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Herói com acento. Heroico, não. Por quê?
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Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

Herói com acento. Heroico, não. Por quê?

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SÃO MUITAS REGRAS mesmo quando nos referimos à acentuação gráfica. Uma delas é: os ditongos abertos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas não são mais acentuados. E o que são as paroxítonas mesmo? Aquelas palavras cuja sílaba forte é a penúltima. Assim, caíram os acentos das paroxítonas que têm ditongo aberto -oi, como: boia, joia, jiboia, asteroide, heroico, paranoia, espermatozoide. E também não são mais acentuadas as paroxítonas que têm ditongo aberto -ei, como: ideia, cefaleia, assembleia, centopeia, europeia, geleia, estreia, plateia, colmeia.

Oxítonas em -oi

OXÍTONAS SÃO aquelas palavras cuja sílaba forte é a última. As oxítonas em ditongo aberto -oi continuam acentuadas.

Por exemplo: dói, corrói, herói, mói.

Oxítonas em -ei

AS OXÍTONAS que terminam em ditongo aberto -ei também continuam com acento.

Exemplos: fiéis, papéis, tonéis, carretéis.

-oo e -ee

OUTRA REGRA importante diz respeito à acentuação nas palavras com -oo e -ee. Caiu o acento circunflexo em todas elas.

Exemplos:
enjoo
voo
perdoo
abençoo

creem (do verbo crer; eles creem)
leem (do verbo ler; eles leem)
deem (do verbo dar; eles deem)
veem (do verbo ver; eles veem)

Também não se usa mais o acento agudo que havia para diferenciar as seguintes palavras: para (verbo), pelo (cabelo) e polo.

SALVA A DICA!

As questões a seguir foram retiradas da prova do Banco do Brasil para o cargo de escriturário (2023), elaboradas pela Fundação Cesgranrio.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o sinal indicativo de crase está corretamente empregado em:

a) Braille foi forçado à superar sua cegueira.

b) O professor referiu-se à um aluno brilhante: Braille.

c) Braille não foi reconhecido até que se consolidasse à oficialização de seu método.

d) Ele queria ensinar à todos os alunos o seu sistema de escrita.

e) Todos estavam à espera de que o valor de Braille fosse reconhecido.

Não se usa acento de crase antes de verbo nem de palavras masculinas.

Item correto: e).

A frase em que a palavra destacada respeita as regras da concordância nominal de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:

a) Hoje, Braille e seu método são muitos conhecidos.

b) Depois do acidente, Braille e sua família não ficaram só.

c) Há bastante razões para se considerar Braille um herói nacional.

d) Os alunos ficavam meio desorientados com o método de Barbier.

e) O sistema de códigos de Braille tinha menas limitações que o de Barbier.

Item correto: d).

3. No trecho do parágrafo 2, "conheceu um método inventado pouco antes por Charles Barbier de La Serre, oficial do Exército francês", a vírgula está empregada com a mesma função que em:

a) A cegueira não o impediu, no entanto, de estudar.

b) Perspicaz, Braille percebeu falhas no método de Barbier.

c) A infecção, seis meses depois, afetou o segundo olho de Braille.

d) Escrita noturna, método de Barbier, não teve sucesso quando criado.

e) No Instituto Nacional para Jovens Cegos, Braille desenvolveu seus estudos.

No enunciado, a vírgula tem a função de separar um aposto (que é uma explicação). Outro aposto está na letra d.

Item correto: d). 

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