Logo O POVO+
"Como reportar com segurança" é tema de curso on-line gratuito para jornalistas mulheres
Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

"Como reportar com segurança" é tema de curso on-line gratuito para jornalistas mulheres

O curso, promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, será oferecido de 3 a 30 de maio
Tipo Notícia

Lidar com o assédio e com os vários tipos de violência - da física à on-line - é mais um dos desafios da atividade jornalística.

A fim de discutir o assunto e orientar quanto à criação de um plano de segurança, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está com inscrições abertas para o novo curso on-line gratuito, "Como Reportar com Segurança: Estratégias para Mulheres Jornalistas e Seus Aliados".

O curso, em inglês, será realizado de 3 a 30 de maio de 2021. O início coincide com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A programação dos quatro módulos semanais é a seguinte:
1. A introdução ao planejamento de segurança inclui o desenvolvimento de uma análise de risco e estratégia de comunicação.
2. Conhecimento da situação e proteção pessoal inclui mitigação de riscos em campo.
3. O assédio e a violência com preconceito de gênero incluem como se preparar para isso e como apoiar aqueles que passam por essa situação.
4. Autocuidado e bem-estar mental inclui um plano de autocuidado e redes de apoio de pares.

Todas as mulheres (cis, trans e femmes) e aliados são incentivadas a se inscrever.

Inscrições em:
https://journalismcourses.org/course/how-to-report-safely-a-guide-for-women-journalists-their-allies/

Instrutora

Alison Baskerville, instrutora-líder de segurança inclusiva do IWMF, será a instrutora do Curso Online Massivo e Aberto (MOOC, na sigla em inglês). "No decorrer de nossas vidas, enfrentamos riscos no dia a dia. Às vezes temos sorte e eles não nos afetam, no entanto, sendo jornalistas, trabalhamos intencionalmente em espaços de maior risco presente. Ter um plano básico de segurança não eliminará os riscos, mas mitigará o impacto do risco", comenta ela.

Baskerville é fotógrafa de documentários e instrutora de segurança pessoal. É a fundadora da ROAAAR, uma organização inclusiva de treinamento em segurança, e a líder do atual Programa de Treinamento em Segurança da Próxima Geração no IWMF. Como ex-integrante do Exército, grande parte de sua fotografia se concentra nele. Sua experiência militar e carreira como fotógrafa de conflitos a prepararam para fornecer treinamento de segurança para profissionais de mídia.

Ela ministrará o curso a partir de videoaulas e entrevistas com palestrantes convidados, além de apoiar leituras e reimpressões. Os alunos também participarão de fóruns de discussão e responderão a questionários semanais.


Participação

Os participantes podem realizar o curso nos dias e horários que preferirem. Entretanto, são recomendados prazos semanais para a conclusão das atividades, a fim de evitar atrasos.

Os alunos que concluírem com sucesso os requisitos do curso têm a opção de pagar uma taxa administrativa de US$ 30 para receber um certificado de conclusão em formato PDF. O Centro Knight avaliará os casos de alunos que precisam de isenção dessa taxa. Nenhum crédito acadêmico formal está vinculado ao certificado.

Foto do Daniela Nogueira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?