Logo O POVO+
Palavras ainda têm valor no Brasil?
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Palavras ainda têm valor no Brasil?

Homens públicos, historicamente, sempre usaram frases de efeito para demarcar momentos, entrar para a história com suas citações. Isso garantia até um certo charme, boas manchetes de jornal, mas estamos assistindo um momento mais intenso - e lamentável - neste quesito.

Além das manifestações (questionáveis e polêmicas) diárias de Bolsonaro, algumas poucas seguidas de pedidos de desculpas, seu arquirrival Lula também decidiu entrar no jogo das declarações chocantes e (mal)ditas.

Ao declarar que "ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus", o ex-presidente conseguiu dar a munição que faltava aos que comparam os dois "líderes" políticos.

E nem adianta querer, agora, contextualizar e se desculpar. Como diz aquele antigo e até piegas ditado: "Palavras são como pedras, uma vez jogadas, não voltam".

A pandemia evidencia, portanto, mais uma dentre dezenas de questões urgentes em verde e amarelo: precisamos de lideranças que saibam se comunicar e usar as palavras com sabedoria nas horas certas. Em momentos de crise sanitária, por exemplo, elas fazem toda a diferença na forma como as orientações vão chegar à população e salvam vidas!

Neste cenário, saem-se muito bem o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio. Não são afeitos a arroubos de oratória, falam o necessário com clareza e transmitem suas mensagens, quer o receptor concorde ou não com o conteúdo.

 

Enquanto isso, no Amazon...

Jeff Bezos
Foto: MANDEL NGAN/ AFP
Jeff Bezos

Enquanto empresários no mundo inteiro choram as perdas financeiras trazidas pela pandemia, Jeff Bezos, CEO da Amazon, vê seu faturamento alcançar patamares históricos, o que faz sua fortuna, hoje, estar estimada em 140 bilhões de dólares. A Amazon mantém seu valor de mercado também em níveis recordes, perto de US$ 1,2 trilhão. Para dar conta da nova demanda de um mundo isolado, o grupo contratou quase um milhão de trabalhadores, aumentou salários, paga bônus pelo risco do momento, e segue mais necessário e em alta do que nunca.

E tem mais...

Beleza perfeita, existe? Assunto é tema de conversa virtual hoje, às 16h, entre a dermatologista Viviane Martins e a modelo e influenciadora digital Paulinha Sampaio.

Saúde e espiritualidade: até onde a fé que professamos e sentimos é capaz de atuar sobre nossa saúde? Quem discute é a médica Maryna Landim Borges com o pensador contemporâneo Tadashi Kadamoto. Vai ser dia 1º de junho, às 18 horas.

Chef André Parente
Foto: divulgação
Chef André Parente

Gourmet: chef André Parente, do Engenho Dedé, convida para live neste sábado, às 11 horas, em que vai ensinar um frango assado de forno com o toque do expert. Confira no @engenhodede.  

Arte: presidente do Fórum das Artes Visuais do Ceará, Júlio Silveira é o curador da exposição virtual "8 de Maio DiCasa". Mostra reúne os trabalhos de mais de 60 artistas, muitas das peças com inspiração neste período de isolamento. Para conferir, acesse as redes da entidade artística. 

Celebrar

Mário Queirós, 39 anos de Pague Menos e mais um reconhecimento
Foto: Erivelton Barbosa/ divulgação
Mário Queirós, 39 anos de Pague Menos e mais um reconhecimento

Aniversariante da última terça-feira, Pague Menos comemorou seus 39 anos de mercado via festa virtual reunindo CEO Mário Queirós e demais gestores da rede de farmácias. Ítalo Poeta animou a noite. A empresa, aliás, também comemora a certificação como "excelente lugar para trabalhar", reconhecimento conferido pelo "Great Place to Work". Pesquisa identifica organizações com bons ambientes de trabalho por meio de uma metodologia única e aplicada em mais de 50 países em todo o mundo.

Dimas Barreira e Anelise com os filhos
Foto: divulgação
Dimas Barreira e Anelise com os filhos

Dimas Barreira, na foto com Anelisa e os filhos Théo e Patrick, aniversariou esta semana. Ganhou de presente dela uma vitrola retrô e uma coletânea de vinis dos Beatles. Casal vive quarentena produtiva, atuando à distância em seus negócios.

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?