NESTE PERÍODO DE QUADRA CHUVOSA no Ceará, usamos muito o verbo "chover". Ao falarmos sobre o volume de chuvas, vem a dúvida: choveu 100 milímetros? Ou choveram 100 milímetros? O verbo "chover" é classificado como um fenômeno da natureza. Assim, não tem sujeito, é impessoal. Portanto, deve ser conjugado sem variações, na 3ª pessoa do singular. Usa-se: "Choveu 100 milímetros", "Choveu ontem", "Choverá amanhã". Quando o verbo for usado em sentido figurado, é flexionado: "Choveram pétalas de rosa na festa", "Choveram elogios para você", "Chovem oportunidades para ele".
CHOVER E CHUVA
O VERBO é escrito com a letra o, "chover". Embora escrevamos chuva com u, não existe "chuver" com u. As demais conjugações são escritas também com o: choveu, chovendo, choverá.
TROVEJARAM
COMO SÃO TAMBÉM considerados fenômenos da natureza, não são conjugados os verbos amanhecer, anoitecer, trovejar, relampejar, ventar, estiar, nevar etc. Quando usados em sentido figurado, são flexionados: "Trovejaram críticas", "A cidade amanheceu alagada".
OS GUARDA-CHUVAS
É TEMPO DE USAR guarda-chuva. Se for no plural, são os guarda-chuvas. Neste caso, como guarda é verbo, ele não é flexionado no plural.
Quando há um verbo + um nome (um substantivo), apenas o segundo elemento é flexionado no plural.
Exemplos:
guarda-roupas
saca-rolhas
beija-flores
vira-latas
caça-fantasmas
Mas, se guarda for um nome (um substantivo), aí ele vai para o plural: guarda-civil (singular) > guardas-civis (no plural).
QUESTÕES
(J Concursos)
Na oração "Chovem propagandas de produtos comerciais", o sujeito é:
a) Simples
b) Oculto
c) Inexistente
d) Indeterminado
Resposta: O correto é a letra a). A frase está certa, porque o verbo "chover" está sendo empregado de forma figurada. Nessa frase, ele não expressa um fenômeno da natureza. Há sujeito na oração, que é "propagandas de produtos comerciais". O sujeito é simples, visto que só há um núcleo (propagandas).
(Passei Direto)
Na oração "Há um chamado especial" o verbo haver é impessoal, portanto, trata-se de uma oração sem sujeito. Assinale a alternativa que também indica um caso de sujeito inexistente.
a) Pediram que fizessem silêncio no tribunal.
b) O cachorro e os gatos estavam aflitos com o barulho dos fogos.
c) Chovia sem parar em Manaus.
d) A professora fez uma excelente revisão.
e) Eles chamaram seus pais.
Resposta: Em todos os itens, há sujeito, exceto na letra c). O verbo chover está empregado no sentido de fenômeno da natureza. Sem sujeito, portanto.
NOVOS TALENTOS
Estão abertas, até o dia 19 de fevereiro, as inscrições para a nova edição do curso Novos Talentos, promovido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceria com o Grupo de Comunicação O POVO. Considerado o principal programa de formação e seleção de novos profissionais para o Grupo, o curso é voltado para estudantes de Jornalismo a partir do 3º semestre.
O processo seletivo inclui provas de Português e Atualidades e Redação, além de um ciclo de palestras com profissionais da área.
Os 10 alunos selecionados terão a oportunidade de passar por um treinamento prático de três meses nas diferentes editorias do O POVO e da rádio O POVO CBN, sob a minha supervisão e a do colega Plínio Bortolotti. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site fdr.org.br/novostalentos