Logo O POVO+
Decisão de vereadores do Crato sob suspeita
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Decisão de vereadores do Crato sob suspeita

Tipo Opinião

O Centro Operacional de Meio Ambiente do Ministério Público (Caomace/MPCE) do Ceará vai auxiliar promotores do Crato na apuração sobre uma decisão suspeita de vereadores do Cariri. Eles transformaram a zona especial de proteção ambiental do rio Batateiras em zona de construção residencial. Um crime contra as nascentes, as margens do rio e mais ameaça de enchentes no Crato. O Caomace/MPCE, em Fortaleza, foi provocado para entrar na questão pela Comissão de Meio Ambiente da OAB-CE e por uma carta/denúncia dos padres do Cariri. João Alfredo, presidente da Comissão, acha danoso que a maioria dos vereadores cratenses tenha votado por favorecer a especulação imobiliária mesmo com um veto da prefeitura.

Mercado da droga

O tiroteio no Benfica, na última terça-feira, uma suposta tentativa de acerto de contas entre traficantes, poderia ser um ponto fora da curva no cenário da violência em Fortaleza. Primeiro, porque quando se fala em crime assim - beirando uma chacina -, geralmente, a ocorrência se dá na periferia. Lugar estigmatizado como perigoso e pobre.

Fora da periferia

Acontece que o boêmio e nobre Benfica é um grande ponto de disputa do mercado da droga em Fortaleza. A chacina em 2018 escancarou o território demarcado não só pela vida universitária. É uma "boca" lucrativa. Seja com a maconha, que virou cigarro comum e a sociedade sustenta a hipocrisia da proibição, ou com outros produtos ilícitos.

Leia também | Alvo de ataque no Benfica seria "comandante do tráfico" na região, diz suspeito preso pela PM

Facções na zona nobre

O tiroteio poderia ter repetido a tragédia de 2018, quando sete pessoas foram mortas em meio a disputa das facções. Com informações da população, o Raio prendeu rápido um rapaz que confessou os disparos.

Rainha do Maracatu Nação Fortaleza, Débora Sá. Além de brincante, ela também dirigiu a websérie "Conte Comigo", que narra memórias do Maracatu do Ceará. Fortaleza-Ceará-Brasil. 13/1/2021 (Foto: Chico Gomes)
Foto: Acervo Chico Gomes/Divulgação
Rainha do Maracatu Nação Fortaleza, Débora Sá. Além de brincante, ela também dirigiu a websérie "Conte Comigo", que narra memórias do Maracatu do Ceará. Fortaleza-Ceará-Brasil. 13/1/2021 (Foto: Chico Gomes)

Maracatu ensolarado

Estreou no YouTube e IGVT (@debranasa) a websérie "Conte Comigo". Patrocinada pela Lei Aldir Blanc, narra a histórias de brincantes do Maracatu cearense. A direção é de Débora Sá, rainha do Nação Fortaleza.

Ocupação irregular

A rua Pero Coelho, entre Dona Leopoldina e Rodrigues Júnior, no Centro, é exemplo de um espaço público degradado pelo cidadão, a Prefeitura de Fortaleza e a iniciativa privada. Lá, é um ponto permanente de monturo. Como a Agefis não responsabiliza ninguém, o lixo é despejado diariamente.

Forvias

E mais, a Prefeitura derrubou barracos que recicladores de resíduos sólidos fizeram em meio à rampa. O problema é que o Município não tem a mesma atitude com o Consórcio Forvias que, além de ocupar irregularmente a calçada com material obras, tem sua sede em cima do entubado riacho Pajeú.

Caucaia

Leitor Fellipe Franklin, morador do Parque Guadalajara, em Caucaia, denuncia que a rua da Areninha e a Praça do Campo do Remo viraram lixões e não estão no dossiê do prefeito Vitor Valim. Além disso, as obras de pavimentação foram abandonadas.

Causa

Relatório da WWF-Internacional, publicado ontem, faz relação direta entre degradação florestal e o surgimento de zoonóticas como HIV/Aids, Ebola, Sars, Febre do Vale Rift e, a partir de 2020, a Covid-19. O Brasil e mais 28 países foram pivôs de 52% do desmatamento global de 2000 a 2018 .

Efeito

É perigoso para a saúde pública degradar biomas com estudos suspeitos. Tem um exemplo aqui em nosso quintal. Em Aquiraz, na CE-040, estão aterrando uma lagoa onde, supostamente, viveria o "peixe das nuvens" (Hypsolebias Longignatus). Uma espécie ameaçada de extinção.

Semace!

Extinto aquele "pequeno" ecossistema, poderão haver repercussões danosas no entorno. O vereador Gabriel Aguiar (Psol) enviou ofício à Semace querendo informação sobre a autorização da morte da lagoa. A obra precisa ser embargada.

Sobe

Tenente-coronel Kilderlan Sousa, do Batalhão Raio, que teve postura correta ao evitar penalizar "duas vezes uma vítima" atingida no tiroteio do Benfica. Mesmo sendo um traficante, pediu que aguardasse a investigação da Polícia Civil.

Desce

Ônibus de bairros de Fortaleza e Intermunicipais, como os de Caucaia, que continuam superlotados. O que adianta proibir aglomerações se os coletivos são verdadeiros covidários?

Horizontais

Sindicato dos Policiais Penais do Ceará denunciam que transferências de agentes de Sobral e do Cariri para a CPPL6, em Itaitinga, foram feitas pela SAP sem custeio do deslocamento e a mudança de moradia.// O defensor público federal Carlos Eduardo Paz é o novo chefe da DPU, em Fortaleza. Ele substitui Eduardo Negreiros.// Para se vacinar contra a Covid-19, o cidadão precisa se cadastrar no SUS. Poderá ser feito no dia da vacinação ou pelo site do Conecte SUS.// Só lembrando: E aí, Bolsonaro sabotou medidas contra a Covid-19 no Brasil, como relatou a Human Rights Watch

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?