Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, é mestra em Estudos da Tradução (UFC), especialista em Tradução (Uece) e pós- graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio FIC). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias.

Daniela Nogueira linguagem e comunicação

"Como reportar com segurança" é tema de curso on-line gratuito para jornalistas mulheres

O curso, promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, será oferecido de 3 a 30 de maio
Tipo Notícia

Lidar com o assédio e com os vários tipos de violência - da física à on-line - é mais um dos desafios da atividade jornalística.

A fim de discutir o assunto e orientar quanto à criação de um plano de segurança, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está com inscrições abertas para o novo curso on-line gratuito, "Como Reportar com Segurança: Estratégias para Mulheres Jornalistas e Seus Aliados".

O curso, em inglês, será realizado de 3 a 30 de maio de 2021. O início coincide com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A programação dos quatro módulos semanais é a seguinte:
1. A introdução ao planejamento de segurança inclui o desenvolvimento de uma análise de risco e estratégia de comunicação.
2. Conhecimento da situação e proteção pessoal inclui mitigação de riscos em campo.
3. O assédio e a violência com preconceito de gênero incluem como se preparar para isso e como apoiar aqueles que passam por essa situação.
4. Autocuidado e bem-estar mental inclui um plano de autocuidado e redes de apoio de pares.

Todas as mulheres (cis, trans e femmes) e aliados são incentivadas a se inscrever.

Inscrições em:
https://journalismcourses.org/course/how-to-report-safely-a-guide-for-women-journalists-their-allies/

Instrutora

Alison Baskerville, instrutora-líder de segurança inclusiva do IWMF, será a instrutora do Curso Online Massivo e Aberto (MOOC, na sigla em inglês). "No decorrer de nossas vidas, enfrentamos riscos no dia a dia. Às vezes temos sorte e eles não nos afetam, no entanto, sendo jornalistas, trabalhamos intencionalmente em espaços de maior risco presente. Ter um plano básico de segurança não eliminará os riscos, mas mitigará o impacto do risco", comenta ela.

Baskerville é fotógrafa de documentários e instrutora de segurança pessoal. É a fundadora da ROAAAR, uma organização inclusiva de treinamento em segurança, e a líder do atual Programa de Treinamento em Segurança da Próxima Geração no IWMF. Como ex-integrante do Exército, grande parte de sua fotografia se concentra nele. Sua experiência militar e carreira como fotógrafa de conflitos a prepararam para fornecer treinamento de segurança para profissionais de mídia.

Ela ministrará o curso a partir de videoaulas e entrevistas com palestrantes convidados, além de apoiar leituras e reimpressões. Os alunos também participarão de fóruns de discussão e responderão a questionários semanais.


Participação

Os participantes podem realizar o curso nos dias e horários que preferirem. Entretanto, são recomendados prazos semanais para a conclusão das atividades, a fim de evitar atrasos.

Os alunos que concluírem com sucesso os requisitos do curso têm a opção de pagar uma taxa administrativa de US$ 30 para receber um certificado de conclusão em formato PDF. O Centro Knight avaliará os casos de alunos que precisam de isenção dessa taxa. Nenhum crédito acadêmico formal está vinculado ao certificado.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais