Logo O POVO+
Zoom Fatigue: a nova exaustão
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Zoom Fatigue: a nova exaustão

O excesso de videoconferências e de encontros virtuais de trabalho em casa deixa, ao fim do dia, a sensação mental e física de que o profissional passou o dia inteiro numa interminável e tensa reunião.

À esta sensação, estudiosos da mente humana têm chamado de Zoom Fatigue, termo que remete à fadiga gerada na plataforma Zoom, ambiente virtual onde acontecem boa parte das assembleias à distância.

Na falta da interação, do cafezinho compartilhado, da piada interna, profissionais focam no momento - frio - entre telas. Uma parte dessa exaustão, portanto, se explica pelo esforço que o cérebro faz para captar sentidos que vão para além das palavras.

Há também uma tentativa de ver todas as pessoas ao mesmo tempo, fazendo o olhar navegar entre os rostos, inconscientemente buscando um encontro, que não acontece.

Das duas uma, ou o cérebro se acostuma ou os programadores que criem algo menos desgastante. A dica por hora é: nos intervalos, desconecte-se!

Webinário 

"Publicidade durante a pandemia: qual mensagem devemos propagar?" é o tema de debate hoje, às 15 horas, entre Bob Santos (SG Propag e Sinapro) e, na foto, Duda Brígido (EBM Quintto Comunicação). Webinário pode ser acompanhado pelo www.agirbrasil.com.br.  

Meio Ambiente

Marcando o Dia Mundial da Biodiversidade, secretário do Meio Ambiente Artur Bruno realizou na sexta-feira o seminário virtual "Mata Atlântica Cearense - Planos de Conservação". Mario Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica, dentre outros especialistas convidados. O Ceará é destaque com o menor índice de desflorestamento entre os 17 estados que compõem o bioma. 

Fé virtual

Padre Eugênio Pacelli
Foto: divulgação
Padre Eugênio Pacelli

Padre Eugênio Pacelli reúne hoje cerca de três mil fiéis em sua missa da misericórdia. Mas tem mais novidades: as mensagens do sacerdote agora estão disponíveis via aplicativo "APP do Padre Eugênio" e em seu podcast no Spotify, intitulado "Momentos com a Misericórdia".

Celebrar

França e Antonio Vasques com os filhos Leandro, Roberta e Eugênio
Foto: divulgação
França e Antonio Vasques com os filhos Leandro, Roberta e Eugênio

França Vasques, na foto cercada de afeto do marido professor Antônio Vasques e dos filhos Leandro, Roberta e Eugênio, receberá hoje homenagens de toda família, noras Aline e Olga, genro Sérgio e dos cinco netinhos pela sua nova idade. Tudo virtualmente, mas cheio de afeto.

Bill Gates: livros e fake news

Bill Gates: antecipação da lista de livros do ano e muita teorias conspiratórias sobre sua atuação
Foto: JEFF PACHOUD.afp
Bill Gates: antecipação da lista de livros do ano e muita teorias conspiratórias sobre sua atuação

Cofundador da Microsoft, o famoso magnata e filantropo Bill Gates tem vivido dias de ainda mais evidência nas redes sociais. É que produtores de notícias falsas e conspiracionistas, que já adoravam criar lendas sobre a figura mítica do empresário, usam a pandemia da Covid-19 para disseminar histórias absurdas ligando Gates a teorias de dominação mundial via chips em humanos e por aí vai... Ele, por outro lado, com sua postura sempre austera, virou notícia no mundo da realidade antecipando sua divulgação anual dos livros que leu. Com o isolamento, Bill Gates achou conveniente dar uma força a quem está em dúvida sobre o que ler. Seguem as indicações: "A Grande Gripe", de John M. Barry; "Cloud Atlas", de David Mitchell; "A Bailarina de Auschwitz", de Dr. Edith Eva Eger; "Good Economics for Hard Time", de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo; "The Ride of a Lifetime",por Bob Iger.

 

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?