Logo O POVO+
Eu maqueio ou maquio? Ele maqueia ou maquia?
Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

Eu maqueio ou maquio? Ele maqueia ou maquia?

Maquiar é um verbo regular e deve ser conjugado como copiar, adiar, anunciar, avaliar e variar, por exemplo

A CONJUGAÇÃO DOS VERBOS, ou seja, a forma como flexionamos um verbo em tempos, modos, números e pessoas, deixa dúvidas por vezes, porque alguns são irregulares. Quando temos de pensar rápido para falar, vem logo à mente: qual é o certo? Com o verbo maquiar, é assim. Pela gramática, é eu maqueio ou eu maquio? Maquiar é um verbo regular e deve ser conjugado como copiar, adiar, anunciar, avaliar e variar, por exemplo. Eu copio, eu adio, eu anuncio, eu avalio, eu vario. Então: eu maquio. Ele copia, ele adia, ele anuncia, ele avalia, ele varia. Então: ele maquia.

Maquilar

TAMBÉM existe o verbo "maquilar", que se conjuga pelo padrão regular: eu maquilo, tu maquilas, ele maquila. Maquiar e maquilar são formas corretas do verbo. Além disso, é certo usar maquiagem ou maquilagem.

A dica do MARIO

MAS nem todo verbo terminado em -iar segue a conjugação regular. Há um grupo de verbos irregulares que não obedecem ao padrão. É o grupo do MARIO (uma dica bem conhecida para quem estuda para concursos). O MARIO é formado pelos verbos: Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar. As iniciais maiúsculas aqui são para lembrar a formação da palavra MARIO.

A dica do MARIO 2

ASSIM, basta memorizar a conjugação de um desses verbos do grupo MARIO que você saberá a conjugação dos demais. Vejamos o verbo "odiar", que é mais simples (o verbo, não o sentimento): eu odeio, tu odeias, ele odeia.

Como será a conjugação dos demais?

Mediar: eu medeio, tu medeias, ele medeia.

Ansiar: eu anseio, tu anseias, ele anseia.

Remediar: eu remedeio, tu remedeias, ele remedeia.

Incendiar: eu incendeio, tu incendeias, ele incendeia.

Ficou mais fácil agora,
não foi?

Uma dúvida: e como fica a conjugação do verbo "intermediar"? Igual à do verbo "mediar", já que é derivado dele.

Intermediar: eu intermedeio, tu intermedeias, ele intermedeia.

SALVA A DICA!

1 - "Para maiores informações,
entre em contato."

Informação não é maior nem menor. Não tem tamanho. Então, evite esse uso. Prefira: para mais informações, para outras informações.

2- "Haverá feriado no dia 1 de maio."

O primeiro dia do mês é sempre 1º, escrito em ordinal: 1º de abril, 1º de maio, 1º de outubro. Evite dia 1, dia um, dia 01. E sem zero à esquerda nas datas. Hoje é dia 3/4. Segunda que vem será 10/4.

3- "Fazem dois anos que cheguei aqui."

O verbo fazer, quando indica passagem do tempo, não ganha o plural. Assim, pode usar sem flexionar: "Faz dois anos que cheguei aqui". "Faz três anos que não o vejo". "Eu me formei faz cinco anos."

4- "Tivemos dois Clássicos-Rei neste mês."

Aqui, a forma está certa assim como estaria certa também "Clássicos-Reis", com os dois nomes no plural. Quando o segundo elemento especifica, restringe o primeiro, podemos fazer o plural das duas formas - ou só o primeiro nome vai para o plural ou ambos vão para o plural. Estão certos:Clássicos-Rei e Clássicos-Reis; salários-família e salários-famílias.

5- . "Espero que você tenha uma Feliz Páscoa!"
Feriados religiosos e datas comemorativas em geral são considerados nomes próprios. Por isso, são escritos com inicial maiúscula: Páscoa, Natal, Corpus Christi, Dia das Mães, Dia dos Pais. Mas "feliz", neste caso, não precisa da inicial maiúscula. Assim: "Eu desejo a você uma feliz Páscoa". Se começar a frase, usamos a inicial maiúscula: "Feliz Páscoa".

Foto do Daniela Nogueira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?