Logo O POVO+
Decisão sustentável no Parque do Cocó
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Decisão sustentável no Parque do Cocó

Tipo Opinião

O gerente do Parque do Cocó, Paulo Lyra, e o secretário Artur Bruno (Sema) acertaram em desativar um dos campos de futebol do Parque do Cocó. Como ali é uma Unidade de Conservação (UC) e a área é vizinha a uma das lagoas de alimentação de aves e outros animais, além de um lugar de reprodução de pica-paus, por exemplo, a presença humana era degradadora e carreava lixo para lá. Com a construção de uma Areninha no quadrante da gerência do Parque, na Padre Antônio Tomaz, não houve prejuízo para os times das comunidades no entorno do UC. Falta a Sema e a administração do Cocó desativarem o segundo campo e promoverem o reflorestamento com espécies do mangue. Ganha a floresta, ganham os times de bairro e a Cidade agradece.

Espelho

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza poderia se espelhar na gerência do Parque do Cocó para começar a administrar o Parque das Dunas da Sabiaguaba. Criada em 2006, a Unidade de Conservação Municipal não tem administrador nem sede e é alvo de todo tipo de degradação.

Integração

A administração do Cocó tem ajustes para fazer, mas nem de longe se compara ao vácuo administrativo no Parque da Sabiaguaba que faz parte do corredor ecológico do Cocó.

Sem explicação

Não se entende por que nem Luizianne Lins (PT), que ciou o Parque da Sabiaguaba (2006), nem Roberto Cláudio (PDT) implementaram de fato a Unidade de Conservação. Daí, prejuízos como a construção desastrosa da CE-010.

Montagem da La Femme Bateau
Montagem da La Femme Bateau (Foto: Gentil Barreira/ Divulgação)

E a Femme Bateau?

Por onde andará a escultura de Sérvulo Esmeraldo que, resgatada do fundo do mar em 2018, não voltou mais para a Ponte dos Ingleses?

Cine Palmácia

O longa-metragem Como Vivem os bravos, faroeste brasileiro ambientado em Palmácia no Ceará, terá pré-estreia no Cineteatro São Luiz em fevereiro. O filme, de Daniell Abrew, é protagonizado por palmacianos.

Três décadas

O historiador e cineasta Firmino Holanda concluiu o livro que conta a história sobre os 30 anos do Cine Ceará. A obra será lançada durante o festival em outubro deste ano.

Protesto

Ontem, no terceiro e o último dia de colação de grau da UFC, o reitor Cândido Albuquerque voltou a ser vaiado por quem estava na Concha Acústica. A solenidade durou quase 10 minutos. Vaia também pode ter uma pedagogia.

Bem de vida

Virou comum prefeitos e até chefes de gabinete de prefeituras do Interior cearense mandarem construir casas nos Alphavilles na Região Metropolitana de Fortaleza? Se o dinheiro for de origem lícita. Não há problema algum.

Enel e Prefeitura

Os "holofotes" que iluminaram o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros nos escombros do Edifício Andréa continuam nos postes da rua Tibúrcio Cavalcante e Tomaz Acioly. Passam a noite acessos em ruas já bem iluminadas.

Unicef

O governador Camilo Santana (PT) sancionou subvenção social no valor de R$ 1 milhão para o Unicef desenvolver ações no Ceará voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Sobe

Programação do Centro Cultural Bom Jardim, que mesmo com recurso apertado consegue não deixar a peteca cair. É um cetro de formação e entretenimento importante naquela zona da cidade.

Desce

Estrutura do Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema. Carece de reforma no equipamento, que também é atração turística.

Horizontais

Jornada Educacional receberá 1.500 educadores para discutir "comunicação não violenta" e outros assuntos. Encontro é promovido pelo Sistema Farias Brito e acontecerá hoje, 17, no Centro de Eventos /// 101 obras produzidas por 32 arquitetos fazem parte da exposição exposição Interseção Arte, Arquitetura, do Mauc, a partir das 17 horas de hoje /// Só lembrando: E aí, como está sua prevenção contra o Aedes aegypt para a quadra chuvosa?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?