PALAVRA QUE TEM SIDO objeto constante de pauta nos últimos dias, joia não tem mais acento agudo. Faz algum tempo, desde quando entraram em vigor as regras da mais recente reforma ortográfica. Mas ainda é comum vermos a palavra com o sinal. Na verdade, as paroxítonas com -oi (de som aberto) perderam o acento. As paroxítonas são palavras cuja sílaba mais forte é a penúltima. Assim, não são mais acentuadas paroxítonas em -oi como: joia, boia, paranoia, paranoico, jiboia, heroico, asteroide, espermatozoide, androide, Paleozoico, apoio ("eu apoio", com som aberto).
E AS OXÍTONAS?
AS OXÍTONAS (aquelas cuja sílaba mais forte é a última) que terminam em -oi continuam com acento. Assim ainda recebem o sinal palavras como: dói, mói, destrói, constrói, sóis, corrói, herói.
BLECAUTE
POR CAUSA da falta de energia elétrica há alguns dias, vimos e ouvimos muito o termo "blecaute". A expressão já está inserida no vocabulário oficial do português e deve ser escrita desse jeito mesmo. O estrangeirismo aí é desnecessário. Há quem prefira "apagão" também.
APORTUGUESADAS
VEJA OUTRAS palavras que já estão "aportuguesadas". Indica-se o uso desta escrita em redações oficiais ou textos avaliativos: beisebol, clipe, coquetel, caubói, mocassim, piquenique, xampu, surfe, estresse, estande, tênis, uísque, caratê, chique, quitinete, premiê, recorde
SALVA A DICA!
1. Trás ou traz?
AS DUAS FORMAS existem e têm a mesma pronúncia. Mas são usadas com sentido diferente.
Trás = advérbio de lugar.
Exemplos: "Olhe para trás", "Ele se virou para trás".
Traz = conjugação do verbo trazer.
Exemplos: "Isso me traz boas lembranças", "Traz logo
esse documento".
2. A ou há?
"A" É UMA preposição. Pode ser um artigo definido também. Indica tempo futuro.
Exemplos: "Vejo isso daqui a pouco", "Estou a um mês do meu aniversário", "Baturité fica a 90 quilômetros de Fortaleza"
"Há" é a forma conjugada do verbo haver (= existe). Quando usado no sentido de tempo, refere-se ao passado.
Exemplos: "Há muitos livros lá", "Isso ocorreu há dois meses" (passado), "Ele saiu daqui há pouco tempo" (passado).
ADEUS À DAD SQUARISI
Lamentei muito a morte da jornalista Dad Squarisi, que ocorreu no dia 10 de agosto por complicações de um câncer. Referência como professora de português e escritora de vários livros sobre o assunto, Dad assinava uma coluna no jornal "Correio Braziliense" há quase 20 anos. Era também editora de Opinião do jornal. Libanesa, morava no Brasil desde criança. No seu "Blog da Dad", publicava dicas recorrentes do uso da língua, de modo simples e didático. Que descanse em paz!
SUGESTÕES?
Tem algum comentário, sugestão ou outra observação para a coluna? Pode escrever para: danielanogueira@opovo.com.br
Volto daqui a 15 dias, já em setembro. Feliz semana!