Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
A onda de ataques às escolas no Brasil veio parar em Farias Brito, município do Cariri cearense. Duas estudantes quase foram mortas. Ano passado, em Sobral, um aluno assassinou outro e feriu mais dois
Pelo visto, pouco aprendemos com o ataque da escola estadual Carmosina Ferreira Gomes em Sobral, no ano passado. O episódio não teria deixado lições pedagógicas de prevenção nem para a rede pública de ensino nem para o sistema particular de educação no Ceará. Em Sobral, a tragédia terminou com o assasinato de um adolescente, dois feridos e um apreendido. Um susposto aprendizado com o caso de Sobral teria evitado a ocorência de Farias Brito, na escola municipal Isaac de Alcântara Costa, onde duas alunas quase foram mortas? Talvez não por causa do dominó de violência que se espalhou pelo País. Cinco ataques em menos de 16 dias. Um efeito em cadeia que não tem uma única causa nem terá uma solução mágica para o desespero em rede. O que está na superfície da onda de brutalidade é que a escola virou o "alvo" redirecionado do ódio tão estimulado pela mentalidade bolsonarista. Porém há mais leituras a serem feitas.
Segurança
Os discursos da governadora em exercício do Ceará, Jade Romero (MDB), e da secretária da Educação, Eliana Estrela, apontam para o pouco aprendizado com o caso de Sobral. Falam em reforço do policiamento no entorno e interior das escolas. Certo, isso é o lógico.
Investigação
E para além do policiamento? Qual investigação social foi feita da casa à escola em torno da vida do adolescente que atirou, matou e feriu colegas? E o que foi produzido como procedimento e como foi levado e discutido com a comunidade escolar? O que mudou, do ataque para cá, em relação à mediação e acompanhamento de conflitos internos entre alunos?
Vida online
Outra, qual parte toca os pais no acompanhamento da vida online dos filhos? Por qual sites eles estão sendo estimulados a odiar e chegar ao extremo de atacar e matar na escola? Em quem eles se espelham como exemplo de vida e discurso?
Sem divergências
A presidência nacional do PT decidiu prorrogar os mandatos das executivas estaduais e municipais do partido, no País. A informação é do deputado estadual Guilherme Sampaio, presidente da legenda em Fortaleza. A ideia é centrar força no início do terceiro governo de Lula.
Sem vaidade
Pela 8ª vez, o juiz cearense Agapito Machado recusou a promoção para desembargador federal. Ele é o magistrado mais antigo da 5ª Região, mas diz preferir continuar sendo titular do juizado especial da Unifor. Na vaga de Agapito será ocupada por Edvaldo Batista, magistrado de Recife.
Santa Casa
A Santa Casa está novamente na UTI financeira. Até agora, a Prefeitura de Fortaleza não repassou os recursos do SUS referentes a janeiro deste ano. O Município prometeu pagar até o fim de março e nada.
Vai parar
Um edital do Sindsaude/CE avisa que os funcionários da Santa Casa entrarão em greve a partir de amanhã, 13/4, por tempo indeterminado, caso o salário de março não seja pago. Fornecedores também ameaçam não abastecer o hospital.
Sem nomeações
Depois de 100 dias do início do governo Elmano (PT), nenhuma nomeação foi publicada para gestores das unidades de conservação. Renovando ou nomeando outros. Até aqui, há interrogações de como será a condução da política ambiental no Ceará.
Parque das Carnaúbas
Como a secretária Vilma Freire irá tratar a ameaça de instalação de uma usina de energia eólica no Parque das Carnaúbas, em Granja e Viçosa do Ceará? Há dois estudos da Aquasis condenando a demanda. Ali, 21 espécies de animais ameaçam desaparecer do bioma.
Invasão no Cocó
O Parque Estadual do Cocó, na altura do conjunto Yolanda Queiroz, continua ameaçado de perder parte do território. Desta vez, invasores derrubaram as grades em frente à rua Canário da Terra. Limparam o "mato", fizeram um campinho e querem construir uma igreja evangélica.
SOBE
Aniversário de Fortaleza
A "noiva do sol", desmilinguida porque não tem estrutura para chuvas intensas, completa hoje 297 anos. Qual história afetiva você tem para comemorar com ela?
DESCE
Mercado da doença
Mais uma esquina que vira farmácia em Fortaleza, a da Antônio Sales com Desembargador Moreira. Se por um lado gera emprego e muito lucro, por outro sinaliza que somos uma capital doente ou hipocondríaca.
HORIZONTAIS
O coletivo Ser Ponte Fortaleza fará feijoada para comemorar o aniversário de três anos, no próximo dia 15, ao meio-dia, no restaurante Pitéu. O Ser Ponte repassa renda mínima para mulheres, chefes de famílias, em situação de vulnerabilidade social // VII Congresso Internacional de Odontologia será em Fortaleza, de 6 a 9 de maio, no Centro de Eventos // Dia 15/4, a jornalista Erilene Firmino lança o livro "Manga verde com sal", no Passeio Público, às 11 horas ///
Só lembrando: E aí, a taxa do lixo será a principal linha de ataque nas eleições para prefeito de Fortaleza?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.