Logo O POVO+
Pastoral pede transparência sobre caso de tortura
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Pastoral pede transparência sobre caso de tortura

Tipo Opinião

A Pastoral Carcerária pedirá ao presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, Cláudio Justa, que acompanhe as investigações sobre as denúncias de tortura a presos em Sobral. Nos dias 20 e 21 deste mês, pelo menos 40 internos da Penitenciária Industrial Regional de Sobral teriam sido espancados com golpes de cassetetes nas mãos e no abdômen, com spray de pimenta nos olhos e confinamento coletivo. Ontem, integrantes da Pastoral se reuniram para elaborar um documento pela transparência no processo investigatório. Principalmente no que diz respeito à informação para familiares dos lesionados. Até agora, segundo uma fonte, não foi aberto procedimento administrativo nem na Secretaria da Administração Penitenciária nem na Corregedoria Geral de Disciplina do Estado.

Mecanismo

O pivô das supostas torturas em Sobral envolveria a chefia de disciplina da penitenciária regional e os presos que, constantemente, estão em conflitos no interior da prisão. Em abril de 2019, um relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura apontou violações nos presídios cearenses.

Pimenta

Um dos pontos relacionados no documento do Mecanismo Nacional, que pertence ao Governo Federal, é exatamente o "uso de spray de pimenta" por policiais penais em presos que não mantém a "imobilidade e o silêncio para realização do procedimento".

Naturalização

Padre Marcos Passerine, ex-coordenador da Pastoral Carcerária, lembra que, na época das denúncias, houve um pacto entre órgãos do poder público na "naturalização da força excessiva" implementada pela Secretaria da Administração Penitenciária. Inclusive, afirma, dos bispos da CNBB no Ceará.

Médica Liduína Rocha (esquerda), candidata à presidência do Sindicato dos Médicos. À direita, jornalista Ana Naddaf, diretora-executiva de jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO
Foto: Demitri Túlio
Médica Liduína Rocha (esquerda), candidata à presidência do Sindicato dos Médicos. À direita, jornalista Ana Naddaf, diretora-executiva de jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO

Médicos, SUS e ciência

Liduína Rocha (esquerda), candidata da chapa 2 que disputa a presidência do Sindicato dos Médicos do Ceará, visitou, ontem, O POVO. Na pauta, a importância do debate sobre a eleição não só para a categoria, mas para o Estado que atravessa a segunda onda da pandemia da Covid-19. A precarização/valorização da carreira médica, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), negacionismo e ciência também fizeram parte da conversa com a jornalista Ana Naddaf, diretora-executiva de jornalismo do O POVO, e outros jornalistas. O médico Marco Túlio também estava visita.   

Leia também | 

Eleição dos médicos: situação diz que melhorou imagem do sindicato, oposição critica "negacionismo"

Debates do POVO

Na próxima segunda-feira, de 11h ao meio dia, a Rádio O POVO/CBN (95.5 FM) promoverá um debate com os candidatos que disputam a eleição para o Sindicato dos Médicos. Leonardo Alcântara, da chapa 1, e Liduína Rocha, da chapa 2 estão confirmados.

Jacarés

Por falar em negacionismo, dados dos grupos que atuam na linha de frente da Covid-19 mostram que os médicos que criticavam a vacina não deixaram de tomar o imunizante.

Boa Viagem

A Prefeitura de Boa Viagem foi uma das primeiras a enviar o Plano de Vacinação contra a Covid-19 para o MPCE. De acordo com o município, a transferência dos dados sobre os vacinados é feita em até 72 horas para o sistema nacional.

Redação 1

O MPCE anda incomodado com a falta de qualidade dos autos de prisão em flagrantes da Polícia Civil. Tão ruins que, segundo o Controle Externo da Atividade Policial, os juízes das Varas de Drogas liberam os presos por "entender que a abordagem que gerou o flagrante foi injustificada".

Redação 2

As narrativas, segundo o MPCE, "não esclarecem os motivos da abordagem" e os policiais da ocorrência "possuem as mesmas declarações, em um típico cópia/cola". A promotora Fernanda Marinho recomendou ao delegado geral da Polícia Civil que criasse meios para melhor a eficiência dos autos de prisões em flagrante.

Coca-cola

Prefeitura de Jericoacoara acerta em proibir a entrada, comercialização e uso de copos, garrafas, pratos, sacolas e talheres plásticos na Vila turística do Ceará. Vamos ver como fiscalizará restaurantes e empresas como a Coca-Cola.

Sobe

Butantan, que não tem culpa se o Governo Federal politizou a vacina por causa da briga Bolsonaro X Dória. Ministério da Saúde ainda não respondeu se irá comprar novos lotes. O Instituto irá vender o imunizante para a Argentina.

Desce

Situação do Brasil diante do caos na pandemia da Covid-19. Já são mais de 220 mil mortes. Agora, Portugal cancelou voos. Se junta ao Reino Unido, Itália, Turquia, Israel e África do Sul e Peru.

Horizontais

Qual o volume de dívidas que o BNB terá de negociar com comerciantes e industriais com pendências desde a década de 1980? Medida provisória de dezembro do ano passado (MP 1016), abriu a porteira para negociação.// Júnior Castro (PP), prefeito de Chorozinho, foi aclamado presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará para 2021/2022. // Já o Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (Ibef-Ceará) será comandado por Renata Paula Santiago. // Só lembrando: E aí, seu bolso aguenta mais um aumento no litro da gasolina. O segundo neste mês?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?