, que costurou um a um os pontos de virada mais importantes da trajetória de Benchimol e da XP, numa história que se ouve do início ao fim sem querer desplugar o fone.”

“É maravilhoso podermos contar a história ao mesmo tempo que ela está acontecendo. Ter o Na Raça em nosso catálogo nesse momento do IPO da XP Investimentos é um presente para os ouvintes e para a Auti Books. Tenho certeza que as pessoas vão se deliciar escutando esse audiobook”, comenta Claudio Gandelman, CEO da Auti Books.

No livro, que conta com prefácio de Jorge Paulo Lemann (cofundador da 3G Capital), a autora relata como a XP se transformou num fenômeno do mercado financeiro, desafiando a concorrência a buscar inovação. Maria Luíza acompanhou a empresa por nove anos como jornalista – de veículos de negócios como Gazeta Mercantil, Exame e Valor Econômico – e, na apuração para a obra, reuniu entrevistas com ex-sócios, advogados, analistas, reguladores, executivos da XP e gestores de fundos, além do próprio Guilherme.

“Foram dois anos de entrevistas e preparação deste livro, período em que a XP deu um novo salto de crescimento e ficou ainda mais claro que essa história precisava ser contada. Ao todo foram 62 entrevistados, somando 107 horas de entrevistas, cerca de 18 horas somente com Benchimol”, explica a autora.

Após ser demitido da empresa em que trabalhava, no mercado financeiro, em 2011, o carioca Guilherme Benchimol mudou para Porto Alegre. Numa salinha de 25 metros quadrados, fundou sua própria empresa de investimentos – que se tornaria a XP. Com muita persistência da parte do empreendedor (que trabalhava com poucos recursos, lidava com as turbulências do mercado financeiro, com a falta de credibilidade de muitos e com a concorrência), a empresa despontou na era das empresas “disruptivas” ao desafiar o modelo de negócio consolidado pelos grandes bancos e mudar a forma como os brasileiros investem seu dinheiro. Recentemente, o Banco Itaú comprou parte do capital da empresa.

É tempo de férias!

Após temporada em Punta Cana, Gisela e Herberth Vieira, Graça e Jório da Escóssia, Regina Dias Branco, Consuelo Dias Branco, Manuela Romcy e Paulo Vale seguiram para Orlando onde curtem os encantos da Disney com as crianças da família.

Ana D`Áurea Chaves percorre as belezas de Portugal.

Rodrigo Maia, Anik Mourão, Bianca Cipolla, Bruno Frota e Rodrigo Sobral desvendam Cuba.

Thalita Carneiro e Gaudêncio Lucena Júnior em euro tour. Após cidades de Portugal e Amsterdam, curtem Bruges, a "veneza belga".

Irmãs Nogueira desfilando sua beleza em Miami. Também por lá Germana e Vitor Melo.

Marcelo Dias Branco e Júlia Leal na romântica Sausalito, San Francisco.

Dráuzio Barros Leal e Isabella, Rodrigo Frota e Bruna, Fábio Roriz e Ingrid Gurgel, Sídia e Lourenço Bizarria dentre outros casais passaram o fim de semana na praia de Tibau com muita música e festa.

Leandro Vasques e Aline, Sérgio Miranda e Roberta Vasques finalizando o recesso na inigualável caranguejada do Beach Park.

Também curtindo o Beach Park em família, Rômulo Leite e Camila Nogueira.

Manuela Cysne e Armando Neto com a família em Flexeiras.

Mar e amizade

Joana Ramalho e Luiz Victor Torres em Icaraizinho de Amontada
Joana Ramalho e Luiz Victor Torres em Icaraizinho de Amontada

Luiz Victor Torres e Joana Ramalho em total leveza nas águas do Icaraizinho de Amontada. Ele já planejando seu aniversário (sempre bombástico) e ela em novo momento. Após período mais reservada, voltou com tudo às redes e à vida. Boas energias...

Conexão Paris

Manoela Pimenta e Matheus Góis em Paris
Manoela Pimenta e Matheus Góis em Paris

Matheus Góis e Manuela Pimenta curtem dias em Paris e Chamonix-Mont-Blanc. Também por lá: Giovana Bezerra, Marcelo Faria, Maria e Tiago Barroso, Rafaela e Erik Kleinberg e Graziela e Bernardo Veloso.

Salt

Bruna Poli posa para Salt
Bruna Poli posa para Salt

Daniela de Castro e Mikaela Bottura apresentam a Salt, marca de beachwear com peças para além da praia. A primeira coleção, Maya, foi inspirada em Tulum e já está vestindo as cearenses nesta temporada. Na foto, Bruna Poli, modelo da marca, com loja na Avenida Beira Mar, 3120. Promete!

Clima Náutico

Leonardo Aguiar e Tayra com os filhos Ravi e Álvaro
Leonardo Aguiar e Tayra com os filhos Ravi e Álvaro

Leonardo Aguiar, com Tayra e os filhos Álvaro e Ravi, reuniram amigos na Pousada do Paiva, em Flexeiras, para celebrar a nova idade dele. A festa foi no píer, enfatizando a atmosfera náutica da decoração. Antonio Romcy Neto e Talita, Carmen e Luciano Aguiar, Antunes Romcy e Suzana, Micaela Bottura e Daniela de Paula estavam dentre as presenças.

Natureza

Rebecca Albuquerque em Bali
Rebecca Albuquerque em Bali

Advogada Rebecca Albuquerque em momento de contato com a natureza em Bali, Indonésia. Destino acompanhado pelo marido Cândido Albuquerque e as filhas do casal. Também por lá, tributarista Sávio Brito. 

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?