Logo O POVO+
Museu do Ceará não pode mais esperar
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Museu do Ceará não pode mais esperar

Reforma do Museu do Ceará precisa ser tocada com urgência pelo governo do Estado. Prédio tem 150 anos e falta de manutenção pode dar num incêndio e perda de pelo menos 13 mil peças do acervo
Tipo Análise
Palacete Senador Alencar, que abriga o Museu do Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Palacete Senador Alencar, que abriga o Museu do Ceará

.

O Museu do Ceará (MC) precisa de uma atenção mais amorosa por parte do Governo do Estado. Uma paixão semelhante a que deu na reforma e ampliação da Biblioteca Pública do Ceará e do Museu da Imagem do Som. Este ano, o MC completará 90 anos de criação - o decreto de fevereiro de 1932. Porém, o importante equipamento para o Brasil está fechado desde abril de 2019. Há um agravante com a permanência do museu lacrado. O prédio tem 150 anos, muito antigo. E, porque não foi b

em cuidado por várias gestões de governadores, se tornou um barril de pólvora. Tudo ali é inflamável. Numa conversa com uma fonte do Corpo de Bombeiros, o militar me disse que todo inverno tem medo de ser acionado para apagar um fogo que poderá destruir anos de memória do Ceará.

Leia também|

Fechado e à espera de obra, palacete do Museu do Ceará chega a 150 anos

Museu dos problemas

Um incêndio no Museu do Ceará pode queimar perto de 13 mil peças reunidas desde 1933, quando abriu as portas para o público. Detalhe, esse acervo é o estimado. Não há um inventário consolidado. Nem o próprio museu sabe o que tem.

Leia também|

Museu Do Ceará @museudoceara · Organização governamental

Falta o quê?

O nó é que número reduzido de funcionários impossibilita abarcar o inventário. Um entrave para a mudança provisória de prédios enquanto se toca a reforma. Há uma verba, de rubrica da União mais complementação do Estado, aprovada para a contagem acervo e transferência do material.

Leia também|

Museu do Ceará passará por reforma orçada em R$ 3,4 milhões

Agora, é urgente

Deve haver um prédio no Centro de Fortaleza que abrigue, em boas condições, o acervo do Museu do Ceará. E o mais prudente é que essa reforma se dê enquanto há um governo sensível às questões da cultura. Se não, corre-se o risco de um incêndio tipo Biblioteca Nacional.

Obra Lichtenstein 1, da série "Natureza Morta". Recriação do artista José Guedes em cima de uma pintura de Roy Fox Lichtenstein (EUA) (Foto: José Guedes / Divulgação)
Foto: José Guedes / Divulgação Obra Lichtenstein 1, da série "Natureza Morta". Recriação do artista José Guedes em cima de uma pintura de Roy Fox Lichtenstein (EUA)

A natureza segundo Zé Guedes

O artista plástico José Guedes estreia, dia 14/2, a exposição virtual "Natureza Morta". Guedes se apropria de pinturas de Arcimboldo, Cezanne, Matisse e Lichtenstein, amassa-as e cria uma obra fotográfica. É o apelo por uma natureza revitalizada.

Leia também|

José Guedes lança a exposição virtual "Calvário"

Destinação

Shopping Rio Mar Fortaleza faz a coisa certa. Iniciou, desde junho do ano passado, projeto de compostagem de resíduos orgânicos gerados por restaurantes e outras fontes. Material vai para a usina Ambismart e retorna como adubo para a jardinagem.

Muita comida

Pelo cálculo do Rio Mar, são 65 toneladas de restos de alimentos que não seguiriam para um aterro sanitário. Os restaurantes Camarada Camarão, Hard Rock, Morosi, Outback, Sesc e Tio Armênio, além dos Mercadinhos São Luiz, integram o projeto.

Desperdício

Sonho das comunidades do entorno do Rio Mar era ter uma parceria com o shopping para a criação de uma cozinha social no morro. O pessoal do Movimento de Saúde Mental e a Gastronomia da UFC pode ensinar sobre a tecnologia social que funciona no Bom Jardim.

Gastronomia com autossustentabilidade e valorização regional no Bom Jardim

Narcélio Limaverde

Uma dó a morte de Narcélio Limaverde. Personagem da comunicação e da memória do Ceará. Mesmo tendo sido deputado, o parlamento não era seu ninho. O rádio era seu habitat. Com 90 anos, ele viveu o que quis e bem. Foi um honra ter convivido com você.

Leia também|

Morre o radialista cearense Narcélio Limaverde

Sesa responde

Como andam os protocolos sanitários para velórios e enterros de vítimas de Covid-19? Na primeira onda eram caixões fechados, sem vigília, sepultamento com restrições de pessoas e distância. Mudaram as regras com a Ômicron?

Leia também|

Ômicron corresponde a 99% dos casos de Covid-19 no Ceará, aponta Fiocruz

Credos

Estreia amanhã, no O POVO +, o primeiro episódio da reportagem especial Credos de Fortaleza. Os repórteres do O POVO analisaram quase 90 mil documentos para construir um inédito mapa da fé na Capital.

Sobe

Karim Aïnouz é um dos jurados da 72ª edição do Festival de Berlim, deste ano. Entre os filmes do premiado cineasta cearense, o impagável a "Vida Invisível" e "Praia do Futuro".

Desce

Avenida 13 de Maio, próximo à avenida da Universidade, está uma escuridão só. Vários postes com lâmpadas queimadas. Perigoso andar por lá à noite ou ficar nas paradas de ônibus.

Horizontais

Está cada vez mais difícil encontrar farmácias que distribuam remédios da Farmácia Popular. A Extrafarma, da 13 de Maio, não está mais fornecendo os medicamentos pelo programa. O cidadão tem de peregrinar no escuro. // Quem fez o concurso para o IFCE reclama que o instituto que realizou o certame não divulgou, até agora, o resultado. O cronograma foi ignorado. // "A Nova Gestão" é o nome do livro do economista Eduardo Gomes de Matos, que será lançado nesta quinta, 27, às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Rio Mar Fortaleza. // 

Só lembrando: E aí, o que é pior, ser vítima da Covid-19 ou da inflação do governo Bolsonaro?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?