Logo O POVO+
Ticiana Barreira, do Plus Buffet, um case no mercado infantil
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Ticiana Barreira, do Plus Buffet, um case no mercado infantil

Ticiana Barreira (Foto: BÁRBARA MOIRA)
Foto: BÁRBARA MOIRA Ticiana Barreira

Há 17 anos ela comanda o Plus Buffet, pioneiro parque infantil com serviço e espaços para festas na Cidade. A ideia nasceu com a necessidade dos pais, Afrânio Barreira e Daniela, de oferecer aos clientes do Dom Pastel (de onde surgiu o Coco Bambu) um lugar de recreação para as crianças.

Ticiana sempre manteve postura discreta e focada na vida pessoal e no trabalho, mas a veia natural para negócios a tornou referência em empreendedorismo feminino.

Atualmente, ela se prepara para abrir o novo (e mega) Plus Buffet, no Coco Bambu Iguatemi Fortaleza, e integra um grupo de mulheres empresárias do Estado, o Batom com Negócios. Em papo comigo, fala do novo Plus e das expectativas para o Brasil. Sobre a rotina: "é muito trabalho e zero glamour!". Mas com amor, garante, vale a pena! Seguem trechos.  

Como o empreendedorismo entrou na sua vida?

Ticiana Parente: Estudei sobre empreendedorismo dentro de casa. Meus pais nem imaginavam, mas desde sempre me ensinaram a pensar, a calcular, a sonhar grande, que tudo que eu me dedicasse a fazer com garra e determinação daria certo.

Por que escolheu a área infantil?

Ticiana: O projeto Plus nasceu de uma necessidade que os negócios dos meus pais tinham. Eles queriam alugar a casa ao lado do Dom Pastel para tirar a concorrência e precisavam criar um espaço para que as crianças brincassem enquanto os pais jantavam. Foi assim que nasceu o Plus!

Você tem despontado como uma mulher de negócios que inspira outras. Em algum momento você sentiu dificuldades relacionadas a machismo no mundo business?

Ticiana: Para ser muito sincera, se sofri machismo, eu não senti ou talvez não percebi. O que sempre senti foi um preconceito por ser jovem e estar à frente de um negócio. Talvez tivesse o machismo embutido aí, mas nunca levei para esse lado. Eu sempre trabalhei na minha bolha, nos negócios da família, então devo confessar que talvez isso tenha ajudado a não sentir o machismo. Outro ponto é que meu ramo é festa infantil e geralmente as mulheres é que se interessam mais em participar desse processo.

Mais recentemente, você passou a integrar o Batom Com Negócios, grupo de mulheres empreendedoras. Qual a importância e o foco do grupo?

Ticiana: O grupo é de extrema importância, ele une mulheres que estão focadas no mesmo tema. Como nós desempenhamos diversos papéis, ter um grupo para falar somente sobre negócios é uma delícia. A gente se apoia e compartilha dos mesmos desejos e desafios.

Um dos seus grandes projetos do ano é o Plus do Shopping Iguatemi, dentro do novo Coco Bambu. O que ele vai ter de novidade e inovação?

Ticiana: O projeto do Iguatemi está muito especial. Abrir um novo braço do Plus era um sonho antigo. Vamos ter um parque para 500 crianças e quatro salas de festas com o serviço e comidinhas Plus. Vamos levar o serviço de um buffet completo mais um parque super moderno para dentro do melhor shopping de Fortaleza. São 1.000 m² de parque, vai ter desde trampolins gigantes, campo de futebol, arvorismo, ninja lounge e muitas novidades. 

Como você se preparou e se prepara para conduzir sua empresa?

Ticiana: Eu sou dinâmica e adoro pesquisar novidades, aprendo no meu dia a dia e conversando com todo mundo. Também sou arquiteta e me envolvo nos processos de criação dos temas das festas, trabalhei no Walt Disney World participando de todo o treinamento da Universidade Disney, fiz especialização em gestão empresarial e mais recentemente integrei o time do Winning Woman Brasil da EY, tendo como mentora a empresária Sônia Hess.

Qual a dica que você daria para quem quer começar?

Ticiana: Não tenha medo, se jogue. E sempre digo, faça com amor. Pesquise muito e pense se você gosta muito disso para trabalhar ou para curtir! É muito trabalho e zero glamour!

Festa para Islane Verçosa 

Oftalmologista referência no Estado, médica Islane Verçosa recebeu amigos em sua residência para celebrar nova idade. Ao lado de André Verçosa e dos filhos do casal, protagonizou mais uma de suas animadas festas. Seguem algumas das presenças. 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?