Logo O POVO+
Chacina das Cajazeiras será contada em livro por delegado do caso
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Chacina das Cajazeiras será contada em livro por delegado do caso

Delegado Leonardo Barreto. (Foto: HELENE SANTOS/ divulgação)
Foto: HELENE SANTOS/ divulgação Delegado Leonardo Barreto.

No próximo dia 28 de janeiro (terça-feira), 18h, na Livraria Cultura (RioMar Fortaleza) acontece o lançamento do livro "Crime e Cidade: Chacina das Cajazeiras – Direitos Humanos e Investigação Policial" (Editora Cene, 159 páginas, R$ 39,90). De autoria do delegado Leonardo Barreto, o livro traz o relato da maior chacina já ocorrida no Ceará, vista sob uma perspectiva nunca experimentada.

Com essa proposta de aprofundar o debate em torno do tema, o delegado apresenta na obra sua visão sobre o episódio, fruto dos estudos e pesquisas que realizou durante o Mestrado em Planejamento e Políticas Publicas, concluído na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O autor, um dos responsáveis pelas investigações do caso, compila depoimentos, teorias criminológicas, sociológicas, jurídicas e dados estatísticos buscando estabelecer os pontos de contato destes com a problemática do combate à criminalidade. 

Há, ainda, a exploração de dados de órgãos oficiais como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, que abordam aspectos sócio-econômicos com reflexos diretos na criminalidade violenta urbana.

Aos amantes do direito penal e da investigação criminal, é possível acompanhar na publicação as diligências realizadas desde a primeira chegada das equipes policiais ao cenário do crime, bem como entender um pouco mais sobre o fluxo de investigação adotado pela Polícia Civil do Ceará. 

Vale lembrar que a chacina ganhou repercussão mundial em jornais como New York Times, o britânico The Guardian, o português Diário de Notícia e o espanhol El País.

Leonardo Barreto, que atualmente é Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará apresenta, também, discussões em torno do conceito e da origem das organizações criminosas no Brasil. Aborda pontos relevantes a exemplo da teoria do domínio das organizações criminosas, discutindo tecnicamente a responsabilização criminal dos chefes das facções criminosas.

Apresentado pelo delegado Geral da Polícia Civil do Ceará Marcus Vinícius Sabóia Rattacaso e prefaciado pelo defensor público Emerson Castelo Branco o livro já encontra-se em pré-venda pelo site www.editoracene.com.br

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?