É"HAVERÁ" MESMO. Temos visto muito essa frase na internet, que tem repercutido bastante nas redes sociais. E a dúvida é quanto ao verbo. É haverá ou haverão? O verbo haver, com o significado de existir, é impessoal. Ou seja, é conjugado na 3ª pessoa do singular. Não varia, independentemente de a frase estar no singular ou no plural. Então, o correto, pela gramática normativa, é: haverá sinais, haverá aulas, haverá momentos etc. Isso se aplica ao verbo auxiliar. Assim, temos: deve haver sinais (e não "devem haver sinais"), deve haver aulas, deve haver momentos etc.
Perca e perda
AS DUAS palavras existem, mas têm sentidos diferentes. Perda (com D) = é nome, é substantivo. Exemplos: "Foi só perda de tempo", "Houve perda da qualidade". Perca (com C) = é verbo. Exemplos: "Espero que ele não perca a paciência", "É melhor ir para que você não perca tempo".
Viagem e viajem
AMBAS TAMBÉM existem, têm o mesmo som, mas significados diferentes. Viagem (com G) = é nome, substantivo. Exemplos: "Desejo a você uma boa viagem", "Que vocês façam uma ótima viagem". Viajem (com J) = é verbo. Exemplos: "Espero que eles viajem bem", "Aconselho que não viajem à noite".
Mais dicas
VEJAMOS MAIS alguns pares de expressões que podem confundir:
Suar x soar
Suar (com U) = é um verbo que significa transpirar, eliminar suor. Exemplos: "Você vai suar muito na academia", "Eu suo bastante quando me exercito". Soar (com O) = é um verbo que significa produzir som. Exemplos: "O sino vai soar daqui a pouco", "Ninguém ouviu quando a campainha soou".
Enfim x em fim
Enfim = finalmente. Exemplos: "Enfim, concluímos o trabalho", "Enfim, chegamos ao destino". Em fim = no fim, no término. Exemplos: "Em fim de jogo, isso é comum", "Ele já estava em fim de carreira".
Em vez de x ao invés de
As duas têm o mesmo sentido de "em lugar de", "em substituição a". Mas há uma diferença. Exemplos de frases corretas segundo a gramática: "Em vez de sair, ele ficou em casa", "Em vez de ir ao supermercado, ele foi à padaria". O "ao invés de" é usado com o sentido de "ao contrário de". Então, se a frase tiver esse sentido de oposto, use "ao invés de". Exemplos: "Ao invés de falar, ela se calou" (sentidos opostos), "Ao invés de entrar, ele saiu" (sentidos opostos).
SALVA A DICA!
Vamos resolver algumas questões?
(FGV - 2019 DEP-RJ - Técnico Superior Especializado)
1) "É uma avaliação cruel, que prioriza a inteligência da decoreba ao invés da inteligência criativa".
Nesse segmento do texto, há a correta utilização da expressão "ao invés de", que é muitas vezes confundida com "em vez de". A frase abaixo em que se deveria empregar "em vez de" em lugar de "ao invés de" é:
a) O pai decidiu matricular o filho numa escola pública ao invés de uma privada
b) Não é de hoje que as escolas brasileiras preferem o retrocesso ao invés do progresso
c) Muitos professores dão destaque à teoria ao invés de priorizar a prática
d) Os livros didáticos utilizam imagens ao invés de textos
e) As escolas utilizam processos de avaliação rápidos ao invés de processos mais lentos e mais eficientes
Resposta: Lembre que devemos ter a ideia de oposição, sentido contrário para usar o "ao invés de". Em a), temos oposição entre pública x privada. Em b), temos oposição entre retrocesso x progresso. Em c), há oposição entre teoria x prática. Em e), há oposição entre rápido x lento. Em d), não há oposição, porque imagem e texto são diferentes, mas não opostos. Resposta: letra d).
2. (PM-MG - 2021 - Soldado da Polícia Militar - Adaptada) Analise os períodos abaixo quanto ao emprego da(s) palavra(s) em destaque:
I. A discussão foi vista pelos vizinhos, e OS MESMOS ficaram espantados.
II. Ela estava MESMO de roupão na rua.
III. De fato, foi Maurício MESMO quem começou a discussão.
IV. É isso MESMO!
De acordo com a gramática tradicional, o emprego da(s) palavra(s) destacada(s) está CORRETO em:
a) I e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II, III e IV.
Resposta: Nos itens II, III e IV, a palavra "mesmo" é usada para reforçar uma ideia, para realçar algo. Em I, "os mesmos ficaram espantados", o uso está incorreto. Não se deve usar "mesmo" para substituir outro pronome ou um substantivo. Assim, pela gramática, está errado o uso em "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo está no andar", "Fale com ele e diga ao mesmo que pode vir". Troque por um nome ou um pronome pessoal. Resposta: d).
SUGESTÕES?
Comentários, sugestões? Escreva para: danielanogueira@opovo.com.br
Volto daqui a 15 dias.