Logo O POVO+
Unesco receberá estudo sobre criação de geoparque
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Unesco receberá estudo sobre criação de geoparque

Criação do Geoparque Sertão Monumental, em Quixadá e Quixeramobim, protejerá Caatinga no Sertão Central
Tipo Notícia
A Pedra da Galinha Choca e o açude do Cedro, em Quixadá, fazem parte do geopatrimônio do Sertão Central, no Ceará  (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR A Pedra da Galinha Choca e o açude do Cedro, em Quixadá, fazem parte do geopatrimônio do Sertão Central, no Ceará

.

Até 2024, as 16 instituições que integram o Grupo de Trabalho de criação do Geoparque Sertão Monumental apresentarão à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o estudo final sobre a necessidade do parque especial, no Sertão Central. A certificação da Unesco, a exemplo da chancela internacional que permitiu a fundação do Geoparque Araripe, no Cariri cearense, representa proteção de uma área de Caatinga entre Quixadá e Quixeramobim. Será mais possibilidade de recurso financeiro, inclusive estrangeiro, para projetos voltados à sustentabilidade da Terra por aqui. É a preservação da geodiversidade e do geopatrimônio do Planeta que toca o Ceará. Em Quixadá, por exemplo, há 50 elevações de monólitos protegidas por uma Unidade de Conservação Estadual.

Poligonal

Hoje, em Quixadá e Quixeramobim, prossegem discussões e visitas guiadas no mapa proposto para integrar a poligonal do Geoparque Sertão Monumental. A secretária Vilma Freire, da Sema, toma pé do que será o Geoparque Sertão Monumental.

Segurança

A OAB-CE, seguindo a linha de colocar segurança nas escolas, convocou uma audiência para debater a vulnerabilidade de alunos, professores e funcionários aos ataques. Falta incluir mais pautas. Dia 27/4, na sede da entidade.

Risco de morte

A CE-060 é um perigo para motoristas e pedestres. Crateras tomam conta da via, principalmente, até o casarão do Lago Verde, no município de Guaiúba. À noite fica pior por causa da falta de iluminação em muitos trechos esburacados.

Irmãos longevos

O farmacêutico Felizardo Pinho Pessoa ou dr. Pinho vai completar 105 anos este mês. Seu irmão, o engenheiro civil João de Pinho Pessoa Neto, completou 103 anos
O farmacêutico Felizardo Pinho Pessoa ou dr. Pinho vai completar 105 anos este mês. Seu irmão, o engenheiro civil João de Pinho Pessoa Neto, completou 103 anos (Foto: Arcervo de família)

Felizardo Pinho Pessoa, de 104 anos, e João de Pinho Pessoa Neto, de 103 anos, são os remanecentes de oito irmãos nascidos em Viçosa do Ceará. Este mês (26/4), Felizardo ou Dr. Pinho festejará o 105º aniversário. Dr. Pinho e João, lúcidos, foram os primeiros a nascer entre os irmãos.

Longevidade

Dr. Pinho é farmacêutico, pesquisador e ex-deputado estadual pelo MDB histórico. Em 1946, foi o responsável por descobrir e tratar dos primeiros casos de calazar no Ceará. Ele foi entrevistado, em 2021, nas Páginas Azuis do O POVO. João de Pinho é engenheiro civil. 

Indenização VLT

Tramita na Casa Civil, do governo Elmano de Freitas (PT), proposta de reajuste do aluguel social pago às famílias que tiveram as casas destruídas pelas obras do VLT, em Fortaleza.

Indenização 2

Novo valor, apresentado pela PGE durante audiência pública realizada esta semana pelo deputado Renato Roseno (PSOL), seria de R$ 722. Famílias lutam há 13 anos por indenizações e realocações justas.

Cara de pau

Qual moral tem o deputado federal André Fernandes para querer encabeçar uma CPMI dos atos golpistas de janeiro, em Brasília? Ele está na lista de Alexandre de Morais por incentivar o terrorismo nos prédios dos três poderes.

Inversão

O Governo Federal quer barrar a CPMI dos atos golpistas. Para evitar o palanque para bolsonaristas, derrame de fake news e a tentativa criminosa de inverter a responsabilização pelo terrorismo. Deixa que o MPF e o STF cuidam da investigação e julgamento.

Influência

A deputada federal Luizianne Lins (PT) emplacou mais um nome no governo federal. O sociólogo Geraldo Accioly será assessor da Presidência da Infraero.

MPCE

que vem reforçando operações contra corrupção nos entes públicos. A maioria parte no interior do Ceará

MPF no Ceará

antigamente midiático, pouco aparece nas operações. Parece viver clima de esvaziamento ou ressaca ainda do efeito Augusto Aras

Karin Aïnouz está na disputa pela Palma de Ouro do Festival de Cannes, deste ano. O cineasta cearense, radicado em Berlim, foi selecionado com o filme "Firebrand" /// 210 alunos de escolas públicas de Juazeiro do Norte serão selecionados para o Programa Fábrica de Robótica, uma parceria com o Sesi/Ceará ///

Só lembrando: E aí, os ataques às escolas vão acelerar mesmo a regulação das redes sociais no Brasil?

 

LEIA MAIS

Machismo burocrático

Doutor Pinho: o farmacêutico de 103 anos que descobriu o calazar no Ceará

Defesa de Carlomano Marques orienta prefeito a ficar em silêncio em depoimento

Justiça condena banco por trabalhador ser chamado de "lerdo e lesado"

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?