Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
O POVO Mais estreia a segunda temporada da série "Guerra sem fim". Um documentário sobre as disputas de grupos armados pelos territórios do tráfico no Ceará
Em um dos depoimentos, uma vítima de grupos armados da periferia de Fortaleza "dispara" que a melhor saída para o terror de expulsões de famílias seria o Estado construir condomínios já pensando em qual facção domina a comunidade.
Pode parecer absurda a declaração, mas não é. Não estou defendendo o discurso da vítima, apenas dando ouvido ao desespero de quem vive tangido feito bicho nas periferias de Fortaleza e da Região Metropolitana.
Sem ter mais em quem acreditar e viver no sobressalto, até ser assassinado por morar em um território onde há um poder paralelo, tem hora que a criatura se rende aos códigos da violência.
Foi assim também quando até o Estado, na desesperação da então secretária da Justiça Socorro França, aceitou dividir os presídios entre facções em 2018.
Assista o trailer da segunda temporada do documentário Guerra sem fim
Uma decisão para evitar uma carnificina, discurso de Socorro em entrevistas na época, e deu em mais poder aos bandos bélicos. Desembocou ainda em duas ondas de ataques contra a Cidade loteada pelo crime.
A narrativa sobrevivente da vítima é uma das que costura a segunda temporada da série "Guerra Sem Fim". Estreia amanhã na plataforma streaming do O POVO Mais (mais.opovo.com.br).
Uma crônica visual com tratamento delicado sobre o desigual numa Cidade em contínuo inchamento social e de concentração de renda cada vez mais sovina e violenta.
Delicada também porque há riscos para o outro na hora de construir a narrativa sobre as facções para o audiovisual. Compreensível pois o medo impera e, cotidianamente, torna invisível quem mais é afetado nas comunidades sitiadas pelas hordas armadas.
Em mais três capítulos, ancorados na investigação jornalística e se valendo da produção audiovisual, documenta-se o cotidiano de comunidades, a exemplo da ocupação 7 de Setembro, no Bom Jardim.
Mesmo em meio à pandemia, os moradores de ruas de lá se viram obrigados a deixar as casas por causa da disputa perversa entre GDE e Comando Vermelho.
Imagine a Rui Barbosa, no miolo da Aldeota no trecho entre a rua João Carvalho e a avenida Santos Dumont, moradores e comerciantes serem expulsos das moradas e dos negócios pelo CV, GDE e PCC? Até aqui, impensável.
Lá no Bom Jardim um mercadinho de médio porte não resistiu ao inacreditável. Você entra e sai do prédio, sem portas e janelas abertas para a rua vazia, e cai num universo paralelo em Fortaleza.
Cai noutra dimensão, na mesma Cidade, e dá de cara com pelo menos 30 casas esvaziadas. Roupas deixadas pelo chão, louças na pia, brinquedos esquecidos provavelmente na pressa de não matarem as crianças, redes atadas, quadros ainda na parede e um silêncio perturbador.
"Refugiados Urbanos" é o episódio que abre a segunda temporada do "Guerra Sem Fim". Além de vítimas, especialistas e personagens do poder público que não fugiram do convite discutem a problemática de quem sofre com "deslocamentos forçados".
A segunda temporada da série documental do O POVO Mais vem com em três episódios: "Refugiados Urbanos", "GDE: como nasce uma facção" e "Juventude Sobrevivente".
Traz também análise dos sociólogos Camila Holanda (Uece/LEV/UFC), Luiz Fábio Paiva (UFC/LEV), Thiago de Holanda (Rede Acolhe), do deputado estadual Renato Roseno (Comitê de Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência), do tenente-coronel Hideraldo Belini, do educador social Leonardo Rodrigues, do advogado Cláudio Silva e grande elenco.
Assino o "Guerra Sem Fim" com Cinthia Medeiros, Arthur Gadelha, PH Diaz, Fco Fontenele, Júlio Caesar, Carlus Campos, Chico Marinho, Ana Régia, Raphael Góes, Fernanda Barros, Eduardo Azevedo e Alexandre Rodrigues.
Hoje, faço o convite para conferir a série no O POVO Mais.
Assista à primeira temporada de Guerra sem fim
Episódio1 - A Onda de Violência
Episódio2 - Tribunais do Crime
Episódio 3 - Caminhos do Crime
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.