Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.
ADISPUTA DE TERRA ENTRE OS ESTADOS do Ceará e do Piauí tem sido pauta de discussão na Justiça e notícia na imprensa. Uma área que abrange 13 municípios cearenses pode virar território piauiense. A propósito do assunto, quando se fala em estados, qual é o termo usado? Divisa, fronteira ou limite? Às vezes, os três são usados como sinônimos, mas não é bem assim. Divisa é o termo empregado para indicar a delimitação entre dois estados. Fronteira é usado para definir a separação entre países. Limite é usado para se referir à separação entre municípios.
EXEMPLOS
DIVISA: "Há uma discussão sobre as terras na divisa do Ceará com Piauí" (estados). FRONTEIRA: "Viajei até a fronteira do Brasil com a Argentina" (países). LIMITE: "Fortaleza faz limite com Caucaia" (cidades).
OS GUARDA-CHUVAS
É TEMPO DE USAR guarda-chuva no Ceará. E se usarmos no plural? Aí, são guarda-chuvas. Quando há um verbo um nome, apenas o segundo elemento vai para o plural. Exemplos: beija-flores, guarda-roupas, vira-latas, caça-fantasmas.
MANDATO X MANDADO
DIA DESSES NA MÍDIA: "Policiais federais deixam apartamento de general Augusto Heleno após cumprirem mandato".
Mandato ou mandado? Mandado, com D, é uma ordem judicial, aquela que o juiz manda. Usa-se: mandado de busca e apreensão (ordem), mandado de prisão, mandado de segurança etc.
Mandato, com T, é aquele poder conferido a alguém por um período. Assim: mandato de um senador [gestão], mandato de um prefeito etc.
O título que lemos anteriormente tem um erro. Seria mandado, com D: "Policiais federais deixam apartamento [...] após cumprirem mandado". A ideia, nessa situação, é cumprir a ordem de uma autoridade judicial.
SALVA A DICA!
(Ibase - PM RN 2018) O plural do nome composto "guarda-noturno" é feito com a flexão dos dois nomes. Dos pares abaixo, aquele em que os nomes compostos também fazem o plural com a flexão dos dois nomes é:
a) guarda-mor / guarda-florestal
b) guarda-corpo / guarda-roupa
c) guarda-municipal / guarda-joia
d) guarda-chuva / guarda-civil
e) guarda-costa / guarda-rede
Como vimos, o plural de uma palavra com um verbo um nome é feito com a variação do segundo elemento, como guarda-roupas, guarda-redes e guarda-joias. Mas "guarda-noturno" tem um nome (guarda) um adjetivo (noturno). "Guarda", aqui, não é verbo. A única opção em que as duas palavras têm dois nomes é a letra a), com guardas-mores e guardas-florestais.
(FGV - DPE RJ 2019) A frase em que está correto o emprego de um dos parônimos mandado/mandato é:
a) O mandado de senador dura 8 anos;
b) Impetrou mandato de segurança com pedido de liminar;
c) Não tinha mandado de busca para entrar na casa;
d) Todos desejavam que seu mandado de diretor acabasse;
e) O mandato de apreensão não havia sido expedido.
Basta lembrar: mandado = ordem; mandato = gestão. O certo é o item c).
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.