Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
Em que deu, na prática, um pedido do Ministério Público para a Prefeitura implantar um Plano de Caminhabilidade em Fortaleza? As calçadas continuam péssimas.
Foto: TATIANA FORTES
Calçadas com obstáculos ou despadronizadas atrapalham a caminhabilidade em Fortaleza
Fortaleza, aos 297 anos de idade, ainda não conseguiu ser amigável com quem tem mobilidade reduzida. Até aqui, não experimentou um gestor com o compromisso radical de tornar a Cidade possível para o deslocamento de quem depende, por exemplo, de uma cadeira de rodas ou de muletas para se locomover. Vou recorrer apenas a um aspecto urbano para mostrar o quanto a Cidade é urbanaizada e reconstruída numa mentalidade de exclusão: a falta de padronização das calçadas. Não se conhece um bairro de Fortaleza - da zona mais bem tratada pelo poder público à periferia - onde uma cadeirante ou um cego transite com segurança. O assunto é recorrente porque vai se banalizando e recebe atenção apenas pontual. Insuficiente para tornar menos obstaculizado o cotidiano de muitos.
Acessibilidade
Em outubro de 2020, o Ministério Público do Ceará anunciou que pediu à Prefeitura de Fortaleza uma minuta de lei para a criação de um plano de caminhabilidade. E, também, um decreto regulamentador das normas aplicáveis às calçadas.
Cadê o resultado?
Em que deu, mesmo, o pedido do MPCE? Mudou a realidade em qual bairro? A ação foi multiplicada? Pelo visto, quase nada ocorreu já que a caminhabilidade em Fortaleza só piora. Foram feitos pedidos, também, à Agefis.
Vaga no TJCE
No próximo dia 4/5, o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) julgará se o juiz Chagas Barreto ocupará ou não uma vaga de desembargador. O magistrado reclama, desde março do ano passado, o direito ao cargo por antiguidade. O TJCE já recusou uma vez.
Monturo renovado todo dia
Monturo que se renova todos os dias, no bairro Itaoca, em Fortaleza. Não há câmeras de fiscalização (Foto: Demitri Túlio)
Na rua Canarana, no bairro Itaoca, uma rampa de lixo toma conta de uma das calçadas. Todo dia tem monturo novo. Não há câmera para registrar o descarte. E, à noite, há moradores de rua dormindo em meio à sujeira.
Prato social
O governador Elmano de Freitas (PT) autorizou a seleção de 39 instituições para gerenciar cozinhas sociais no Ceará. A previsão é fazer funcionar 1.298 unidades de produção de refeição. É uma promessa de campanha contra a fome.
570 ataques
O ciclo de Bolsonaro na Presidência institucionalizou a violência contra jornalistas. De acordo com Samira de Castro, presidente da Fenaj, de 2019 a 2022 somente Bolsonaro foi autor de 570 ataques. "Uma agressão a cada dois dias e meio".
Atos golpistas
Este ano, os jornalistas ainda foram alvo de ataques de bolsonaristas durante as coberturas na rua. Caso do dia dos atos golpistas, em Brasília, e quando foram desmontados os acampamentos em frente aos quartéis do Exército.
Boa ação
A verba de auxílio à moradia do deputado federal Idilvan Alencar (PDT) será destinada, mensalmente, à Associação Tabuleirense de Universitários. Os R$ 3.083,42, que Idilvan tem direito, amenizarão o custo de aluguel, água e luz de cerca de 40 estudantes cearenses que moram em Mossoró (RN).
Boa ação 2
É boa a destinação que Idilvan Alencar dará à verba parlamentar. Em 2019 e 2022, ele não utilizou o auxílio moradia nem morou em imóvel funcional, em Brasília. É torcer para que outros deputados façam o mesmo.
Greve à vista
Com a proposta de reajuste de 5,8% do Governo Elmano, dividido em duas vezes para os servidores públicos, há professores da Uece já lamentando a possibilidade real de greve. Atrapalha a vida de todo mundo.
SOBE
Campanha
vacinação bivalente avançando em vários segmentos da população, disponível nos postos de saúde de Fortaleza. Porque a covid-19 ainda está entre nós
DESCE
Banheiros
Deputado Alcides Fernandes (PL) que ainda está discutindo a existência ou não de banheiros multigêneros ou unissex em repartições públicas
HORIZONTAIS
O primeiro episódio da nova temporada de "Legados", série que conta a trajetória de empreendedores no Ceará, está disponível em mais.opovo.com.br /// Alunos do ensino médio e universitários serão treinados durante o III Simpósio de Toxinologia básica e aplicada, de 29/5 a 2/6. A Fiocruz Ceará é uma das instituições apoiadoras /// O II Encontro Técnico Regional do Despoluir no Nordeste será realizado no Ceará, de 27/4 a 28/4. O evento é da Fetrans e da CNT ///
Só lembrando: E aí, a taxa básica de juros, em 13,75%, não tem impacto em seu cotidiano?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.