clique para exibir bio do colunista

É editor do conteúdo social produzido e publicado pelo O POVO. Sua coluna trata de economia, política, cultura e sociedade a partir de personagens em evidência no cotidiano do Estado e do País.

ClovisHolanda • NOTÍCIA

Restaurante Éllo e o luxo despojado em Jericoacoara

Por

Chef belga Hervé Witmeur
Chef belga Hervé Witmeur

Aberto há quase um ano em Jericoacoara, restaurante Éllo, do chef belga Hervé Witmeur, tornou-se parada obrigatória aos apreciadores da gastronomia autoral que visitam a praia. Celebridades, poderosos e bacanas são vistos todas as noites no espaço, que desconstrói o rigor e a formalidade de um jantar de luxo, mas que, na simplicidade, criatividade e despojamento oferece uma haute cuisine ancorada em insumos locais frescos, técnicas apuradas e referências internacionais.

No dia 31 de janeiro, às 20h, a casa realiza jantar a seis mãos, trazendo ao Ceará os premiados e badalados chefs Onildo Rocha, da Paraíba, e o carioca Thomas Troisgros. Junto a Hervé executarão menu inédito de nove passos marcado pela identidade e bagagem de cada um dos experts. Em conversa comigo, Hervé explica o sucesso de seu restaurante.

O POVO: Por que escolheu Jericoacoara para montar o Éllo?

Herve Witmeur: Nossa empreitada em Jericoacoara teve como motivação a possibilidade de ter uma grande exposição a públicos de diferentes lugares do mundo, onde conseguimos apresentar nossa forma única de criar e recriar pratos usando produtos típicos da região. Focamos nossa identidade na utilização de produtos orgânicos e um sistema que visa ter o menor circuito entre a fonte do alimento e a montagem final do prato. Isto reflete nossa preocupação com uma alimentação que não só aqueça a alma como também que nutra de forma saudável nosso corpo, tonando-se assim minha "assinatura" como chef.

O POVO: Quais os diferenciais do restaurante e como você avalia o sucesso destes primeiros meses de funcionamento?

Herve Witmeur: Nestes primeiros dez meses de abertura conseguimos expor de forma muito satisfatória nossas criações, tanto nossos pratos à la carte como nossas duas propostas de menu degustação. Neste período criamos diferentes pratos e conseguimos brincar um pouco com os ingredientes, o que nos rendeu muita felicidade e feedbacks extremamente motivadores. Com certeza nosso menu vegetariano é um de nossos maiores orgulhos, apresentando uma variedade de sabores e cores que condizem com nosso principal objetivo, ser o mais natural possível!

O POVO: Quais as diferenças mais perceptíveis no que interessa aos estrangeiros e aos brasileiros no seu cardápio?

Herve Witmeur: Devido à variedade de culturas a que estamos expostos, nosso inicio teve suas incertezas. Preocupava-nos poder agradar tanto ao publico estrangeiro, apresentando ingredientes e combinações desconhecidos para a maioria, quanto ao público brasileiro, pelo estilo e técnicas de cozinha que não condizem muito com a cultura local onde estamos inseridos. Comprovamos que com muito estudo, dedicação e paixão é possível alcançar um equilíbrio que surpreenda paladares e olhos sem importar sua origem.

Pratos do Éllo aliam insumos frescos a técnicas da haute cuisine
Pratos do Éllo aliam insumos frescos a técnicas da haute cuisine

O POVO: Como vai ser o jantar do dia 31?

Herve Witmeur: Agora, prestes a finalizar nosso primeiro ano de funcionamento tivemos uma oportunidade incrível de conciliar o trabalho com dois amigos e chefs que admiro (e não falo só profissionalmente) em um evento que fundirá conhecimentos e técnicas em um Menu Degustação extremamente singular. Com isso, esperamos não só trazer uma experiência única para o público daqui, mas também acrescentar de maneira imensurável nossas técnicas e visão de Haute Cuisine por meio da troca de ideias e ingredientes.

O POVO: Planos para 2020?

Herve Witmeur: Nossos próximos passos posso unicamente dizer que será regado a muito estudo para trazer mais novidades e ingredientes típicos que continuem a nos dar lugar para inovar e explorar nossa criatividade. Este ano já marcamos em nossa agenda um tempo destinado unicamente ao estudo e criação, tendo como principal foco nossos produtos orgânicos provenientes do La Reserva, espaço que serve como principal fonte de insumos e inclusive inspiração para nossos pratos. Realizaremos um trabalho de campo com nossa equipe para nos inserir totalmente nessa atmosfera natural que nossa fazenda promove e colher os resultados diretamente da terra.

Chef belga Hervé Witmeur
Chef belga Hervé Witmeur

Para saber mais:

ÉLLO RECEBE 2ª EDIÇÃO | ÉLLO TROIS ROCHA

Data: 31 de janeiro de 2020

Horário: a partir de 20:00

Local: Éllo Restaurante - Rua São Francisco, s/n - Jericoacoara/CE, Brasil

Valor: R$ 342,00 por pessoa

Reservas: ello.meitre.com

Redes sociais: https://www.instagram.com/ellorestaurante/

https://www.facebook.com/ellorestaurante/

Fiec 2020

Ricardo Cavalcante
Ricardo Cavalcante

Hoje, às 18h30min, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, abrirá solenemente as atividades de 2020 da entidade, com a realização de um ato cívico. O evento acontecerá na Casa da Indústria e contará com a presença de industriais, diretoria da Fiec, presidentes de sindicatos filiados à instituição, colaboradores e autoridades. Momento também marca a realização da primeira reunião de Diretoria Plena do ano.

Concerto musical

Ricardo Macelar e Manuela
Ricardo Macelar e Manuela

Ricardo Bacelar, na foto com Manuela, é um dos músicos a se apresentarem com o maestro João Carlos Martins em Aquiraz. O concerto "Orquestrando Emoções" acontece no Teatro e Centro Cultural da Tapera das Artes e, além de Ricardo, o premiado maestro também divide o palco com a cantora Lia Veras. O concerto será realizado no dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 17 horas. A entrada é franca mediante inscrição no ingressonow.com.br. 

Carnaval da Saudade 

Yolanda e Metom Vasconcelos
Yolanda e Metom Vasconcelos

Presidente do Conselho Deliberativo do Náutico Atlético Cearense, Metom Vasconcelos, na foto com Yolanda, acompanha de perto os preparativos para o Carnaval da Saudade, grande e mais tradicional baile momino da Capital. Dentre as novidades deste ano, além do retorno da orquestra Brasas Seis, o serviço de gastronomia ficará por conta do  L'escale, que já garantiu aos foliões o famoso caldo da madrugada. Festa acontece no dia 15 de fevereiro. 

Clique na imagem para abrir a galeria

RESTAURANTE ÉLLO

Para saber mais sobre o Éllo e o jantar a seis mãos do restaurante, no dia 31, às 20 horas:

Local: Éllo Restaurante - Rua São Francisco, s/n - Jericoacoara/CE

Reservas: ello.meitre.com

Redes sociais: https://www.instagram.com/ellorestaurante/

https://www.facebook.com/ellorestaurante/

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais