Aquiraz: falta de fiscalização prejudica tartarugas
Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
A temporada de nascimento de tartarugas está em andamento em várias áreas do litoral cearense. Em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, pelo menos 50 ninhos estão sendo monitorados da foz do Pacoti à praia do Batoque. Um dos obstáculos não naturais para os filhotes, segundo informação da Associação de Preservação do Meio Ambiente (Apremace), é o trânsito de buggys e de veículos 4x4. Como a fiscalização é precária por parte dos órgãos de trânsito da Prefeitura de Aquiraz e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), muitos animais acabam sendo mortos antes de alcançar o oceano Atlântico. Ontem, ambientalistas da Apremace apelaram para o Detran-CE. Formalizaram uma reclamação e pediram operações, já que o Município pouco fiscaliza buggys e 4x4.
Sobreviventes
No ano passado, 3 mil tartarugas conseguiram chegar ao mar por causa do monitoramento de ninhos feito pela Apremace. Boa parte dos locais de postura está no Porto das Dunas, em Aquiraz.
Sustentável
Além da cobrança aos órgãos públicos, a iniciativa privada poderia investir numa agenda sustentável envolvendo as tartarugas. Um projeto permanente com criação, por exemplo, de um centro de reabilitação de quelônios.
Parceria verde
O Grupo Newland cedeu um veículo Toyota Hilux 4x4 para a ONG Aquasis. O carro, equipado para atividades em campo, será utilizado no projeto periquito cara-suja no Ceará.
Maus tratos
A Justiça Federal proibiu a exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil. A ação, de 2017, foi proposta pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Filantrópico
Como assim? O estatuto do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está sendo alterado para garantir que somente membros das famílias Alcântara e Juaçaba assumam a presidência do hospital?
Prejuízo
A árvore "sete copas", natural de Madagascar, virou mania entre paisagistas e arquitetos em Fortaleza. Desinformação sobre espécies nativas. Tem uma "sete copas" que está quebrando a calçada do hospital São Camilo.
Rally
A avenida Eduardo Girão, que ano passado recebeu recapeamento de asfalto em vários trechos, tem buracos para fazer uma coleção. Principalmente nas proximidades da antiga Cobal e da Emlurb.
Sem lacração
O senador Eduardo Girão (Novo) foi repreendido por Sílvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos. Numa audiência, ontem, tentou entregar a réplica de um feto com 11 semanas. Sílvio disse que trabalhava com seriedade e não com performance.
Em suspense
Muita gente irá esperar pelo o que vai dar a judicialização da taxa do lixo, em Fortaleza. Não pagará por enquanto. Ontem, Manuel Pinheiro, procurador da Justiça, entrou no TJCE pela suspensão do tributo.
Sem reverência
O advogado cearense Marcelo Uchôa, conselheiro da nova Comissão de Anistia em Brasília, defende que o mausoléu Castelo Branco, no Ceará, se transforme em outro equipamento. "Nada de honrar o primeiro ditador de 1964".
SOBE
Trabalhadores
da Prefeitura de Fortaleza que consertaram a cratera que ia engolir o meio fio e um poste na esquina da Padre Valdevino com Dona Leopoldina
DESCE
Serviço incompleto
de quem ainda não recapeou o asfalto da esquina da Padre Valdevino com Dona Leopoldina. Poderia ter aproveitado a trégua do sol
HORIZONTAIS
Depois que Bolsonaro apareceu vestido numa camisa do Leão, alguns grupos de torcedores lançaram nota de repúdio. "As cores do Fortaleza não combinam com quem faz piada com nordestinos" /// A conta de quem divulga fake news um dia chega. Carla Zambelli (PL) está fazendo vaquinha para pagar indenizações de processos perdidos. Somente este mês, já pagou R$ 39 mil /// Entre os fósseis apreendidos pelo BPMA nas minas de extração de pedra cariri em Nova Olinda, ontem, uma das peças pode ser de um pterossauro ///
Só lembrando: E aí, você acredita que seu aluguel de maio poderá ser menos 2,17%?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.