Logo O POVO+
Ibama fecha Cetas e tráfico não para
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Ibama fecha Cetas e tráfico não para

Tipo Opinião
Centros de Triagem de Animais Silvestres  (Foto: Fábio Lima/ O POVO)
Foto: Fábio Lima/ O POVO Centros de Triagem de Animais Silvestres

Com o fechamento, em 2019, do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Fortaleza, a situação está complicada para o acolhimento e reabilitação de espécies selvagens apreendidas do tráfico. Tanto o Batalhão de Policiamento Ambiental do Ceará (BPMA) quanto outros órgãos, que trabalham na repressão ao comércio ilegal de bichos da fauna brasileira, estão sem ter para onde levar os bichos. Dependem de vagas em criadouros legais ou do Zoológico Sargento Prata, da Prefeitura de Fortaleza. O Ibama, de acordo com a legislação, já deveria ter transferido a responsabilidade para o Governo do Ceará. Há um ano, segundo Carlos Alberto Mendes, superintendente da Semace, o Estado espera a concessão.

Brasília burocrata

A cessão do Cetas para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará está emperrada na lentidão da burocracia do Ibama, em Brasília. O Ibama no Ceará já era para ter recebido a ordem para tocar a transição.

Bicho maltratado

Para se ter uma ideia, até outubro no ano passado, o BPMA entregou 2.765 animais ao Cetas. Depois disso, bate com a porta na cara e tem de se virar para encontrar abrigo. Muitos dos bichos estão debilitados e a soltura tem de ser feita com critério.

Tráfico implacável

Muller Holanda, chefe da fiscalização do Ibama no Ceará, confirma o trâmite bastante burocrático. Tanto para a cessão do imóvel, localizado no Curió, quanto para o alinhamento sanitário. O Cetas recebia cerca de 800 animais por mês, quase 10 mil por ano.

Pelo amor de Deus!

Cinco cemitérios de Nova Russas estão irregulares, com risco de contaminar o lençol freático e o consumo de água potável. A promotora de Justiça Lívia Cristina entrou com uma ação contra a prefeitura e a Justiça determinou a regularização urgente dos equipamentos.

E aí, Acilon?

Dois meses depois de criar o Grupo de Trabalho para discutir a criação de uma Unidade de Conservação na Lagoa da Precabura, a Prefeitura do Eusébio não tirou do papel a boa intenção. A lagoa sofre com degradação.

Anistia incompleta

Três ex-policiais militares, expulsos depois da greve da PM de 1997, aguardam até hoje que o Governo do Ceará reconheça a anistia concedida pelo Governo Federal após aquele ano de manifestações pelo Brasil.

Dois pesos?

Em 1997, foram expulsos 13 da PMs do Ceará. Desses, 10 voltaram pela via judicial. O ex-sargento Josué, o ex-cabo Tupinambá e o ex-soldado Gilberto continuam fora. E o curioso, os PMs da greve de 2012 foram todos anistiados pelo governo do Ceará.

Opção de mercado

Leitores perguntam por qual motivo, a Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco abriu apenas um dia para inscrição em seus cursos. Talvez, o problema não seja esse. É que muita gente na periferia de Fortaleza nem sabe da existência do equipamento.

Curso prático

A existência da Escola de Gastronomia é excelente e pode ser uma janela para jovens de baixa renda entrarem no mercado de trabalho. Ontem, as inscrições estavam abertas. Foram ofertadas 300 vagas para 15 cursos custeados pelo Estado e iniciativa privada.

Made in Sobral

Pelo Instagram, o prefeito Ivo Gomes (PDT) comemorou a aprovação de Marcos Foloni no ITA. Ficou em 1º lugar. Detalhe: o estudante fez o ensino fundamental na rede municipal de Sobral.

Sobe

Programa de Aquisição de Alimentos (Conab), que pagou mais de R$ 967 mil por produtos hortigranjeiros, em 2019, a agricultores familiares de Cariré, Porteiras, Cedro, Ererê, Morada Nova, Banabuiú, Boa Viagem, Potiretama, Horizonte, Reriutaba e Meruoca

Desce

Marinha do Brasil e Polícia Federal que não conseguiram, até agora, responsabilizar culpados pelo petróleo cru que poluiu o litoral do Nordeste e do Sudeste. Já são mais de quatro meses e investigações e apenas suposições. Quem vai pagar por essa conta?

Horizontais

Amanhã, 10, tem Meditação da Lua Cheia, às 19 horas, no Parque do Cocó pela Padre Antônio Tomáz. E às 20 horas, na Praia de Iracema, ao lado do Posto de Guarda Vidas /// O Estado do Ceará discutirá a ampliação da oferta de leite especial para intolerantes à lactose. Uma emenda do deputado Queiroz Filho foi aprovada na AL para a Lei Orçamentária deste ano /// O Ceará vai receber quantos lotes da vacina pentavalente? O governo Bolsonaro distribui, desde ontem, 1,7 milhões de dose. Combate a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B /// Só lembrando: E aí, estão aguentando as noites abafadas e quentes de um janeiro sem brisa, em Fortaleza?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?