DE REPENTE TUDO VIROU COR-DE-ROSA. Assim mesmo, escrito de modo separado e com hífen. Algumas locuções continuam com os traços pelo uso já consagrado da palavra. Outros exemplos são: mais-que-perfeito, água-de-colônia, à queima-roupa, pé-de-meia, arco-da-velha, ao deus-dará. Quanto ao cor-de-rosa, lembre que a expressão fica invariável no plural quando é adjetivo. Vejamos alguns exemplos: blusa cor-de-rosa, boneca cor-de-rosa, flores cor-de-rosa, vestidos cor-de-rosa, paredes cor-de-rosa.
BLUSAS ROSA
SE FOR usar apenas o nome da cor "rosa" como adjetivo, a palavra não muda. Exemplos: uma roupa rosa, umas blusas rosa, um batom rosa, uns batons rosa.
RÓSEO
PELA GRAMÁTICA, é possível usar "rosa" como adjetivo quando se referir à coloração rosácea. Também é aceito o "róseo", com o plural "róseos" e com o feminino "rósea". Exemplos: o vestido róseo, os sapatos róseos, a saia rósea.
ESTREIA "ROSÉ"
É TAMBÉM COMUM vermos e ouvirmos o "rosé". Como é uma palavra estrangeira, sugiro que, sempre que usar em textos formais ou avaliativos, coloque em itálico ou entre aspas. Exemplos: o vinho "rosé", em tom "rosé".
Toda essa onda rosa foi liderada pela estreia do filme "Barbie". A propósito de "estreia", é uma palavra que não recebe mais acento. Paroxítonas em -ei não têm mais acento. Temos também sem acento: assembleia, ideia, cefaleia, plateia, colmeia, geleia.
E lembre-se da regência do verbo "assistir". No sentido de ver, a gramática exige a preposição. Então, assistimos ao jogo, ao filme, assistimos à novela, à peça. No sentido de prestar assistência, só se usa o artigo: assistir o paciente, assistir a vítima.
SALVA A DICA!
O leitor Rubens Rodrigues me escreve:
GOSTO muito da sua coluna no O POVO. É didática e com linguagem simples e direta. Parabéns! Gostaria de sugerir que você abordasse o plural da algumas palavras que sempre geram dúvidas, como arroz, gravidez, ar-condicionado etc.
- O tema é bem amplo mesmo, Rubens. Palavras que terminam em -z, como arroz, gravidez, giz e voz, formam plural com -es no fim. Assim, o plural dessas palavras é: arrozes, gravidezes, gizes e vozes. Quanto a ar-condicionado, o plural é ares-condicionados. Achou estranho? Eu uso "aparelhos de ar-condicionado". Resolve também. Obrigada pela leitura e pela mensagem!
A leitora Luci Castelo também me escreve:
TENHO uma sugestão: escreva sobre mais informações x maiores informações. No elevador de uma Torre Empresarial aqui de Fortaleza bem como em outros anúncios aparecem escrito "maiores informações".
- Luci já percebeu que informação não se mede. Não posso dizer que uma informação é maior ou menor. Assim, evita-se o uso de "maiores informações". Para fazer sentido à ideia, use "mais informações" ou "outras informações". Funciona bem melhor. Obrigada pela leitura!
FLOR DO LÁCIO
Mais dicas sobre a língua portuguesa no quadro "Flor do Lácio" na rádio. Às quartas, na O POVO CBN (FM 95,5) às 10h50min; e às quintas, na O POVO CBN Cariri (FM 93,5 no Cariri) às 10h20min. E pelas redes sociais do O POVO.
SUGESTÕES?
Se quiser enviar comentário, sugestão ou outra observação: danielanogueira@opovo.com.br