Logo O POVO+
Escaneie o código e presenteie o seu pai
Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

Escaneie o código e presenteie o seu pai

Verbos terminados em -EAR causam confusão em algumas conjugações. No modo imperativo, por exemplo, que é usado para expressar uma ordem, um pedido, um alerta ou uma orientação
Tipo Notícia

Verbos terminados em -EAR causam confusão em algumas conjugações. No modo imperativo, por exemplo, que é usado para expressar uma ordem, um pedido, um alerta ou uma orientação. "Faça isso", "dobre à esquerda", "não fume", "beba água" e "não use o celular aqui" são exemplos do imperativo. Com os verbos em -ear, são comuns as dúvidas na escrita. Alguns deles são: frear, presentear, passear, pentear e escanear. Como formar o imperativo? Usando o -eie no fim. Assim, são corretos pela gramática: freie, presenteie, passeie, penteie e escaneie.

Frases

Nas frases, podemos usar:

"Freie para animais", "penteie seu cabelo", "passeie com o cachorro", "presenteie seu pai" e "escaneie o código".

Não se esqueça da terminação -eie.

Pais ou país?

No próximo domingo, celebra-se o Dia dos Pais, sem acento, porque é um ditongo (aquela sequência de sons de vogais na mesma sílaba). Não confundamos com país - aqui, sim, com acento agudo, pois é um hiato. A sequência das vogais fica em sílabas diferentes: pa-ís.

Pai, paizinho

Lembre-se de que o Dia dos Pais é uma data comemorativa. Por isso, usamos as iniciais maiúsculas. É o caso também de: Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia do Estudante, Dia do Professor, Dia da Secretária, Dia do Médico.

Só não se coloca em maiúsculo o conectivo, essa palavra que liga os substantivos: de, das, dos. Pode deixar em minúsculo mesmo.

Se for formar o diminutivo, atenção: o diminutivo de pai é paizinho, com z. É só acrescentar -zinho. E pronuncia-se com as vogais juntas: pai-zi-nho.

Se quiser formar o diminutivo de país, como já há o "s" no fim da palavra, acrescenta-se -inho. Então, temos: paisinho. E a pronúncia é feita com a separação dos sons das vogais: pa-i-si-nho.

pais: pai-zi-nho (ditongo)

país: pa-i-si-nho (hiato)

SALVA A DICA!

Vamos analisar as frases abaixo?

A superlua pôde ser vista no Brasil na semana que passou.

Como é que se escreve mesmo? Assim: superlua, tudo junto, sem hífen. Com o prefixo super-, vamos usar hífen quando a palavra seguinte começar com H ou R: super-herói, super-homem, super-raio, super-rico. Mas, em geral, não com as demais: supermulher, supermercado, superlua.

ITA terá unidade em Fortaleza.

ITA mesmo, com todas as letras maiúsculas. A regra é: siglas com até três letras são grafadas em maiúsculo. São exemplos: ITA, SUS, OAB, MEC, UFC, ABO, ONU, TRE, PEC, CPI, CPF.

Se a sigla tiver mais de três letras, aí muda um pouquinho. Se a sigla for pronunciada como uma palavra, só a inicial é maiúscula: Uece, Unifor, Unesco, Fiec, Sesc, Sebrae, Incra.

Se a sigla tiver mais de três letras e for soletrada (dita letra a letra), aí será tudo maiúsculo: ABNT, IFCE, FGTS, CNJP, INSS, IPTU, CNBB.

FLOR DO LÁCIO

Você pode acompanhar o quadro "Flor do Lácio" na rádio. Às quartas, na rádio O POVO CBN (FM 95,5 e pelas redes sociais) às 10h50min; e às quintas, na rádio O POVO CBN Cariri (FM 93,5 no Cariri e pelo aplicativo) às 10h20min.

No impresso, volto daqui a 15 dias. Boa semana!

 

Foto do Daniela Nogueira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?