Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
Na coluna de hoje, questionamentos sobre a falta de fiscalização do Ministério Público nas minas de extração de pedra cariri em Santana do Cariri e Nova Olinda
Foto: TATIANA FORTES
Produção de pedra cariri, em Santana do Cariri, no Ceará. (Foto: Tatiana Fortes/O POVO/2017)
As pedreiras de Santana do Cariri e de Nova Olinda, no Ceará, resistiriam a fiscalizações eficientes do Ministério Público do Trabalho? Responsáveis pela extração da pedra Cariri, uma espécie de "ouro" para o mercado da construção civil, o setor não alisa "trabalhadores". As condições são as piores possíveis e, se não são análogas ao trabalho escravo, há extrema exploração humana em boa parte dos empreendimentos. Já reportei as "minas", a céu aberto, em época de estiagem. São sub-humanas para cortadores do calcário laminado. Exposição ao câncer de pele, poeira fina inalada, barulho intenso e local precário para refeições (ruins) e necessidades fisiológicas. Raramente haverá denúncias, o silêncio e a necessidade por algum dinheiro impedem. Mas isso não isenta uma investigação do Ministério Público.
Fósseis
Nas minas de Santana e Nova Olinda, no Cariri cearense, há uma riquíssima reserva de fósseis da pré-história do mundo. Outro nó grande.
Fósseis 2
Um acordo de "cavalheiros", apesar da legislação, "deixa" que pesquisadores da Urca acessem os achados. Quer dizer, o que não vaza para o tráfico.
Penta
Já tem torcedor do Fortaleza achando que o Leão ganhará ou a Copa do Brasil ou a Sulamericana. Menos, muito menos.
Buracos em Fortaleza, 2023. Com as chuvas e a falta de estrutura na Cidade, uma cratera abriu no cruzamento da Padre Valdevino com Dona Leopodina (Foto: Demitri Túlio)
Cidade dos buracos
Uma cratera está se abriu no cruzamento da Padre Valdevino com Dona Leopodina, vizinho a Enel. O próximo passo, se chover mais, será engolir o meio fio. Moradores isolaram a área.
Taxa do Lixo
Como a Prefeitura de Fortaleza pretende ser transparente com o investimento da bilionária e contestável taxa do lixo?
Taxa do Lixo 2
Mas é transparência mesmo, mostrando o caminho e o emprego do recurso. Se não for assim, não adianta e poderá pagar nas urnas.
Cidade doente
A espera por uma consulta a um otorrino nas emergências dos hospitais particulares está demorando mais de quatro horas. Para um clínico, mais de duas.
Gestão aberta
O novo gestor do Parque do Cocó será um engenheiro agrônomo, que deverá assumir nesta semana. Sema convidou, antes, um servidor aposentado do Ibama. O salário não agradou.
Bandidagem
Produtores de camarão, na região do Aracati, estão reclamando de uma suposta milícia cobrando "pedágio" para oferecer "segurança" às fazendas. Bom a SSPDS investigar.
Fruto bom
No próximo dia 14, às 14h, a Assembleia Legislativa do Ceará realizará uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
SOBE - Solidariedade. Quem está envolvido em campanhas de arrecadação de alimentos, água potável e material de higiene para os atingidos pelas enchentes no Ceará.
DESCE - Desequilíbrio ambiental. Constatação de que, pelo menos, 68 espécies exóticas ameaçam a biodiversidade do Ceará. São bichos e plantas introduzidas pelo homem. A informação é do Instituto Hórus. Reportagem no OP +.
HORIZONTAIS - Amanhã, 12/4, haverá exibição do documentário "Damas da Liberdade", de Célia Gurgel e Joe Pimentel. No Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro, às 15h. Haverá debate com a diretora // O jornalista Elizeu de Souza dará curso de "Biomagnetismo", no Colégio Santo Tomás de Aquino. Informações: 99989.9012 // Pedro Tino lançará o livro "Chuvas, tempestades e calmarias" no dia 13/4, na Biblioteca Pública do Ceará, às 18h // A atriz Sandra Pêra apresenta em Fortaleza, na próxima quarta, no TJA, às 19h, show em homenagem ao cantor Belchior ///
Só lembrando: E aí, 100 dias sem Bolsonaro na Presidência já é uma grande coisa?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.